Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.2/699
Título: Auto-conceito/auto-estima e rendimento escolar em alunos do 2º e 3º Ciclos do ensino básico: contributo para melhorar a comunicação e o bem-estar em contexto escolar
Autor: Gomes, Maria Antónia Valério Marques Mineiro
Orientador: Goulão, Fátima
Palavras-chave: Educação
Aprendizagem
Alunos
Rendimento escolar
Autoestima
Autoconceito
Desempenho
Inquéritos
Self-concept
Self-estime
Academic performance
Data de Defesa: 2007
Citação: Gomes, Maria Antónia Valério Marques Mineiro - Auto-conceito/auto-estima e rendimento escolar em alunos do 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico [Em linha] : contributo para melhorar a comunicação e o bem-estar em contexto escolar. Lisboa : [s.n.], 2007. 165 p.
Resumo: A presente investigação teve como principais objectivos verificar, em alunos em final de ciclo 6º ano e 9º ano, de que forma o desempenho académico, o auto conceito e a auto-estima desses alunos se correlacionavam com as retenções. A amostra foi constituída em função do universo escolar restrito disponível. É composta por 80 alunos de ambos os sexos, com idades compreendidas entre os 11 e os 17 anos. O estudo realizado é de natureza naturalista, descritivo-correlacional, e socorre-se de uma metodologia de análise quantitativa. Com a finalidade de obter os dados utilizou-se a escala de auto-conceito e auto-estima (Peixoto e Almeida, 1999), a escala de atribuição causal (adaptada por Seno, 1992) e instrumentos complementares de recolha de dados. O estudo teve em linha de conta as variáveis sexo e número de retenções. Após a aplicação dos diferentes tratamentos estatísticos aos inquéritos realizados, retirámos como conclusões significativas as que se seguem: - Verificou-se uma diferença significativa entre rapazes e raparigas do 6º ano na dimensão “amizades íntimas", revelando as raparigas melhor auto conceito a este nível. - Os alunos sem retenções do 6º ano demonstraram possuir um melhor auto-conceito em relação à língua materna. - Constatou-se a existência de correlações significativas positivas entre as notas e quase todas as dimensões da escala do auto-conceito há excepção da aceitação social, competência atlética e amizades íntimas, e entre o rendimento escolar e o total da escala. - Para o 9º ano a competência escolar relaciona-se de forma positiva com as notas (quanto mais sucesso nas notas, melhor o auto-conceito ao nível da competência escolar) e a atracção romântica relaciona-se de forma negativa com as mesmas (quanto mais baixas as notas melhor o auto-conceito ao nível da atracção romântica). - Por fim o 9º anos revelam uma diferença significativa entre alunos com retenções e sem retenções na opção causa controlável “é uma razão que se nós quisermos podemos mudar para podermos termos boas notas" (causa interna)
Cette recherche a eu comme principaux objectifs vérifier si la performance académique, l'autoconcept et l'auto estime des élèves de fin de cycle – 6ème année et 9ème année du système scolaire portugais - ont des influences sur les redoublements. L'échantillon a été constitué en fonction de l'univers scolaire disponible. Ainsi, on a utilisé un échantillon de 80 élèves des deux sexes, avec des âges compris entre 11 et 17 ans. L'étude réalisée est d´origine naturaliste, descriptive corrélationnelle, qui suit une méthodologie d'analyse quantitative. Pour obtenir des réponses à cette question, on a utilisé l'échelle d'autoconcept et auto estime (Peixoto et Almeida, 1999), l'échelle d'attribution causale (adaptée par Sinus, 1992) et des instruments complémentaires de regroupement de données. Les variables sexe et nombre de redoublements ont été fondamentales tout au long de cette recherche. Après l'application de différents traitements statistiques aux enquêtes réalisées, les résultats obtenus sont les suivants : - L´existance d´une différence significative entre les jeunes garçons et les jeunes filles de la 6ème année en ce qui concerne « les amitiés coloriées ». Ainsi, les jeunes filles possèdent un meilleur autoconcept à ce niveau ; - Les élèves des deux sexes témoignent la même auto estime; - Les élèves de la 6ème année sans redoublement possèdent un meilleur autoconcept concernant la langue maternelle ; - Les rapports entre le résultat scolaire et presque toutes les dimensions de l'autoconcept étudiées sont expressifs; - Il y a de différences significatives entre les sexes, les attributions causales et les redoublements. - Pour la 9ème année, la compétence scolaire se rapporte de façon positive aux résultats (le plus de succès, meilleur l´ autoconcept au niveau de la compétence scolaire) et, par contre, l'attraction romantique se rapporte de forme négative aux résultats (mauvais résultats, meilleur autoconcept au niveau de l'attraction romantique) ; - Finalement, dans la 9ème année, il y a une différence expressive entre les élèves avec redoublements et sans redoublements en ce qui concerne l'option cause contrôlable «Si nous voulons, nous pouvons modifier la situation pour pouvoir obtenir de bons résultats. - cause interne »
The present investigation had as main objectives to verify, in students in final cicle of 6th and 9th grades, in what way the academic performance, self-concept and self-estime of the students correlate with the retentions. The sample was composed regarding the restrict scholar universe available. It is composed by 80 students of boths sexes, with ages beetwen 11 and 17 years old. The realized study has a naturalistic, correlational-discriptive nature, that is supported by a methodology of quantitative analysis. With the purpose of obtaining the data it was used the self-concept and self-estime scale (Peixoto e Almeida, 1999), the scale of causal atribution (adapted by Seno, 1992) and complementary instruments of data collecting. The study had in account the variables sex and number of retentions. After the application of the different statistic treatments to the realized inquiries, I reached the significant conclusions that follow: - It was only observed a major difference between boys and girls of the 6th grade in the dimension “intimate friendships", in which the girls reveal a better self-concept. - The students of the 6th grade without retentions demonstrated to possess a better self-concept regarding the mother language, showing an important difference at this level. - it was observed the existence of significant positive correlations between school results and almost all the dimensions of the self-concept scale, with the exception of social acceptation, athletic ability and intimate friendships, and between scholar efficiency and the total of the scale. - There haven’t been registered significant differences between sexes, causal attributions and retentions in the students of the 6th grade. - For the 9th grade there haven’t been registered relevant differences between self-concept, sexes and retentions. - finally, and still for the 9th grade, the scholar competency relates in a positive way with the school results (better grades reflect better self-concept at scholar competency level), and the romantic attraction relates in a negative way with the school results ( lower results reflect better self-concept at the romantic attraction level). - This reflected an important difference between students with retentions and the ones without retentions in the option manageable cause “it is a reason that if we want to change we can, ir order to be able to have better results" (internal cause). It was possible to verify a significant correlation between scholar competency and almost all studied dimensions of the self-concept
Descrição: Dissertação de Mestrado em Comunicação em Saúde apresentada à Universidade Aberta
URI: http://hdl.handle.net/10400.2/699
Aparece nas colecções:Mestrado em Comunicação em Saúde / Master's Degree in Health Communication - TMCS

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