Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.2/726
Título: Cuidar do recém-nascido: o enfermeiro como promotor das competências parentais
Autor: Silva, Ana Cristina Figueiredo Correia e
Orientador: Ramos, Natália
Palavras-chave: Atitude dos pais
Enfermeiros
Maternidade
Nascimento
Paternidade
Promoção da saúde
Puericultura
Relações pais-filhos
Sociologia da saúde
Birth
Obstetrics
Parent attitude
Nurses
Nursing
Obstetrics
Child welfare
Health sociology
Data de Defesa: 2006
Citação: Silva, Ana Cristina Figueiredo Correia e - Cuidar do recém-nascido [Em linha] : o enfermeiro como promotor das competências parentais. Lisboa : [s.n.], 2006. 285 p.
Resumo: Resumo - As acções de promoção de saúde pertinentes e de qualidade desenvolvidas no contexto dos cuidados de saúde primários, são fundamentais porque visam facultar aos Pais os conhecimentos necessários ao melhor desempenho da sua função parental. Desta forma, torna-se imperioso conhecer as dificuldades dos Pais no cuidar do Recém-Nascido (RN) no período pós-parto, para que se possa promover uma melhor adaptação aos seus novos papéis e desenvolver competências parentais no âmbito da prestação de cuidados ao RN. Actualmente, a maioria dos Pais não possui apoios familiares na prestação de cuidados ao RN, pelo que é essencial que possuam as competências necessárias para o cuidar do seu bebé. Este estudo tem como finalidade conduzir à reflexão sobre a temática, no sentido de instituir mudanças nas práticas de cuidados ao nível do Centro de Saúde, que conduzam a um envolvimento efectivo dos Pais nos cuidados a prestar aos filhos, capacitando-os para cuidarem destes no futuro. Neste contexto, esta investigação insere-se no paradigma quantitativo e qualitativo com uma abordagem exploratória, descritiva e transversal e tem como principais objectivos para o grupo dos profissionais de saúde, conhecer a opinião dos Enfermeiros sobre os conhecimentos e as dificuldades que os Pais apresentam no cuidar do RN e analisar as práticas que os Enfermeiros mobilizam na 1ª Consulta de Vigilância do RN com vista ao desenvolvimento de competências parentais. Para o grupo dos Pais, tem como objectivo identificar os conhecimentos e as dificuldades que os Pais apresentam no cuidar do RN e analisar as competências que os Pais apresentam no cuidar do RN. Utilizámos duas amostras não probabilísticas e intencionais constituídas por sete Enfermeiros (N=7) e por onze RN/Pais (N=11). Foram utilizados vários métodos e instrumentos de colheita de dados, o questionário e a observação participante no grupo dos profissionais de saúde e a entrevista semi-estruturada e a observação fílmica no grupo dos Pais. Relativamente à análise dos dados quantitativos utilizámos o programa estatístico SPSS e na análise dos dados qualitativos optámos por utilizar a técnica de análise de conteúdo e a técnica de análise Alceste. As principais conclusões a que chegámos foram: Os Enfermeiros consideram que os Pais apresentam um nível baixo de conhecimentos no que concerne à eliminação de uratos e à fase de desenvolvimento psicossexual do RN. Os Enfermeiros consideram que os Pais apresentam um nível elevado de dificuldades: no que respeita à Alimentação do RN - no reflexo de sucção, nos cuidados com as mamas e na preparação do leite artificial; Cuidar do Recém-Nascido – O Enfermeiro como Promotor das Competências Parentais no que concerne à Eliminação do RN - na eliminação de uratos, na frequência e características das fezes, na técnica de alívio das cólicas e na definição de obstipação e técnica de estimulação; no que se refere à Higiene e Conforto do RN - nos cuidados ao coto umbilical; no que respeita ao Afecto e Estimulação do RN - na interacção Pais-RN, na estimulação verbal e táctil e na estimulação com um brinquedo; no que toca à Adaptação ao Papel Parental na figura significativa como principal prestadora de cuidados; no que concerne à Segurança e Prevenção de Acidentes no posicionamento ao deitar, na manobra de Heimilch, na exposição solar e no risco de quedas e queimaduras e na utilização de acessórios; no que respeita à Sexualidade do RN na fase de desenvolvimento psicossexual do RN (fase oral); no que concerne a todas as categorias da dimensão Vigilância de Saúde do RN, nomeadamente, na utilização dos documentos de saúde do RN, no conhecimento das vacinas a administrar ao nascimento e na conduta perante situações como icterícia, obstrução nasal, obstipação e cólica abdominal. Os Enfermeiros no âmbito da 1ª Consulta de Vigilância do RN não cumprem o preconizado pelo Guia Orientador da Consulta de Enfermagem de Saúde Infantil no que se refere à promoção dos cuidados antecipatórios. Os Pais referem preocupações e dificuldades na adaptação ao seu novo papel, revelando uma maior preparação aqueles que têm conhecimentos práticos adquiridos através de experiências anteriores do que daqueles que têm conhecimentos teóricos adquiridos durante a gravidez e no período pós-parto. Salientam a falta do apoio da família alargada e a necessidade de existir um maior suporte e apoios na comunidade para uma melhor adaptação a esta fase do ciclo de vida. As mães referem três grandes dificuldades: no relacionamento do RN em casa, a nível da identificação das suas necessidades, da amamentação e dos estados de consciência do RN; na prestação de cuidados de higiene e conforto ao RN, principalmente no banho e nos cuidados ao coto umbilical e na prestação de cuidados que visam a segurança e a prevenção de acidentes. A nível das competências parentais verificámos que os Pais apresentam algumas lacunas no domínio da prestação de cuidados ao RN, nomeadamente, a nível da amamentação e na prestação de cuidados de higiene e conforto manifestando sentimentos de medo e receio de mexer no RN. Apresentaram competências no âmbito da interacção com o RN e na adaptação ao papel parental verificando-se uma grande envolvência do pai na prestação de cuidados ao RN.
