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Título: Emergência de comunidades de aprendizagem em contexto de educação em química mediada pela Internet: um estudo de caso no 3º Ciclo do Ensino Básico
Autor: Monteiro, Vera Cristina
Orientador: Pereira, Alda
Palavras-chave: Aprendizagem
Comunicação multimédia
Comunidades de aprendizagem
Ensino das ciências
Estratégias de pesquisa
Internet
Novos modelos de ensino
Tecnologia da informação e comunicação
Scientific literacy
Learning community
Data de Defesa: 2007
Citação: Monteiro, Vera Cristina - Emergência de comunidades de aprendizagem em contexto de educação em química mediada pela Internet [Em Linha] : um estudo de caso no 3º Ciclo do Ensino Básico. Lisboa : [s.n.], 2007. VI, 202, [56] p.
Resumo: Resumo - Esta dissertação insere-se no âmbito do Mestrado em Comunicação Educacional Multimédia e descreve um estudo exploratório conduzido durante três meses, nas aulas de Ciências Físico-Químicas de uma turma do 7º ano de escolaridade, numa escola pública. Tal estudo centrou-se na integração do trabalho de pesquisa na Internet nas actividades de sala de aula, investigando de que modo esta proposta de trabalho pode potenciar a emergência de uma comunidade de aprendizagem e a aquisição de literacia científica. Foi adoptada uma metodologia qualitativa para recolha e tratamento de dados. A recolha incluiu observações e notas de campo, registos escritos diários dos alunos, gravações áudio e vídeo e um questionário final individual. Os dados foram analisados tentando apurar de que modo o uso integrado da Internet, enquanto fonte de informação e recurso partilhado pela comunidade, suportou e fomentou interacções comunicacionais, a colaboração e produção conjunta; relacionando estas características com a construção de uma identidade enquanto membros de uma comunidade de aprendizagem. Os resultados sugerem que este tipo de abordagem integrada embora complexa resulta na emergência de traços característicos de uma comunidade de aprendizagem, tais como: reconhecimento de um propósito comum (aprender); melhoria e sustentabilidade das relações interpessoais; rápido fluxo de informação; modos partilhados de fazer coisas juntos; bom conhecimento mútuo entre os alunos e construção de ferramentas especificas da comunidade. E, na realização de aprendizagens que se integram no âmbito da aquisição de literacia científica, tais como: pesquisa e selecção de informação em função de questões especificas; comunicação, oral e escrita, e discussão de ideias e factos científicos; colaboração e participação competente em empreendimentos valorizados socialmente. Não sendo possível generalizar, este estudo constitui uma referência encorajadora para a continuidade de investigação neste sentido
Abstract - This thesis for the Master in Multimedia Educational Communication describes an exploratory study driven for three months, in the classes of Chemical-Physical Sciences of a 7th grade class, in a public school. This study has centered in the integration of the internet research work in classroom activities, in order to investigate how this work proposal can enhance the emergence of a learning community and the acquisition of scientific literacy. It was adopted a qualitative methodology for collecting and treating data. This data includes observations and field notes, diary written registries from students, audio and video records and a final individual questionnaire. The data were analyzed, in order to understand how the integrated use of the internet, as an information source and as a resource shared by the community, supported and augmented communicational interactions, cooperation and teamwork; relating these characteristics with the construction of one student’s identity as members of a learning community. The results suggest that this kind of integrated approach, even though complex, result in the emergence of characteristic traces of a learning community, such as: recognition of a common purpose (learning); improvement and sustainability of interpersonal relations; fast information flux; development of teamwork; good mutual knowledge between students and construction of specific tools of the community. This approach also facilitates the acquisition of scientific literacy, such as: research and selection of information, in answer to specific questions; communication, both oral and written, and discussion of ideas and scientific facts; competent cooperation and participation in socially valorized projects. Although it is not possible to generalize, this study consists in an encouraging reference for further investigation, in this area
Descrição: Dissertação de Mestrado em Comunicação Educacional Multimédia apresentada à Universidade Aberta
URI: http://hdl.handle.net/10400.2/742
Aparece nas colecções:Mestrado em Comunicação Educacional Multimédia / Master's Degree in Multimedia Educational Communication - TMCEM

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