Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.2/5375
Título: Conceção e desenvolvimento de um guia de recomendações interculturais UAb
Autor: Ferret, Nathalie Sylvie Caroline
Orientador: Miranda, Branca
Palavras-chave: Universidade Aberta
Multiculturalismo
Comunicação intercultural
Relações interculturais
Elearning
Cursos
Alunos
Guias
Multicultural environments
Interculturalities
Intercultural communication
Intercultural skills
UAb
Data de Defesa: 18-Mar-2016
Citação: Ferret, Nathalie Sylvie Caroline - Conceção e desenvolvimento de um guia de recomendações interculturais UAb. [S.l.] : [s.n.], 2015. 117 p.
Resumo: O trabalho que se apresenta, em Mestrado de Pedagogia do eLearning, recai sob a temática da(s) Interculturalidade(s), tem como eixo principal a Comunicação Intercultural e adota uma perspetiva essencialmente interdisciplinar (no cenário das ciências sociais e humanas) no seu desenvolvimento. Visa, num primeiro momento, responder a uma necessidade, sobressaída através de observações participantes, de compreensão aprofundada dos relacionamentos interculturais entre professores/técnicos e estudantes da UAb - em particular, com alunos originários de Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa e do Brasil -, e de investigação sobre as diferenças culturais, estereótipos e preconceitos, que se configuram obstáculos no diálogo intercultural entre diversos interlocutores. Como resultado da análise dos dados recolhidos -de natureza qualitativa e quantitativa- o projeto pretende culminar na apresentação e partilha de uma proposta de intervenção-sensibilização intercultural, sob a forma de guia de recomendações dirigido a docentes e todos os profissionais envolvidos no ensino da Universidade Aberta, ao qual se atribui o título de “Guia de Recomendações Intercultur@is - UAb”. Com a sua concretização, espera-se que este trabalho possa vir a constituir-se como instrumento, numa perspetiva construtivista, aberto e flexível, de moderação ou facilitador das diversidades culturais e no quadro da comunicação e interações em situação de elearning e ambientes multiculturais na UAb, encontrando na valorização da compreensão, consciência e sensibilidade intercultural nos processos educativos e pedagógicos o seu mote ideal.
The work is presented in ELearning Pedagogy Master, falls under the theme of (s) Interculturalism (s), its main axis is Intercultural Communication and adopts an essentially interdisciplinary perspective (within the social sciences and humanities, with prevalence by a sociological point of view) in its development. It points, at first, to answer to a need, protruding through participant observation, to a in-depth understanding of the intercultural relationships between teachers / coaches and students from UAb - particularly with students originating from African Countries of Portuguese Official Language and Brazil - and research on cultural differences, stereotypes and prejudices, which constitute obstacles to intercultural dialogue between various interlocutors. As a result of the analysis of the data collected – combining qualitative and quantitative methods research - the project aims to culminate in the presentation and sharing of a proposal for intercultural awareness-intervention in the form of a recommendations guide, aimed at teachers and all professionals involved in Open University teaching, which is assigned the title of " Guide of Intercultur@l Recommendations - UAb". With its completion, it is expected that this work can come to constitute itself as an instrument - in a constructive perspective, open and flexible - of moderation or facilitator of cultural diversity, in the context of communication and interactions in e-learning situation and multicultural environments in UAb, finding in the enhancement of intercultural understanding, awareness and sensitivity in educational and pedagogical processes, his ideal motto.
URI: http://hdl.handle.net/10400.2/5375
Designação: Dissertação de Mestrado em Pedagogia do eLearning apresentada à Universidade Aberta
Aparece nas colecções:Mestrado em Pedagogia do E-Learning / Master's Degree in Elearning Pedagogy - TMPEL

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
TMPEL_NathalieFerret.pdf2,34 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.