Résumé - Les actions de promotion de santé pertinentes et de qualité développées dans le contexte des soins de santé primaires sont fondamentales car elles visent doter les parents de connaissances nécessaires pour exercer au mieux leur fonction parentale. Ainsi, connaître les difficultés des parents lorsqu’ils soignent le nouveau-né (NN) pendant la période post-natale devient impératif, pour pouvoir promouvoir une meilleure adaptation à leurs nouveaux rôles et développer des compétences parentales dans le cadre de l’assistance au NN. Actuellement la plupart des parents ne disposent pas de soutien familial lors de la prestation de soins au NN, il est ainsi essentiel qu’ils possèdent les compétences nécessaires pour soigner leur bébé. Cette étude a pour but de mener à une réflexion sur la thématique, dans le sens d’instituer des changements dans la mise en pratique des soins au niveau des “Centres de Santé" pendant la période post-natale, qui mènent à l’engagement effectif des parents dans les soins à prêter à leurs enfants en les rendant capables de les soigner dans l’avenir. Dans ce contexte, cette investigation s’insère dans le paradigme quantitatif et qualitatif avec un abordage exploratoire, descriptif et transversal et a pour objectifs principaux, auprès du groupe de professionnels de santé, de connaître l’opinion des infirmiers sur les connaissances et les difficultés que les parents présentent lorsqu’ils soignent le NN et d’analyser les pratiques que les infirmiers emploient pendant la première consultation de contrôle du NN afin de développer les compétences parentales. Quant au groupe des parents, elle a pour objectif d’identifier les connaissances et les difficultés que les parents présentent en soignant le NN et d’analyser les compétences qu’ils démontrent dans ces soins. Deux échantillons non probabilistes et intentionnels constitués par sept infirmiers (N=7) et par onze NN/parents (N=11) ont été utilisés. On a employé plusieurs méthodes et instruments de recueil de données, le questionnaire et l’observation participante auprès du groupe des professionnels de santé, et l’interview semi structurée ainsi que l’observation filmique auprès du groupe des parents. Quant à l’analyse des données quantitatives, on a utilisé le programme statistique SPSS et, pour l’analyse des données qualitatives, on a choisi la technique d’analyse de contenu et la technique d’analyse Alceste. On est parvenus aux suivantes conclusions principales: Les infirmiers considèrent que les parents présentent un faible niveau de connaissances en ce qui concerne l’élimination d’urates et la phase de développement psycho sexuel du NN. Les infirmiers considèrent que les parents présentent un niveau élevé de difficultés en ce qui: Cuidar do Recém-Nascido – O Enfermeiro como Promotor das Competências Parentais 􀃖regarde l’Alimentation du NN - le reflux de succion, les soins des seins et la préparation du lait artificiel; concerne l’Elimination du NN - l’élimination d’urates, la fréquence et caractéristique des excréments, la technique et soulagement des coliques ainsi que la définition de constipation et la technique de stimulation; relativement à l’Hygiène et au Confort du NN - les soins du cordon ombilical; regarde l’Affection et la Stimulation du NN - l’interaction parents NN, la stimulation verbale et tactile, ainsi que la stimulation par un jouet; concerne l’Adaptation au Rôle Parental comme figure significative en tant que principale prestataire de soins; concerne la Sécurité et la Prévention d’Accident, le positionnement au coucher, la manoeuvre de Heimilch, l’exposition solaire, le risque de chutes et brûlures et l’utilisation d’accessoires; regarde la Sexualité du NN pendant la période de développement psycho sexuel du NN (phase orale); concerne toutes les catégories du domaine Contrôle de Santé du NN notamment, l’utilisation des documents de santé du NN, les connaissances des vaccins à administrer à la naissance et la conduite face aux situations comme la jaunisse, l’obstruction nasale, la constipation et la colique abdominale. Dans le cadre de la première Consultation de Contrôle du NN, les infirmiers n’accomplissent pas ce que préconise le Guide Orienteur de la Consultation d’Infirmerie de Santé Infantile relativement à la promotion des soins anticipatoires. Les parents montrent des soucis et des difficultés d’adaptation à leur nouveau rôle. Ceux qui ont des connaissances pratiques acquises à travers d’expériences antérieures ont révélé une meilleure préparation par rapport à ceux qui détiennent des connaissances théoriques acquises pendant la grossesse et période post-natale. Ils signalent le manque de soutien dune famille élargie et proclament la nécessité d’un plus grand support et l’existence d’aides dans la communauté pour une meilleure adaptation à cette phase du cycle de vie. Les mères dévoilent trois grandes difficultés: la relation du NN à la maison, au niveau de l’identification de ses besoins, de l’allaitement et des états de conscience du NN; la prestation de soins d’hygiène et de confort au NN, principalement pendant le bain et les soins du cordon ombilical et dans la prestation de soins qui visent la sécurité et la prévention d’accidents. Quant aux compétences parentales on a vérifié que les parents présentent quelques lacunes dans le cadre de l’assistance au NN, notamment au niveau de l’allaitement et de la prestation de soins d’hygiène et confort en manifestant des sentiments de peur et de crainte de toucher le NN. Ils présentent des compétences dans le domaine de l’interaction avec le NN et de l’adaptation au rôle parental et on constate un grand engagement du père dans l’assistance au NN
