Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.2/678
Título: Expectativas parentais em relação à escola pública dos 2º e 3ºCiclos do Ensino Básico
Autor: Domingues, Maria Alice
Orientador: Fernandes, Sousa
Palavras-chave: Ensino básico
2º Ciclo
3º Ciclo
Relações pais-escola
Atitude dos pais
Expetativa
Professores
Data de Defesa: 2007
Citação: Domingues, Maria Alice - Expectativas parentais em relação à escola pública dos 2º e 3º ciclos do Ensino Básico [Em linha]. Lisboa : [s.n.], 2007. 2 vol.
Resumo: RESUMO - Através desta investigação pretendeu-se conhecer as expectativas parentais em relação à Escola Pública do Ensino Básico dos 2º e 3º Ciclos, em meio rural e urbano, do distrito do Porto, com público escolar homogéneo – desfavorecido - a nível económico e social. Começámos por efectuar um trabalho de pesquisa literária que nos permitiu conhecer as perspectivas de autores diversos no que respeita às grandes alterações verificadas na sociedade e a inadaptação da escola a essas transformações. Seguidamente, referiu-se o ponto de vista de autores, segundo os quais, a democratização do ensino não conduziu ao êxito escolar de todos os discentes, constatando-se que o sucesso académico e social das crianças e dos jovens tem continuado a ser, regra geral, um privilégio daqueles que detêm o poder económico e social. Seguindo o pensamento de autores mencionados em notas de rodapé, foram referidas as atitudes a adoptar face à instalação da escola de massas no nosso país. Dado que era o objecto do nosso estudo conhecer as expectativas parentais sobre: finalidades e saberes escolares, currículo escolar e métodos de ensino/aprendizagem, corpo docente, recursos materiais da escola, relação escola família, procedeu-se a uma análise mais aprofundada destas temáticas. Seguiu-se a fase empírica da nossa investigação, tendo sido adoptados técnicas e modelos qualitativos e quantitativos. Constatámos que a grande maioria dos encarregados de educação, tanto do espaço urbano, como do espaço rural, deseja que a escola prepare os seus educandos para o prosseguimento de estudos superiores, para uma boa inserção no mundo laboral, para o exercício da democracia e da cidadania. Os pais manifestaram um profundo desejo de um futuro promissor para os seus filhos. Esperam que a todos, sem excepção, seja facultada uma escola de qualidade, onde impere a disciplina, o respeito e o trabalho, para que, em segurança, os alunos adquiram formação nas vertentes científica, social e ética. Os inquiridos evidenciaram, também, a disponibilidade de interagir, de algum modo, com a escola. Considerando as características relativas ao aspecto confidencial destes processo de obtenção de informações, estamos certos de que estas correspondem inteiramente aos anseios e inquietações parentais. Assim, Considera-se profícua a realização deste estudo, visto que facultou informações importantes quer para docentes, quer para directores escolares
Résumé - À travers cette recherche on a prétendu connaître les attentes des parents concernant l’école publique du deuxième et du troisième cycles d’études du district de Porto, au Portugal, avec du publique scolaire homogène - défavorisé du point de vue économique et social. Nous avons commencé à mettre au point un travail de recherche littéraire qui nous a permis de connaître les points de vue de plusieurs auteurs à l’égard des grandes modifications vérifiées dans la société et l’inadaptation de l’école à ces transformations. Ensuite, nous avons rapporté les opinions d’autres auteurs selon lesquels la démocratisation de l’enseignement n’a pas conduit au succès scolaire de tous les élèves, tout en constatant que le succès académique et social des enfants et des jeunes a toujours été, en général, un privilège de ceux qui ont le pouvoir économique et social. En suivant la pensée des auteurs mentionnés dans des notes, on a rapporté les attitudes à adopter face à l’installation de l’école de masses dans notre pays. Étant donné que l’objet de notre étude était celui de connaître les attentes des parents concernant : les buts et les savoirs scolaires, le plan d’études et les méthodes d’enseignement et d’apprentissage, les enseignants, les ressources matérielles de l’école, les rapports école- -famille, on a procédé à une analyse plus approfondie de ces thématiques. La suite a été la phase empirique de notre recherche, en adoptant des techniques et des modèles qualitatifs et quantitatifs. Nous avons constaté que la plupart des parents, ceux du milieu urbain et ceux du milieu rural souhaitent que l’école transmette aux élèves la formation nécessaire pour continuer les études dans des établissements d’enseignement supérieur, pour une bonne insertion dans le monde du travail qualifié, pour l’exercice de la démocratie et de la citoyenneté. Les parents ont manifesté un profond souhait d’un excellent avenir pour leurs enfants. Ils attendent qu’à tous les élèves, sans exception, soit faculté une école de qualité, où il règne la discipline, le respect, et le travail, pour que les élèves, en sûreté, acquièrent une formation solide du point de vue scientifique, social et moral. Les parents enquêtés ont montré aussi leur volonté d’ interagir, en quelque sorte, avec l’école. En considérant les caractéristiques concernant l’aspect confidentiel de ce processus d’obtention d’informations, nous sommes certains que celles-ci correspondent entièrement aux désirs ardents et aux inquiétudes des parents. Ainsi, considère-t-on utile la réalisation de cette étude qui a proportionné des informations importantes soit pour les professeurs, soit pour les directeurs scolaires
Abstract - Through this investigation one wanted to know what the parental expectations were towards the Public school (from 7th to 12th grade), in rural and urban milieu, from the Oporto district, based on a scholastic public both homogeneous and ill favoured economically and socially. We have started by doing a literary research which allowed us to understand the perspectives from different authors in what concerns great changes seen in the society and the school inability to adapt to these transformations. Then, it was referred the point of view of some authors, that support the idea that teaching democratization hadn’t led to the scholastic success of all students, and that children and youngsters academic and social achievements still are a privilege of those who detain economic and social power. Based on the thinking of the authors mentioned on the footnotes, references were made to the attitudes that should be adopted towards the setting of a mass school in our country. Bearing in mind that the object of our study was to understand the parent’s expectations towards the school purposes and knowledge, the scholarship curriculum and teaching / learning methods, the teaching staff, the school’s resources, the relation between school and family, we decided to analyse more deeply these themes. Afterwards, we began the empirical stage of our investigation, in which qualitative and quantitative patterns and techniques were used. We have noticed that most parents, both from rural and urban areas, wanted school to prepare their students to higher education; to became well adapted to the working world and to exert democracy and citizenship. They had also shown a deep wish that their children could have a promising future. They hope that all, without exceptions, can enjoy a quality school where discipline, respect and work prevail, in order to students safely acquire scientific, social and ethical education. The people inquired have demonstrated also that they were available to, in someway, interact with school. Considering the confidentiality of this process, we are sure that this information is the true reflection of parent’s longings and concerns. Therefore, we think that the accomplishment of this study is useful, as it allows teachers and “school managers” to have access to important information
Descrição: Dissertação de Mestrado em Administração e Gestão Educacional apresentada à Universidade Aberta
URI: http://hdl.handle.net/10400.2/678
Aparece nas colecções:Mestrado em Administração e Gestão Educacional / Master's Degree in Administration and Educational Management - TMAGE

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