Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.2/722
Título: A tomada de decisão dos enfermeiros face aos cuidados que prestam no hospital
Autor: Fonseca, César João Vicente da
Orientador: Ramos, Natália
Marrucho, António
Palavras-chave: Comunicação em saúde
Competência
Cuidar
Enfermeiros
Sociologia da saúde
Tomada de decisões
Nursing
Clinical decision taking
Health communication
Health sociology
Data de Defesa: 2006
Citação: Fonseca, César João Vicente da - A tomada de decisão dos enfermeiros face aos cuidados que prestam no hospital [Em linha]. Lisboa : [s.n.], 2006. 248 p.
Resumo: O presente estudo aborda a tomada de decisão dos enfermeiros face aos cuidados que prestam no hospital. Trata-se de um estudo que utiliza um paradigma qualitativo, com uma abordagem fenomenológica e teve como objectivo compreender que decisões são tomadas pelos enfermeiros na sua prática de cuidados, como as fundamentam e que competências utilizam nas suas tomadas de decisão. Como técnica de colheita de dados usámos a entrevista semi-estruturada, tendo sido aplicada a vinte enfermeiros (dez enfermeiros iniciados e dez enfermeiros peritos). As entrevistas foram objecto de gravação áudio e o tratamento dos dados foi efectuado com base na análise de conteúdo. Dos principais resultados encontrados, destacamos: • Os participantes referem tomar decisões sobre as acções: ventilar, orientar antecipadamente o cliente e família, alimentar o cliente, cuidar da higiene, entrevistar o cliente, mobilizar os clientes, transportar o cliente, administrar, administrar oxigénio, informar o cliente, inserir o cateter vesical, trocar o penso; • Os participantes referem não exercer a tomada de decisão perante as acções que executam, como sendo: determinar diagnósticos e prognósticos dos clientes, prescrever, administrar ventilação não invasiva, organizar as rotinas de serviço, determinar a glicemia capilar aos clientes, providenciar a realização de exames auxiliares de diagnóstico em doentes em fase terminal a seu cuidado, registar nos registos profissionais; • Neste estudo, os participantes peritos envolvem-se mais nas tomadas de decisão face às suas intervenções autónomas e intervenções interdependentes, do que os participantes iniciados; • Foram observadas as competências: responsabilidade, prática segundo a ética, colheita de dados, planeamento, execução, avaliação, cuidados de saúde inter/profissionais, delegação e supervisão, utilizadas pelos participantes nas suas tomadas de decisão. Observámos que os participantes peritos identificam as competências descritas de uma forma mais abrangente que os participantes iniciados; • Os participantes utilizam os conhecimentos adquiridos ao longo da sua formação de base (peritos e iniciados) e do Curso Complemento de Formação em Enfermagem (peritos), de forma a fundamentarem as suas tomadas de decisão; • A utilização dos resultados de estudos de investigação e de conteúdos on-line é pouco referida pelos participantes na fundamentação das suas decisões. Os participantes peritos relatam falta de conhecimentos em relação à utilização de conteúdos on-line; • Rácios inadequados de enfermeiros/doentes e métodos de trabalho menos intimistas e mais assentes em tarefas influenciam negativamente as tomadas de decisão por parte dos participantes; • A orientação e supervisão de estudantes de enfermagem em ensino clínico reveste-se de especial importância no que se refere à frequência da tomada de decisão. Após a análise e discussão dos dados, procedemos à apresentação de sugestões que se dirigem, ao nível: da prestação de cuidados de enfermagem e da gestão; da formação de base e continua; e da investigação nesta área
Notre étude aborde la prise de décision des infirmiers dans le cadre des soins qu’ils administrent à l’hôpital et a pour objectif de comprendre quelles décisions ils prennent lors de leurs interventions, comment ils les justifient et quelles compétences ils utilisent. Pour ce faire, nous avons privilégié un paradigme qualitatif et une approche phénoménologique. Le recueil des données a été fait au travers d’entretiens semi-directifs menés auprès de vingt infirmiers (dix infirmiers débutants, dix infirmiers experts). Les entretiens enregistrés sur magnétophone et le traitement des données ont fait l’objet d’une analyse de contenu. Voici quelques-uns des principaux résultats obtenus : • Les participants déclarent prendre des décisions à propos des actions suivantes : ventiler, orienter de façon anticipée le client et sa famille, alimenter le client, s’occuper de l’hygiène, interroger le client, mobiliser les clients, transporter le client, administrer, administrer l’oxygène, informer le client, insérer le cathéter vésical, changer le pansement ; • Les participants déclarent ne pas exercer leur décision par rapport aux actions qu’ils exécutent, à savoir : faire des diagnostics et des pronostics sur des clients, prescrire, administrer une ventilation non invasive, organiser des routines de service, déterminer la glycémie capillaire chez les clients, pourvoir à la réalisation d’examens auxiliaires de diagnostic