Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.2/746
Título: Os professores e o E-Learning para alunos adultos: trabalho individual versus comunidade de prática: estudo de caso numa escola secundária
Autor: Rocha, Maria Antonieta
Orientador: Pereira, Alda
Palavras-chave: Comunicação multimédia
Elearning
Experiências educacionais
Ensino secundário
Ensino recorrente
Trabalho colaborativo
Communities of practice
Collegiality
Teaching isolation
Collaborative work
Data de Defesa: 2008
Citação: Rocha, Maria Antonieta - Os professores e o e-learning para alunos adultos [Em linha] : trabalho individual versus comunidade de prática : estudo de caso numa escola secundária. Lisboa : [s.n.], 2008. - 2 vol.
Resumo: Esta dissertação encontra-se inserida no âmbito do Mestrado em Comunicação Educacional Multimédia e investiga de que forma, a partir de uma equipa do projecto ERMAV para os alunos do ensino secundário recorrente nocturno em regime de elearning, em funcionamento numa escola secundária, é possível criar e dinamizar, entre os professores, uma Comunidade de Prática, com todas as dinâmicas específicas que a mesma envolve e ancorada na teoria de Etienne Wenger. A orientação do nosso estudo recaiu na adopção de uma abordagem qualitativa, optando, enquanto estratégia, pelo estudo de caso. No que concerne à recolha de dados, optámos, em primeiro lugar, pela aplicação de um questionário a todos os elementos do grupo de professores do projecto e, numa fase subsequente, por realizar nove entrevistas semidirectivas a sete professores do projecto e ainda à Presidente do Conselho Executivo e ao Coordenador TIC da escola, na qualidade de informantes. Simultaneamente, solicitámos a cinco professores a elaboração de diários de professores, com o objectivo de recolher, na primeira pessoa, os testemunhos e as experiências vivenciadas. Da investigação levada a cabo e após a análise e tratamento dos dados, concluímos que apenas um grupo de professores (o grupo nuclear) evidenciou dinâmicas próprias de uma comunidade de prática no seu estádio um de desenvolvimento – potencial. Os restantes professores, devido a contingências de diferente ordem, nomeadamente da sua inclusão não voluntária aliada à falta de proficiência nas novas tecnologias bem como no domínio da plataforma Moodle e, não menos importante, o abandono dos alunos – destinatários últimos do projecto – não conseguiram encarar o projecto como seu, pelo que não se revelaram enquanto membros plenos da comunidade. Foi também possível concluir que não se verificaram muitas mudanças nas práticas pedagógicas dos professores. As mudanças para um trabalho colaborativo apenas foram evidenciadas pelo grupo nuclear, teimando os restantes num isolamento docente. Quando conscientes da inevitabilidade de uma dinâmica colaborativa, os professores encontraram resistência por parte dos docentes que leccionavam no regime presencial. Porém, todo o grupo tomou consciência da inevitabilidade de uma colegialidade tanto para a eficácia deste e de todos os projectos como enquanto benefício inevitável para a escola actual
Cette dissertation appartient á la thèse de Maitrise en Communication Educationnelle Multimédia et recherche la forme dont, à partir d’une équipe du Project ERMAV destiné aux élèves de Secondaire récurrent nocturne en régime d’e-learning, qui fonctionne dans une école secondaire, il est possible de créer et dynamiser, parmi les professeurs, une Communauté de Pratique, avec toutes les dynamiques spécifiques qu’elle engage, soutenue par la théorie d’Etienne Wenger. L’orientation de notre étude est tombée sur l’adoption d’un abordage qualitatif, en choisissant comme stratégie l’étude d’un cas. En ce qui concerne la récolte des donnés on a décidé d’abord d’appliquer un questionnaire à tous les éléments du groupe d’enseignants participants au projet et après on a réalisé neuf interviews semi-directives à sept professeurs, à la Présidente du Conseil Exécutif et au Coordinateur TIC de l’École, dans leur qualité d’informant. En même temps, on a demandé à cinq professeurs d’écrire un journal «intime», en ayant l’objectif de recueillir des témoignages à la première personne et des expériences vécues. De l’investigation et après l’analyse et le traitement des donnés, on a conclu que seulement un groupe de professeurs (le groupe nucléaire) a démontré des dynamiques rapportées à une communauté de pratique à l’état un du développement - potentiel. Les autres professeurs à cause de contingences de plusieurs origines, notamment, de son inclusion involontaire au projet allié au fait de ne pas dominer les nouvelles technologies bien que la plate-forme Moodle et aussi l’abandon des élèves – les destinataires du projet – n’ont pas réussi à envisager ce projet comme le leur, donc ils ne se sont pas révélés en tant que membres de la communauté. On a pu conclure aussi qu’il n’a pas eu beaucoup de changements aux pratiques pédagogiques des enseignants. Le changement pour un travail collaboratif n’a été vérifié que chez le groupe nucléaire, persistant les autres dans son isolement. Quand ils sont conscients qu’il fallait une dynamique collaborative, ils ont trouvé la résistance des professeurs qui enseignent en régime de présence. Cependant tout le groupe a pris conscience qu’il était inévitable une collégialité pour l’efficace de ce projet et tous les autres projets bien que pour améliorer l’école actuelle
The present dissertation has been written in the context of the Master's in Multimedia Educational Communication. Based on research of an ERMAV team, teaching secondary night school students in recurrent education via e-learning, at a Lisbon secondary school, the study explores and describes the way to create and boost a Community of Practice among the teachers involved, with all its specific dynamics and anchored in the theory of Etienne Wenger. The study adopted a qualitative approach orientation, strategically opting for a case study. As regards data collecting, we opted firstly for a questionnaire applied to all the teachers of the project and later conducted nine semi-directive interviews to seven teachers of the project, to the Head of the Executive Board and the school's TIC coordinator, in the quality of informers. Simultaneously, we asked five teachers to write teachers' diaries to gather first-person accounts and testimonies. The research carried out, as well as the data analysis and treatment, led us to conclude that only a group of teachers (the core group) revealed dynamics pertaining to a community of practice in its stage one of development – potential. The other teachers, due to several contingencies, namely their non-voluntary inclusion in the project, together with a lack of proficiency in both the new technologies and the Moodle platform and - not of the least importance- the students' dropout, never really owned the project and therefore never revealed themselves as full members of the community. It was also possible to conclude that there were no relevant changes in the teachers' pedagogical practices. Changes into collaborative work were only shown by the core group, while all the others remained stubbornly isolated in their teaching. When the teachers realized the inevitability of collaborative dynamics, they faced resistance from those doing traditional classroom teaching. However, the whole group became aware of the inevitability of a collegiality both for this project's and every project's efficiency and for the greater good of today's school
Descrição: Dissertação de Mestrado em Comunicação Educacional Multimédia apresentada à Universidade Aberta
URI: http://hdl.handle.net/10400.2/746
Aparece nas colecções:Mestrado em Comunicação Educacional Multimédia / Master's Degree in Multimedia Educational Communication - TMCEM

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