Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.2/768
Título: O perfil do formativo-profissional do educador social
Autor: Canastra, Fernando Augusto Coelho
Orientador: Ferreira, Manuela Malheiro
Palavras-chave: Trabalho social
Formação
Profissões
Realização profissional
Autoaprendizagem
Competência
Training
Professional training
Professional occupations
Social workers
Job satisfaction
Data de Defesa: 2007
Citação: Canastra, Fernando Augusto Coelho - O perfil do formativo-profissional do educador social [Em linha] : um estudo a partir das narrativas experiências de autoformação. [Lisboa] : [s.n.], 2007. [5], 398 p.
Resumo: O presente estudo visa compreender a forma como um grupo de Sujeitos de investigação tende a (re)apropriar-se do sentido que foi dando ao seu perfil formativo-profissional, tendo como dinâmica autoformativa as suas narrativas experienciais. Neste sentido, opta-se, do ponto de vista metodológico, por convocar uma abordagem hermenêutica, traduzida e concretizada numa metodologia tipo Biográfico-Narrativa. Partindo de um quadro teórico que procura sustentar alguns dos conceitos mobilizados no âmbito desta investigação, elegeu-se o Modelo Dialógico como modelo de análise dos dados recolhidos empiricamente. Este modelo revelou-se inovador, uma vez que nos permitiu dar conta da complexidade a partir da qual se inscrevem as principais implicações teórico-práticas deste estudo. Convocando os principais resultados apresentados, analisados e interpretados, realçamos os seguintes: (a) o processo de construção do perfil formativo-profissional tende estar associado ao tipo de implicação pessoal e ao investimento subjectivo que cada Sujeito de investigação convocou, tendo como dinâmica autoformativa a mobilização de uma postura de retroacção reflexiva em torno da sua experiência singular; (b) esta dinâmica de autoformação, combinada e articulada no contexto de um movimento ternário, parece constituir-se como condição determinante do sentido de que se revestem os processos de profissionalização. O principal contributo, que este estudo tende a evidenciar, está relacionado com a existência de uma dinâmica compósita que cada Sujeito de investigação organiza, combina e reactualiza de forma pessoal: as Disposições Pessoais, as Transacções Simbólicas e as Ressonâncias Reflexivas.
La présente étude vise à comprendre la manière personnelle comme un groupe de Sujets de recherche tend à se (ré) approprier du sens qu´il assigne à son profil formatif et professionnel, ayant comme dynamique autoformative ses récits expérientiels. Dans ce sens, on opte, du point de vue méthodologique, pour une approche herméneutique, traduite et concrétisée par une méthodologie du type Biographique-Narrative. Partant d'un cadre théorique conçu sur certains concepts-clés, on propose un Modèle Dialogique pour analyser les données que nous avons recueillies empiriquement. Ce modèle s'est révélé innovateur, étant donné qu´il nous a permis de mettre l´accent sur la complexité à partir de laquelle s'inscrivent les principales implications théorico-pratiques de cette étude. Invoquant les principaux résultats présentés, analysés et interprétés dans cette étude, nous soulignons les suivants: (a) le processus de construction du profil formatif et professionnel semble être associé au type d'implication personnelle et de l'investissement subjectif que chaque Sujet de recherche a incité dans le cadre d'une attitude de rétroaction réflexive, basée sur son expérience singulière; (b) cette dynamique d'autoformation, combinée et articulée à partir d'un mouvement ternaire, semble se constituer comme la condition déterminante du sens dont se revêtent les processus de professionnalisation. La principale contribution, que cette étude fait ressortir, est rapportée à l’existence d’une dynamique composite que chaque Sujet de recherche organise, combine et réactualise de façon personnelle : les Dispositions Personnelles, les Transactions Symboliques et les Résonances Réflexives.
This study aims to understand the way a group of research subjects tends to (re)appropriate the meaning that was attributed to their professional-training profile, with their narrative experiences being their self-training dynamic. Therefore, from a methodological point of view, a hermeneutic approach was chosen, translated and carried out in a type of biographical narrative methodology. Taking as its starting point a theoretical position that seeks to sustain some of the concepts used in this research project, the model of analysis chosen was the dialogue model. This model turned out to be innovative in that it allowed us to take into account the complexity which informs the main theoretical and practical implications of this study. Using the main results which were presented, analysed and interpreted, the following can be highlighted: (a) the process of constructing the professional-training profile tends to be associated to the type of personal implication and the subjective investment that each research subject appeals to in an attitude of retroactive reflection, using their own particular experience as the starting point; (b) this dynamic of self-training, combined and related in the context of a ternary movement, appears to constitute a determining condition of the perspective from which the processes of professionalization adorn themselves. The main contribution that this study tends to indicate is related to the existence of a dynamic composite that each subject organises, combines and updates in a personal way: personal dispositions, symbolic transactions and reflexive resonances.
Descrição: Tese de Doutoramento em Ciências da Educação na especialidade de Educação Pessoal, Social e Comunitária apresentada à Universidade Aberta
URI: http://hdl.handle.net/10400.2/768
Aparece nas colecções:Educação Pessoal, Social e Comunitária / Personal, Social and Communitarian Education

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