Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.2/5570
Título: O museu virtual Google Art Project : um estudo de caso em contexto de ensino-aprendizagem da educação visual
Autor: Alves, João Miguel Freire
Orientador: Moreira, J. António
Palavras-chave: Educação artística
Criatividade
Educação visual
Tecnologia da informação e comunicação
Multimédia
Arts literacy
Google Art Project
Interactive whiteboard
Information and communication technologies
Arts education
Data de Defesa: 15-Nov-2013
Citação: Alves, João Miguel Freire - O museu virtual Google Art Project [Em linha] : um estudo de caso em contexto de ensino-aprendizagem da educação visual. Lisboa : [s.n.], 2013. 165 p.
Resumo: A educação na arte e pela arte confere a todos os seus intervenientes a estimulação da sua criatividade e da sua consciência cultural, proporcionando meios para se exprimirem e participarem ativamente no mundo que nos rodeia. A integração das tecnologias de informação e comunicação no processo de ensino-aprendizagem veio alargar o papel que a arte pode desempenhar neste processo, promovendo novas formas de aprender, de ensinar e de pensar. Assim, a utilização de ambientes virtuais em contexto educativo tem revelado um enorme potencial, sobretudo ao nível da comunicação e da interação entre alunos e obras de arte. Neste sentido, considerou-se importante desenvolver um estudo de caso em contexto de sala de aula da Educação Visual, promovendo uma aprendizagem baseada na articulação entre a observação, interpretação e análise da obra de arte e o museu virtual. Assim o principal objetivo deste estudo foi avaliar as potencialidades do Google Art Project, enquanto objeto de aprendizagem, na promoção da aprendizagem na área da literacia em artes. Para além disso, procurámos ainda avaliar se a utilização de ferramentas multimédia como o referido Google Art Project e o Quadro Interativo, constituem fatores de motivação na aprendizagem da disciplina de Educação Visual. Do ponto de vista metodológico desenvolvemos uma estratégia baseada na investigação-ação. Procurámos, por um lado, descobrir e compreender o significado de uma realidade vivida por um grupo de alunos e, por outro lado, refletir sobre a prática educativa com o intuito de a melhorar e transformar. Este estudo envolveu cinco turmas do sexto ano do ensino público. Para a recolha de dados utilizámos técnicas baseadas na conversação e na observação, no questionário e nas notas de campo. Os resultados deste estudo revelam que as ferramentas tecnológicas utilizadas podem efetivamente contribuir para a promoção da aprendizagem dos alunos na área da Educação Visual, mais concretamente ao nível do domínio da literacia artística, da representação e da interpretação visual.
Education in arts and for art provides students with the stimulation of their creative ability and their cultural awareness, offering them the means to express themselves and actively participate in the world around them. The integration of information and communication technologies in the teaching-learning process widened the role that art may have in this process fostering new ways of learning, teaching and thinking. Thus, the use of virtual environments in educational contexts has shown tremendous potential, particularly in terms of communication and interaction between students and works of art. In this sense, we considered important to develop a case study on the teaching-learning context of Arts Education, promoting learning based on the articulation between observation, interpretation and analysis of art pieces and the virtual museum. The aim of this study was to assess the potential of the Google Art Project, as a learning object, in the promotion of learning skills in arts literacy. Furthermore, we also tried to know if the use of multimedia tools like Google Art Project and Interactive White Board is a motivating influence in Arts Education. In a methodological point of view we developed a strategy based on research-action. On one hand we have attempted to discover and understand the meaning of a reality lived by a group of students and, on the other hand, reflect upon the education practice with the goal of improving and transforming it. This study involved five classes of year six of a public school during a school year. For data collection we used techniques based on conversation and analysis, questionnaire and field notes. The results of this study show that the technological tools used may effectively contribute to promote students’ knowledge in Arts Education and specifically in the arts literacy domain, visual representation and interpretation.
URI: http://hdl.handle.net/10400.2/5570
Designação: Dissertação de Mestrado em Comunicação Educacional Multimedia apresentada à Universidade Aberta
Aparece nas colecções:Mestrado em Comunicação Educacional Multimédia / Master's Degree in Multimedia Educational Communication - TMCEM

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
TMCEM_JoãoAlves.pdf2,29 MBAdobe PDFVer/Abrir    Acesso Restrito. Solicitar cópia ao autor!


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.