Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.2/5447
Título: A liderança e a implementação do Plano Tecnológico de Educação nas escolas portuguesas
Autor: Duarte, Susana Maria Paulino Gonçalves
Orientador: Bastos, Glória
Botelho, Maria do Carmo Severino Duarte Grilo
Palavras-chave: Plano Tecnológico de Educação
Tecnologia da informação e comunicação
Liderança
Inovações educativas
Technological Plan of Education
Educational leadership
Information and communication technologies
PTE coordinators
Educational innovation
Data de Defesa: 29-Jun-2016
Citação: Duarte, Susana Maria Paulino Gonçalves - A liderança e a implementação do Plano Tecnológico de Educação nas escolas portuguesas. Lisboa : [s.n.], 2015. 2 vol.
Resumo: O Plano Tecnológico de Educação (PTE) pretendeu equipar tecnologicamente as escolas públicas de Portugal continental, procurando introduzir, por essa via, alterações e inovação no ensino e na aprendizagem. Neste contexto, importa destacar o papel que os coordenadores do PTE tiveram localmente, já que foram os responsáveis pela sua implementação dentro das escolas. Focámos assim a nossa investigação na figura dos CPTE, de forma a percebermos como o PTE tinha sido implementado e liderado nas escolas. Partimos de um enquadramento do problema, perspetivado em torno de três temas: a construção do Plano Tecnológico de Educação, destacando os seus três eixos e projetos, a problemática da incorporação das tecnologias de informação e comunicação na educação e o papel da liderança em projetos de inovação e mudança. O estudo empírico realizado apoiou-se fundamentalmente em métodos quantitativos, complementado por elementos qualitativos. Foi aplicado um inquérito a uma amostra com representação nacional, de 100 CPTE, de agrupamentos de escolas e escolas não agrupadas de Portugal continental com ensino secundário. Este inquérito permitiu perceber quem foram estes coordenadores ao definirmos o seu perfil relativamente às suas características pessoais e profissionais, às suas competências nas dimensões previstas para a função, bem como à sua liderança, neste caso concreto através da utilização do MLQ, de Bass & Avolio. Permitiu ainda determinar as condições de implementação do PTE e os principais constrangimentos. Os resultados obtidos comprovaram que nem todos os objetivos inicialmente propostos para o PTE foram concluídos ou implementados. No entanto, o balanço a nível tecnológico e de gestão é bastante positivo e menos a nível pedagógico. A liderança desempenhada pela generalidade dos CPTE enquadrou-se no perfil ideal identificado por Avolio & Bass (1995), onde as características de liderança transformacional são as mais manifestadas, complementando-se com algumas de liderança transacional.
The Technological Plan of Education (PTE) intended to technologically equip the public schools of Continental Portugal, trying to introduce, by this way, changes and innovation in teaching and learning. In this context, it is important to highlight the role that the PTE coordinators had locally, since they were responsible for its implementation within schools. We focused, thus, our research in the figure of CPTE in order to perceive how the PTE had been implemented and led in schools. We began by framing the problem, which was structured around three themes: the construction of the Technological Plan of Education, highlighting its three axes and projects, the issue of information and communication technologies incorporation in education and the role of leadership in innovation and change projects. The accomplished empirical study is fundamentally based in quantitative methods, complemented by qualitative elements. A survey was applied to a sample with national representation, of 100 CPTE, of school clusters and non-grouped schools of Continental Portugal with secondary education. This survey allowed to define the coordinators’ profile in relation to their personal and professional characteristics, their skills foreseen for the function, as well as leadership, in this case by using the MLQ, Bass & Avolio. It has also helped to determine the PTE implementation conditions and the main constraints. The obtained results proved that not all the objectives initially proposed for the PTE were concluded or implemented. However, the technological and management level assessment is quite positive but not so much at pedagogical level. The leadership performed by most CPTE corresponded to the ideal profile identified by Avolio & Bass (1995), where transformational leadership characteristics are most evident, being complemented with some of transactional leadership.
URI: http://hdl.handle.net/10400.2/5447
Designação: Tese de Doutoramento em Educação na especialidade de Liderança Educacional, apresentada à Universidade Aberta
Aparece nas colecções:Liderança Educacional / Educational Leadership

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