Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.2/738
Título: E-músic@: um dispositivo de E-Learning para a aprendizagem da música no Ensino Básico
Autor: Lalanda, Pedro Manuel Afonso Reis
Orientador: Bidarra, José
Palavras-chave: Educação musical
Ensino por multimédia
Elearning
Materiais multimédia
Projetos de educação
Data de Defesa: 2007
Citação: Lalanda, Pedro Manuel Afonso Reis - E-músic@ [Em linha]: um dispositivo de E-Learning para a aprendizagem da música no Ensino Básico. - Lisboa : [s.n.], 2007. 109, lXV p.
Resumo: Resumo - Neste estudo pretendeu-se verificar as vantagens da utilização dos diferentes media no ensino. A investigação procurou desenvolver e testar uma plataforma de estudo sob a forma de site na Web com o título E-músic@. O estudo incidiu sobre a utilização dos materiais multimédia, dedicados ao ensino da música, segundo o definido pelo programa da disciplina de Educação Musical do 2º Ciclo do Ensino Básico. Neste contexto, averiguámos a qualidade das aprendizagens realizadas a partir de materiais multimédia de apoio, a utilizar “fora da sala de aula" pelos alunos. A motivação para este estudo deve-se essencialmente ao desenvolvimento de plataformas multimédia, cada vez mais usuais e acessíveis, e às suas possíveis potencialidades pedagógicas. Da redução da componente lectiva, motivada pela diminuição da carga horária, surge a necessidade de criar outras formas de estudo mais eficazes. Estas terão de promover uma maior interacção entre professor e alunos. O estudo baseou-se na análise dos dados recolhidos através da observação e leitura de grelhas preenchidas durante a utilização da plataforma por alunos, professores e especialistas. O sucesso na utilização da plataforma poderá levar à criação de um espaço de aprendizagem assistida por computador para todos os alunos do 2º Ciclo do Ensino Básico, com a hipótese de alargamento da plataforma quer ao 1º quer ao 3º Ciclos do Ensino Básico
Abstract - The main objective of this study was to verify the advantages of using the different media in class teaching. This dissertation developed and tested a study platform in shape of a website, under the title E-músic@. As predefined by the curriculum for the subject Musical Education (Educação Musical) of 2º Ciclo do Ensino Básico, in this study it is pondered the use of multimedia materials in music teaching. It was intended to ascertain the quality of the student’s learning through multimedia support materials, for “out of the class" use. The origin of this study is due essentially to the development of multimedia platforms, evermore used and accessible along with their pedagogical potentialities. As a result of reducing the school curriculum component, motivated by the decrease of hours in the schedule, the need to create new and more effective study forms urged. These will have to promote a greater Teacher/Students interaction. The study was based on data gathered through the observation and analysis of grids filled in by students, teachers and experts while using the study platform. Based on this experiment, a successful computer assisted space for learning could be created for all students of 2º Ciclo do Ensino Básico and possibly extended to the 1º and 3º Ciclos do Ensino Básico
URI: http://hdl.handle.net/10400.2/738
Aparece nas colecções:Mestrado em Comunicação Educacional Multimédia / Master's Degree in Multimedia Educational Communication - TMCEM

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
TMCEM_Pedro Lalanda.pdf3,18 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.