Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.2/721
Título: Acolhimento do utente idoso em internamento de ortopedia: um estudo num centro hospitalar da Região de Lisboa
Autor: Guedes, Porfírio Gomes
Orientador: Ramos, Natália
Palavras-chave: Comunicação em saúde
Cuidar
Envelhecimento
Internamento hospitalar
Ortopedia
Pessoas idosas
Sociologia da saúde
Data de Defesa: 2008
Citação: Guedes, Porfírio Gomes - Acolhimento do utente idoso em internamento de ortopedia [Em linha] : um estudo num centro hospitalar da Região de Lisboa. Lisboa : [s.n.], 2008. 125 p.
Resumo: Este estudo foi realizado com o objectivo de conhecer “Quais os factores que contribuem para o bom ou mau acolhimento do idoso no internamento de ortopedia na opinião dos idosos internados." Foi realizado num internamento de ortopedia de um centro hospitalar da região de Lisboa. É um estudo qualitativo, do tipo exploratório, descritivo de nível I. No contexto teórico-conceptual com o objectivo de suportar o estudo empírico é abordado o Envelhecimento; a Sociedade e a Família; o Hospital Ortopédico; a Ortopedia e o Idoso; a Ansiedade e a Dor; a Comunicação e a Informação em Cuidados de Saúde; a Relação de Ajuda; a Humanização nos Cuidados e Serviços de Saúde. Na colheita de dados foi utilizada a entrevista semi-estruturada, a qual foi aplicada a 30 utentes. Recorreu-se à análise de conteúdo para o tratamento das questões abertas e análise qualitativa e recorreu-se à estatística descritiva para o tratamento das perguntas fechadas. Dos resultados do estudo ressalta da opinião dos idosos entrevistados, a necessidade de melhorar o acolhimento pela valorização de um certo número de constrangimentos. Ao nível Organizacional os espaços físicos são pela descrição destes utentes extremamente reduzidos na urgência, e reduzidos na enfermaria de ortopedia; a qualidade de materiais deveria ser revista e adequada às reais necessidades do utente (nas camas, nas macas, nos acessos ao bar e espaço verde, etc); os horários de visitas encontram-se profundamente desenquadrados das necessidades dos utentes e das famílias, apresentando-se incómodos e limitativos na duração; há um número reduzido de profissionais em determinados turnos; os procedimentos que conduzem a um combate e avaliação da Dor eficaz não se apresentam os mais adequados. Ao nível dos Aspectos Relacionais verifica-se um esforço dos profissionais no sentido de ultrapassar os profundos constrangimentos físicos e organizacionais; os utentes demonstram interesse e vontade em participar no projecto terapêutico, evidenciando conhecimentos de uma realidade que não é praticada nesta instituição em grande parte por condicionalismos organizacionais; é notória a falta de formação dos profissionais na relação utente/profissional de saúde; é necessário investir na formação dos profissionais relativamente à informação/comunicação em saúde
This study was conducted in order to know "Which are the factors contributing to the good or bad reception of the elderly in an internment of the orthopaedics in the opinion from hospitalized elderly." It was conducted in an internment of the orthopaedics of a hospital centre in the Lisbon region. It is a qualitative study, the type exploratory, descriptive level I. In the theoretical and conceptual framework with the aim of supporting the empirical study is approached the Aging; the Society and the Family; the Hospital Orthopaedic; the Orthopaedics and the Elderly; the Anxiety and the Pain; the Communication and the Information in Health Care; the Relationship of Help; the Humanization in Care and Health Services. In the data collected it was used the semi-structured interview, which was applied with 30 users. It was used the analysis of content for the treatment of the open questions and qualitative analysis and appealed to the descriptive statistics for the treatment of closed questions. Of the results of the study highlights the view of the elderly respondents, the need to improve the reception for the recovery of a number of constraints. At the Organizational level the physical spaces by the description of these users are extremely low in urgency, and reduced in the ward of the orthopaedics, the quality of the materials should be reviewed and appropriate to the real needs of the user (in the beds, in nosily, in access to the bar and green space, etc.), the visits time are deeply unsuited to the needs of users, presenting nuisance and limiting the duration, there is a limited number of professionals in certain shifts; the procedures leading to a fight and evaluation Health Care effective are not the most appropriate. At the level of Relational aspects there is an effort of the professionals in order to overcome the deep physical and organizational constraints; the users shows interest and willingness to participate in the project therapeutic, demonstrating knowledge of a reality that is not practised by this institution largely of organizational constraints, it is apparent the lack of training of professionals in relation client / occupational health, it is necessary to invest in the training of professionals on information / communication in health
Descrição: Dissertação de Mestrado em Comunicação em Saúde apresentada à Universidade Aberta
URI: http://hdl.handle.net/10400.2/721
Aparece nas colecções:Mestrado em Comunicação em Saúde / Master's Degree in Health Communication - TMCS

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