Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.2/679
Título: A auto-avaliação: estratégia de organização escolar: rumo a uma identidade: estudo num agrupamento de escolas do Concelho de Sintra
Autor: Baptista, Maria Emília Tomás
Orientador: Ferreira, Manuela Malheiro
Palavras-chave: Agrupamento de escolas
Autoavaliação
Avaliação da educação
Organização escolar
Planeamento e administração da educação
Qualidade de educação
Data de Defesa: 2007
Citação: Baptista, Maria Emília Tomás - A auto-avaliação [Em linha] : estratégia de organização escolar : rumo a uma identidade : estudo num agrupamento de escolas do Concelho de Sintra. Lisboa : [s.n.], 2007. 236 p.
Resumo: Resumo - A problemática da avaliação de escola tem assumido uma enorme visibilidade no sistema educativo português e os debates sobre a qualidade do sistema educativo, em geral, e das escolas, em particular, têm agitado os diversos actores, nos últimos anos. A Lei nº 31/2002, de 20 de Dezembro, que aprova o sistema de avaliação da educação e do ensino não superior, foi um passo importante para o desenvolvimento de uma cultura de avaliação das escolas, onde é realçado o carácter obrigatório da auto-avaliação. Neste contexto, durante o ano lectivo 2006/2007, realizámos um estudo descritivo e exploratório que envolveu 142 educadores do pré-escolar e professores dos 1º, 2º e 3º ciclos do ensino básico de um agrupamento de escolas do concelho de Sintra. Teve como objectivo principal conhecer a percepção dos professores e dos educadores de infância sobre a auto-avaliação do agrupamento e, na recolha de dados, foi utilizado um questionário, cujos dados foram tratados com o programa informático SPSS. No Capítulo um, apresentamos a análise da literatura que enquadra este estudo. Abordamos a escola como organização, enquadramos a avaliação da organização escolar e analisamos a auto-avaliação como processo identitário. No Capítulo dois, procedemos à explicitação da metodologia de investigação utilizada. No Capítulo três, apresentamos a análise e os resultados da investigação. Do estudo conclui-se que a auto-avaliação é percepcionada como uma realidade já existente no agrupamento. É considerada essencial para a aprendizagem e melhoria da organização e da qualidade do serviço educativo, o que não acontece com a avaliação externa, que não é desejada. Este processo deve ter a intervenção de todos os elementos da comunidade: informação, participação e reflexão de todos para todos, professores, educadores, alunos, funcionários e encarregados de educação
Résumé - La problématique de l’évaluation de l’école a acquis une grande visibilité dans le système éducatif portugais et les débats sur la qualité du système éducatif, en général, et des écoles, en particulier, agitent les divers acteurs, pendant ces dernières années. La loi nº 31/2002, du 20 décembre, qui approuve le système d’évaluation de l’éducation et de l’enseignement non supérieur, a été un pas important en ce qui concerne le développement d’une culture d’évaluation des écoles, où le caractère obligatoire de l’auto-évaluation est mis en valeur. Dans ce contexte, pendant l’année scolaire 2006/2007, nous avons réalisé une étude descriptive et exploratoire qui a appelé à la participation de 142 enseignants de la maternelle du 1er, 2ème, 3ème cycle de l’enseignement basique d’un groupement d’écoles de la municipalité de Sintra. L’objectif principal était de connaître la perception de ces enseignants en ce qui concerne l’auto-évaluation du groupement et, pour rassembler les données, nous avons utilisé un questionnaire, qui a été traité à l’aide du programme informatique SPSS. Dans le chapitre un, nous faisons l’analyse de la littérature qui encadre cette étude. Nous abordons l’école en tant qu’organisation et nous analysons l’auto-évaluation en tant que processus identitaire. Dans le chapitre deux, nous procédons à l’explication de la méthodologie de l’investigation que nous avons utilisée. Dans le chapitre trois, nous présentons l’analyse et les résultats de l’investigation. De cette étude nous pouvons conclure que l’auto-évaluation est vue comme une réalité qui existe déjà dans le groupement. Elle est considérée comme essentielle pour l’apprentissage et pour l’amélioration de l’organisation et de la qualité du service éducatif, contrairement à l’évaluation externe, qui n’est pas requise. Dans ce processus tous les membres de la communauté éducative doivent intervenir : information, participation et réflexion de tous envers tout le monde, enseignants, élèves, fonctionnaires et parents
Abstract - The school assessment subject has become a very important issue in the portuguese educational system, where the debates have been agitating the various performers, throughout last years. Law number 31/2002, from the 20th of September, which approves the educational system assessment and non-Higher Education assessment, was an important step towards the development of a school assessment culture, in which the obligatory aspect of self-assessment is emphasized. In this context, during the academic year of 2006/2007, we have accomplished a descriptive and exploratory study that involved 142 teachers and pre-primary educators, as well as primary teachers, of a schools’ grouping in Sintra municipality. The main goal of the study was to acknowledge the perspective of pre-primary educators and teachers on the self-evaluation of this group of schools. A questionnaire was used to collect data. This questionnaire was treated with the computer programme SPSS. In Chapter one, we have analysed the bibliography used to contextualize this study. We consider the school as an organization and we analyse self-assessment as a process of identity. In Chapter two we have explained the chosen investigation methodology. In Chapter three we present the analysis and the results of the investigation. After the study it is possible to conclude that self-assessment is perspectived as a reality already accomplished in this schools’ grouping. Self-assessment is considered essential to the learning process and the improvement of the organization and quality of the educational system. It is not possible to observe this with external evaluation, which is not the desirable method. This process should have the participation of all the elements of the community: information, co-operation and reflection from all to all: teachers, educators, students, education employees and parents
Descrição: Tese de Mestrado em Administração e Gestão Educacional apresentada à Universidade Aberta
URI: http://hdl.handle.net/10400.2/679
Aparece nas colecções:Mestrado em Administração e Gestão Educacional / Master's Degree in Administration and Educational Management - TMAGE

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