Abstract - Pertinent and good quality activities to promote health care are fundamental in supplying parents with the knowledge they need to better perform the parental role. Therefore it is vital that the difficulties that parents have in caring for their newborns in the post natal period are known, so that it is possible to facilitate an easier adaptation to their new roles and to develop parental competency as part of the care given to the newborn. Currently most parents do not have family support in caring for their newborns and so it is essential that they have the necessary competencies to look after their baby. The subject of this study is to encourage reflection on this theme, with the aim of instilling changes in the care given by health centres during the post natal period, which lead to more effective involvement of the parents in the care given to their children, giving them the capacity to care for them in the future. In this context, this investigation fits into a quantitative and qualitative paradigm with an exploratory, descriptive and transversal approach. The main objectives for the group of health care professionals are: to learn the opinion of the nurses about the knowledge and difficulties that parents have when caring for the newborn; to analyse the procedures that the nurses put in to practice during the first consultation with the newborn with a view to developing parental competencies. For the group of parents the objectives are to identify the knowledge and difficulties that parents show in caring for the newborn and to analyse the competencies that parents show in caring for the newborn. We used two non probabilistic and intentional samples made up of seven nurses (N=7) and eleven newborns/parents (N=11). Several methods and instruments for collecting data were used a questionnaire; a participative observation of the health care professionals group; a semi-structured interview; and a filmed observation of the parental group. Concerning the analysis of the quantitative data, we used the SPSS statistical program and in the analysis of the qualitative data we chose to use the contents analysis technique and the Alceste analysis technique. The main conclusions we have reached are: The nurses’ opinion is that the parents showed a low level of knowledge concerning the elimination of urates and the psychosexual development of the newborn. The nurses believe that the parents demonstrated a high level of difficulty: regarding feeding the newborn - the sucking reflex, care of the breasts and preparation of artificial milk; regarding newborn eliminations - eliminating urates, frequency and characteristics of faeces, techniques for relieving colic and the definition of constipation and stimulation techniques; as far as hygiene and confort of the newborn is concerned, care of the umbilical stump Cuidar do Recém-Nascido – O Enfermeiro como Promotor das Competências Parentais 􀃖relative to affection and stimulation of the newborn - in parental/newborn interaction, in verbal and tactile stimulation and in stimulation with a toy; regarding adaptation to the parental role as primary care giver; concerning safety and accident prevention when laying the baby down, the Heimlich manoeuvre, exposure to the sun and risk of falls and burns and the use of accessories; relative to the sexuality of the newborn in the psychosexual development phase of the newborn (oral phase); and as regards all the categories involved in the vigilance of the health of the newborn, namely the use of the newborn’s health documents, the knowledge of vaccines that are to be given after the birth and what to do in situations of jaundice, nasal obstruction, constipation and abdominal colic. The nurses don’t comply with the Child Health Nursing Consultation Orientation Guide as far as promotion as anticipatory care is concerned. The parents mention worries and difficulties in adapting to their new role, revealing that those who have acquired practical knowledge through previous experience have greater preparation than those who have acquired theoretical knowledge during the pregnancy and post natal period. They point out the lack of support from the extended family and the need for greater help and support in the community for easier adaptation to this phase of life. The mothers mentioned three major difficulties: relating to the newborn at home as regards identifying their needs, breastfeeding and the states of consciousness of the newborn; the provision of hygiene and comfort to the newborn, mainly the bath and umbilical stump care, and in providing care aimed at safety and prevention of accidents. Regarding parental competencies we verified that the parents demonstrate some gaps in their knowledge of care provision to the newborn, namely concerning breastfeeding, hygiene and comfort provision, while showing fear in handling the newborn. They showed competencies when interacting with the newborn and adapting to the parental role, demonstrating a greater involvement of the father in caring for the newborn
Descrição: Dissertação de Mestrado em Comunicação em Saúde apresentada à Universidade Aberta
Dissertação de Mestrado em Comunicação em Saúde apresentada à Universidade Aberta
URI: http://hdl.handle.net/10400.2/726
Aparece nas colecções:Mestrado em Comunicação em Saúde / Master's Degree in Health Communication - TMCS

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