chez les malades en phase terminale à leur charge, enregistrer sur les registres professionnels ; • Dans cette étude, les participants experts s’engagent davantage dans les prises de décision lors de leurs interventions autonomes et lors d’interventions interdépendantes, que les participants débutants ; • Ont été observées les compétences suivantes: responsabilité, pratique suivant l’éthique, recueil de données, planification, exécution, évaluation, soins inter/professionnels, délégation et supervision, utilisées par les participants dans leur prises de décision. Nous avons observé que les participants experts identifient les compétences décrites de manière plus articulée que les participants débutants ; • Les participants s’appuient sur les connaissances acquises au long de leur formation de base (experts et débutants) et du Cours Complémentaire de Formation d’Infirmiers (experts), pour effectuer leur prise de décision ; • Les participants mentionnent rarement le rôle de l’utilisation de résultats de recherche et de contenus on-line dans la prise de décisions ; • Des ratios inadaptés infirmiers/malades et des méthodes de travail impersonnelles et reposant surtout sur des tâches ont une influence négative sur la prise de décision des participants ; • Le rôle du tutorat et de la supervision en enseignement clinique des étudiants infirmiers au cours de leur stage acquiert une importance toute particulière en ce qui concerne la fréquence de la prise de décision ; Après l’analyse et la discussion des données, nous procédons à la présentation de suggestions aux niveaux suivants : prestation de soins et gestion ; formation de base et formation continue ; recherches dans ce domaine
The present study deals with decision taking by nurses with regard to the caring services they provide within the hospital. It concerns a study which used a qualitative paradigm, with a phenomenological approach which had as its objective the understanding of the decisions which are taken by nurses when providing care, as well as the reasons and competencies used in decision taking. The data-gathering instrument used was the semi-structured interview, which was given to twenty nurses (ten starting-out nurses and ten expert nurses). The interviews were audiotaped and the processing of the data was carried out using content analysis. From the results obtained, the following aspects can be highlighted: • The participants mention taking decisions about the following actions: ventilating, providing prior counselling to the client and family, feeding the client, taking care of hygiene, interviewing the client, mobilising the client, transporting the client, administering, administering oxygen, informing the client, inserting a vesical catheter, changing a dressing; • The participants mentioned not carrying out the decision taking during the following actions which they undertook: determining diagnoses and prognoses of the clients, prescribing, administering non-invasive ventilation, organising service routines, determining the capillary blood sugar level of the clients, ordering the holding of supplementary diagnostic tests in patients at a terminal phase of their care, registering on professional records; • In this study, the expert participants were involved more in the taking of decisions regarding their own autonomous and interdependent actions, than the starting-out participants; • The following competencies were observed: responsibility, ethical practice, data collection, planning, administration, evaluation, inter/professional health care, delegation and supervision, which were used by the participants in taking decisions. We observed that the expert participants identified the competencies described in a more wide-ranging manner than the starting-out participants; • The participants utilised knowledge acquired throughout their basic training (experts and those starting-out) and the Supplementary Nursing Training Course (experts), so as to provide a basis for their taking of decisions; • Recourse to the results of research studies and online content is hardly mentioned by the participants regarding the establishing of their decisions. The expert participants recounted a lack of knowledge with regard to the use of online content; • Inadequate nurse/patient rations and less intimate and task-centred working methods negatively influenced decision taking by the participants; • The coordination and supervision of nursing students in clinical training gives special importance to what is referred to as the frequency of decision taking. After an analysis and discussion of the date, we shall then present our suggestions which shall be made at the level of the provision of nursing care and its management, basic and in-service training, and research in this area
Descrição: Dissertação de Mestrado em Comunicação em Saúde apresentada à Universidade Aberta
URI: http://hdl.handle.net/10400.2/722
Aparece nas colecções:Mestrado em Comunicação em Saúde / Master's Degree in Health Communication - TMCS

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