Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.2/787
Título: Do fazer ao ser : representação social do enfermeiro para o aluno de enfermagem
Autor: Luz, Deolinda Antunes da
Orientador: Ramos, Natália
Palavras-chave: Sociologia da saúde
Psicologia social
Enfermagem
Enfermeiros
Formação profissional
Alunos
Cuidar
Inquéritos
Representações sociais
Health sociology
Social psychology
Nursing
Nurses
Professional training
Social representations
Care
Students
Data de Defesa: 2005
Citação: Luz, Deolinda Antunes da - Do fazer ao ser [Em linha] : representação social do enfermeiro para o aluno de enfermagem. Lisboa : [s.n.], 2005. XII, 335 p.
Resumo: Consideramos ser durante o processo educativo que os alunos desenvolvem as competências conducentes a uma sólida formação profissional. É a formação dos enfermeiros que colocamos em questão e análise quando estudamos a representação social do enfermeiro no aluno que frequenta o curso de enfermagem. A realização do estudo assenta nas teorias que lhe estão subjacentes. Desta forma partimos da História da Enfermagem para a evolução do ensino de enfermagem em Portugal, a fim de melhor compreendermos o contexto envolvente da prestação de cuidados de enfermagem e de saúde, na actualidade. Baseamo-nos na teoria das representações sociais por considerarmos, que esta é um instrumento da compreensão e transformação da vida social e, por consequência, dos seus significados. Neste sentido realizamos um estudo longitudinal para o qual seleccionámos os alunos do curso de Bacharelato em Enfermagem, com início no ano lectivo 1998/1999, aos quais aplicamos um questionário em três fases diferentes: no início, no meio e no final do curso. Posteriormente, realizamos um estudo comparativo com alunos do curso de Licenciatura em Enfermagem (Finalistas no ano lectivo 2003/2004), com a finalidade de apurarmos se haveria diferenças entre os alunos do curso de Enfermagem, com níveis de formação diferentes. A fim de aprofundarmos e aumentarmos a fiabilidade do nosso estudo, também, quisemos saber a opinião dos professores de enfermagem sobre os dois tipos de alunos de Enfermagem e, ainda, acerca da formação nesta área. Com esta metodologia pretendemos verificar se os alunos de enfermagem alteram, efectivamente, a representação social sobre o enfermeiro com a frequência do curso. Através da análise e tratamento dos resultados obtidos verificamos que os alunos parecem alterar a representação social do enfermeiro com a frequência do curso de enfermagem, quando conceptualizam enfermagem, valorizando mais, no final do curso, a dimensão da prestação dos cuidados de saúde ao indivíduo no seu todo bio-psico- social, cultural e espiritual. No entanto, observa-se quando escolhem nos serviços de saúde os locais de trabalho, que os alunos optam pelo desempenho da profissão de enfermagem em áreas dos cuidados da saúde diferenciados, ou seja direccionadas para a dimensão curativa (urgência, cirurgia, medicina), demonstrando alguma dissonância entre os seus conceitos teóricos e as suas práticas, na profissão de enfermagem.
The current study considers how students develop their professional understanding of nursing during higher education. We analysed the training programme used during a nursing degree as well as the evolution of the concept of nursing from a student point of view. The study hereby presented started analysing the history of nursing gradually focusing on the evolution of the teaching strategies in nursing schools in Portugal. This was done aiming to achieve a better understanding of the current context of nursing and healthcare. Our study is based on the theory of social representations, as we consider this to be a comprehensive tool for understanding and transformation of social life, and all related to it. We undertook a comparative study including students from a bachelor degree (starting in 1998/1999) and students from a higher degree. A questionnaire was applied in three different stages of the stages of the degrees: beginning, middle and end. The aim was to determine the level of understanding of the overall concept of nursing between the two groups of students. In order to complete our study we also investigate the opinion of the lectures involved about the two different degrees. With the above strategy we attempted to verify the evolution of the concept of nursing during the time course of the two degrees. Our results showed the students develop their understanding of nursing during their training. By the end of the degree they were more aware of the complexity involved in the nursing practice, looking at a patient from different perspectives: bio-psychological, social, cultural and spiritual dimension. However, the current study also concluded that, when choosing a career, the students select differentiated care posts (such as accident and emergency, surgery or medicine). This shows a degree of dissonance between theoretical concepts and the practical side of nursing.
Nous considérons être pendant le processus éducatif que les élèves développent les compétences favorisant à une solide formation professionnelle. C'est la formation des infirmiers que nous plaçons en question et analyse quand nous étudions la représentation sociale de l'infirmier dans l'élève qui fréquente le cours de métier d'infirmier. La réalisation de l'étude est basée dans les théories qui sont sous-jacentes. De cette forme nous partons de L'histoire d'Infirmier pour l'évolution de l'enseignement du métier d'infirmier au Portugal, de façon a mieux comprendre le contexte enveloppant de la prestation de soins infirmier et de santé, dans l'actualité. Nous nous basons sur la théorie des représentations sociales par considérer, que celle-ci est un instrument pour la compréhension de la transformation de la vie sociale et, en conséquence, de leurs significations. Nous réalisons une étude longitudinale pour le quelle nous sélectionnons les élèves du cours de Baccalauréat d'Infirmier, avec qui ont débuté dans l'année scolaire 1998/1999, à lesquelles nous appliquons un questionnaire dans trois phases différentes: au début, au moyen et à la fin du cours. Après nous avons réalisé un étude comparative avec les élèves du cours de Licence dans métier d'Infirmier (qui ont finalise dans l'année scolaire 2003/2004), avec la finalité de vérifier s’il y aurait des différences entre les élèves du cours d'Infirmier, avec des niveaux de formation différents. Afin de approfondir et augmenter la fiabilité de notre étude, nous avons aussi voulu savoir l'avis des enseignants de métier d'infirmier sur les deux types d'élèves d'infirmier et, encore, concernant la formation dans ce secteur. Avec cette méthodologie nous prétendons vérifier si les élèves de métier d'infirmier modifient, effectivement, la représentation sociale sur l'infirmier avec la fréquence du cours. À travers l'analyse et le traitement des résultats obtenus nous vérifions que les élèves semblent modifier la représentation sociale de l'infirmier avec la fréquence du cours de métier d'infirmier, a travers d’ une conception conceptuel du métier d'infirmier, valorisant plus, à la fin du cours, la dimension de la prestation des soins de santé à la personne dans son tout bio-psico-sociale, culturel et spirituel. Cependant, s'observe quand ils choisissent dans les services de santé les lieux de travail, que les élèves optent par la performance de la profession de métier d’infirmier dans des secteurs des soins de la santé différenciés, c'est-à-dire dirigés pour la dimension de le recouvrement de la santé (urgence, chirurgie, médecine), démontrant à quelque dissonance entre leurs concepts théoriques et leurs pratiques, dans la profession de métier d'infirmier
Descrição: Tese de Doutoramento em Psicologia na especialidade de Psicologia Social apresentada à Universidade Aberta
URI: http://hdl.handle.net/10400.2/787
Aparece nas colecções:Psicologia Social / Social Psychology

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