Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.2/5295
Título: O e-portefólio como instrumento de avaliação de desempenho e veículo de partilha entre os professores do ensino básico
Autor: Taveira, Ana Maria Galveia
Orientador: Moreira, J. António
Palavras-chave: E-portefólio
Método de avaliação
Novas tecnologias
Avaliação do desempenho
Professores
New technologies
e-portfolio
Teachers
Performance evaluation
Data de Defesa: 7-Abr-2016
Citação: Taveira, Ana Maria Galveia - O e-portefólio como instrumento de avaliação de desempenho e veículo de partilha entre os professores do ensino básico [Em linha]. [S.l.] : [s.n.], 2015. 145 p.
Resumo: O tema da avaliação de desempenho dos professores continua a ser um tema muito presente no dia-a-dia de uma escola. O atual modelo de avaliação veio revolucionar o meio e acabou por trazer com ele o descontentamento dos professores. Face a este descontentamento, procurámos, investigar a exequibilidade de um novo instrumento de avaliação: o e-portefólio. Assim, o foco deste estudo de caso centra-se em estudar a praticabilidade da utilização de um instrumento de avaliação alternativo, o e-portfólio, enquanto instrumento de partilha entre os docentes e possível instrumento de avaliação de desempenho. Para o efeito desenvolvemos um estudo de natureza qualitativa, tendo realizado entrevistas semiestruturadas a um conjunto de professores do ensino básico, e posteriormente procedido à sua análise de conteúdo. Da análise e interpretação dos resultados concluímos que os docentes consideram que a partilha de materiais, através de e-portefólios, veio facilitar a vida dos professores e que estes assumem-se como um auxílio precioso e vantajoso no dia-a-dia dos docentes. Concluímos, também, que o e-portefólio poderá ser um possível instrumento de avaliação a adotar, desde que rigorosa e criteriosamente utilizado, uma vez que poderá estar bem visível parte do trabalho que os professores realizam. Os dados alertam, ainda, para a necessidade de uma reflexão, por parte da tutela, para a constante falta de tempo e excesso de burocracias mencionadas pelos professores.
The issue of teacher performance evaluation remains a very present theme in daily life. The current evaluation model has revolutionized school and teachers’ way of thinking, and eventually brought their dissatisfaction. Against this dissatisfaction, we sought to investigate the feasibility of a new evaluation tool: e-portfolio. Thus, the focus of this case study focuses on studying the feasibility of using an alternative assessment tool, e-portfolio, while sharing instrument among teachers and possible performance evaluation tool. For this purpose we used a data collection methodology, attending a qualitative research model. Thus, semi-structured interviews were conducted with a set of basic education school teachers and, subsequently, carried out its examination of content. For this purpose we used a data collection methodology, attending a qualitative research model. Thus, semi-structured interviews were conducted with a set of basic education school teachers and, subsequently, carried out its examination of content. We also concluded that the e-portfolio could be a possible evaluation tool to adopt, as long as used strict and accurately, once it can be clearly visible a part of the work that teachers do. The data indicate also the need for reflection, by the leaders, for the permanent lack of time and excess of bureaucracy mentioned by teachers.
URI: http://hdl.handle.net/10400.2/5295
Designação: Dissertação de Mestrado em Supervisão Pedagógica apresentada à Universidade Aberta
Aparece nas colecções:Mestrado em Supervisão Pedagógica / Master's Degree in Pedagogical Supervision - TMSP

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
TMSP_AnaTaveira.pdf1,67 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.