Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.2/5390
Título: Serviço de Apoio à Inclusão em eLearning (SAIeL) : educação para todos : contributo para a inclusão de cidadãos com necessidades educativas especiais no ensino superior a distância em regime de elearning
Autor: Neto, Cristina Maria Tavares Rodrigues
Orientador: Teixeira, António
Morgado, Lina
Palavras-chave: Educação
Elearning
Ensino superior
Ensino a distância
Necessidades educativas especiais
Educação inclusiva
Serviços de apoio aos estudantes
Inclusion
Special needs
Support service
Data de Defesa: 24-Mai-2016
Citação: Neto, Cristina Maria Tavares Rodrigues - Serviço de Apoio à Inclusão em eLearning (SAIeL) [Em linha] : educação para todos : contributo para a inclusão de cidadãos com necessidades educativas especiais no ensino superior a distância em regime de elearning. [S.l.] : [s.n.], 2016. 117 p.
Resumo: A proposta de um Serviço de Apoio à Inclusão em eLearning (SAIeL) surge da necessidade de promover o eLearning como uma ferramenta importante para que os cidadãos com Necessidades Educativas Especiais possam aceder e ter sucesso no Ensino Superior. O trabalho desenvolveu-se em torno da seguinte pergunta de partida: Cumprindo o seu papel social de Educação para Todos, de que forma podem as instituições de ensino superior facilitar ativamente o acesso e o sucesso de cidadãos com Necessidades Educativas Especiais que desejem estudar em regime de eLearning? Constituindo o ensino a distância de nova geração, uma opção com características bastante vantajosas para os cidadãos com Necessidades Educativas Especiais, pretende-se também atrair mais cidadãos para esta modalidade de educação, através da oferta e divulgação de condições mais apelativas e que encorajem as pessoas com Necessidades Educativas Especiais a prosseguir os seus estudos ao nível superior, reduzindo as barreiras e promovendo os fatores de inclusão. Procurou-se delinear um projeto de serviço que possa responder às necessidades identificadas a partir de um conjunto de fatores: i) da investigação sobre a resposta a esta problemática por parte dum conjunto de universidades de Ensino a Distância, ii) das boas práticas já existentes em instituições de ensino superior portuguesas e iii) do estudo das perceções recolhidas junto dos vários intervenientes: estudantes, professores e cidadãos com NEE. Neste quadro, foram definidas 3 fases para a elaboração do trabalho: (1) auscultação dos intervenientes e levantamento de necessidades; (2) enquadramento do projeto de serviço na orgânica das instituições de ensino superior a distância e (3) organização e estruturação de um projeto de serviço através da elaboração de um Regimento, no qual são estipulados os seus objetivos, valências, competências e forma de avaliação, de maneira a dar resposta às necessidades identificadas previamente e a prevenir situações futuras.
The proposal of an Inclusion Support Service in eLearning (SAIeL) arises from the need to promote eLearning as an important tool for people with Special Needs to enable access and success in higher education. The work has developed around the following starting question: Fulfilling its social role of education for all, how can higher education institutions actively facilitate the access and success of citizens with Special Needs who wish to study in eLearning? Since the new generation of Distance Education offers quite advantageous features for students with special needs, this proposal also aims at attracting more people to this type of education through the provision and dissemination of better conditions as well as to encourage people with Special Needs furthering their studies in higher education, reducing barriers and promoting inclusion factors. We tried to design a project of a service that can meet the needs identified after the research made into some Distance Learning Universities, in Portuguese regular institutions and the perceptions gathered from the various actors: students, teachers and Portuguese people with difficulties. With this framework, 3 phases have been outlined for the design of the service: (1) Inquiries of the several actors in the process and needs’ assessment; (2) organic framework in distance education institutions (3) organization and structuring of the project of the service through the draft of a document which will set its activity, jurisdiction and evaluation, in order to meet the previously identified needs and prevent future situations.
URI: http://hdl.handle.net/10400.2/5390
Aparece nas colecções:Mestrado em Pedagogia do E-Learning / Master's Degree in Elearning Pedagogy - TMPEL

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
TMPEL_CristinaNeto.pdf1,83 MBAdobe PDFVer/Abrir    Acesso Restrito. Solicitar cópia ao autor!


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.