Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.2/741
Título: O projecto “Karaoke para flauta" na educação musical do quinto ano de escolaridade
Autor: Mateus, João Paulo Guerreiro
Orientador: Bidarra, José
Palavras-chave: Aprendizagem
2º Ciclo
Ensino da música
Ensino por multimédia
Instrumentos musicais
Projetos de educação
Data de Defesa: 2007
Citação: Mateus, João Vasco Oliveira - A influência do design da interface gráfica das aplicações na apredizagem de tecnologias de projectos 3D [Em linha]. Lisboa : [s.n.], 2007. 191, [144] p.
Resumo: Este trabalho incide sobre um novo método para tornar mais eficaz o processo de aprendizagem dos alunos do quinto ano de escolaridade no instrumento flauta, na disciplina de Educação Musical. O método apresentado tem no multimédia o principal factor de comunicação e motivação. O método, que se pode enquadrar no âmbito dos Produtos Educacionais Multimédia, procura apoiar o aluno no estudo e execução de melodias populares (entender como muito conhecidas), de cariz tradicional, na flauta, através da criação de um DVD Karaoke no qual a relação som/nota é sublinhada pela mudança de cor da respectiva figura musical, a qual é acompanhada pela imagem da posição da flauta necessária para a obtenção de cada um dos sons na flauta. O estudo recai sobre a comparação de resultados obtidos pela execução de uma melodia através da pauta em suporte papel e através da pauta em suporte multimédia
This study falls upon a new method to make the process of learning how to play the flute more effective. The learners are students of Music in the 5th grade. This method is based on multimedia as the main factor of communication and motivation. This way this method can be considered a Multimedia Educational Product, which aims to support students in playing popular (well known) melodies using the flute. It consists in the creation of a new DVD Karaoke in which the sound / note relationship appears underlined by a change in colour of each musical figure. This change in colour is supported by an image showing the adequate position of the flute to obtain the correct sound. This study aims to compare the results obtained through the performance of a melody supported by a paper score and the results obtained using a multimedia score
Descrição: Dissertação de Mestrado em Comunicação Educacional Multimédia apresentada à Universidade Aberta
URI: http://hdl.handle.net/10400.2/741
Aparece nas colecções:Mestrado em Comunicação Educacional Multimédia / Master's Degree in Multimedia Educational Communication - TMCEM

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
LC248.pdf18,94 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.