Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.2/5485
Título: A supervisão em contexto da reforma educativa angolana : um estudo da prática seminários e estágios pedagógicos dos estagiários na Escola de Formação de Professores de Benguela
Autor: Catrongo, Cândida Sanuca Rodrigues
Orientador: Miranda, Branca
Palavras-chave: Educação
Reforma do ensino
Formação de professores
Estágios
Desenvolvimento profissional
Angola
Educational reform
Pedagogical supervision
Professional development
Teacher training
Mentor / supervisor
Teaching practice
Data de Defesa: 16-Mai-2016
Citação: Catrongo, Cândida Sanuca Rodrigues - A supervisão em contexto da reforma educativa angolana [Em linha] : um estudo da prática seminários e estágios pedagógicos dos estagiários na Escola de Formação de Professores de Benguela. [S.l.] : [s.n.], 2016. 2 vol.
Resumo: O propósito do presente estudo de investigação visa compreender o papel do supervisor pedagógico no desempenho e desenvolvimento das competências pedagógicas dos professores em estágio na Formação Inicial de Professores no contexto das modificações implementadas pela reforma educativa. A sua elaboração surge no sentido da constatação, reflexão e compreensão, dos desfasamentos que se encontram entre as teorias propostas e os processos praticados num ambiente de adaptação às mudanças operadas no papel do supervisor e professores supervisionados. Este é um projecto de investigação avaliativa cujo aporte presta-se ao saber e avaliar e não resolver o problema. O estudo é de carácter descritivo e foi realizado, na escola de formação de professores de Benguela – IEFPB – com os professores acompanhantes e professores orientados em estágio no ano lectivo 2015. Optamos predominantemente por uma metodologia quantitativa por meio da aplicação de questionário por inquérito aos professores/supervisores e aos professores/supervisionados e para complementar usamos o método qualitativo por meio da aplicação de entrevistas semiestruturadas dirigidas ao director pedagógico e ao coordenador das práticas pedagógicas. No que tange à ortografia deste trabalho, optamos por não usar o novo acordo ortográfico da língua portuguesa, por não estar em vigor em Angola pelo que usamos ortografia antiga em português europeu.
The purpose of this research study aims to understand the role of the educational supervisor in the performance and development of teaching skills training in teachers in initial teacher education in the context of the changes implemented by the education reform. Its development comes towards finding, reflection and understanding of the gaps that are among the theories proposed and processes practiced in an environment adaptation to changes in the role of supervisor and supervised teachers. This is a descriptive character study and was carried out in the school of teacher education Benguela - IEFPB - with the guiding teachers and teachers oriented stage in the academic year 2015. We chose predominantly of a quantitative methodology through application of questionnaire surveys teachers / supervisors and teachers / supervised and used to complement the qualitative method by applying semi-structured interviews addressed to the pedagogical director and coordinator of pedagogical practices. Regarding the spelling of this work, we chose not to use the new agreement spelling of the Portuguese language, for not being in force in Angola by the old spelling we use in European Portuguese.
URI: http://hdl.handle.net/10400.2/5485
Designação: Dissertação de Mestrado em Supervisão Pedagógica apresentada à Universidade Aberta
Aparece nas colecções:Mestrado em Supervisão Pedagógica / Master's Degree in Pedagogical Supervision - TMSP



FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.