Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.2/676
Título: Dinâmicas do director de turma na promoção do envolvimento da família na escola: um contributo para a diminuição da indisciplina
Autor: Jacinto, Maria João Pedro
Orientador: Ferreira, Manuela Malheiro
Palavras-chave: Competência
Diretor de turma
Distúrbios do comportamento
Inquéritos
Organização escolar
Papel do professor
Prevenção
Relações escola-família
Resolução de problemas
Violência
Data de Defesa: 2006
Citação: Jacinto, Maria João Pedro - Dinâmicas do director de turma na promoção do envolvimento da família na escola [Em linha] : um contributo para a diminuição da indisciplina. Lisboa : [s.n. ], 2006. 2 vol.
Resumo: Resumo - O presente estudo pretende contribuir para a análise da problemática do relacionamento entre a escola e a família perante situações de indisciplina no 2º e 3º ciclos do ensino básico, tendo como figura principal o Director de Turma, enquanto interface (Diogo, 1998) e mediador das relações entre os diversos actores, nomeadamente, professores, família e alunos perante situações de indisciplina. O enquadramento teórico é organizado em dois capítulos. O primeiro apresenta o conceito do director de Turma no desempenho das suas competências a nível das três dimensões designadas por Mintzberg (1973), o papel interpessoal, o papel informacional e o papel decisional, bem como os conceitos que se correlacionam directamente com ele, nomeadamente a formação cívica e a formação do Director de Turma. O segundo capítulo apresenta o conceito do Director de Turma relacionado com os conceitos de família e de indisciplina, a nível da prevenção e da intervenção na escola. Neste âmbito, pretendemos com este estudo contribuir para um melhor conhecimento de uma parte da realidade educativa das escolas, através da identificação e comparação das perspectivas dos Directores de Turma face ao envolvimento parental na escola, bem como as estratégias utilizadas para promover este mesmo envolvimento, no sentido de contribuírem para a diminuição da indisciplina. O nosso estudo exploratório realizou-se em duas escolas do 2º e 3º ciclos do ensino básico situadas em meios com características diferentes, a nível socioeconómico e cultural, enquadrando-se a primeira na classe média, média/alta (Alfa) e a segunda na classe baixa (Beta). Utilizámos dois instrumentos, o inquérito por entrevista, através do qual construímos o inquérito por questionário, que foi aplicado aos Directores de Turma de ambas as escolas da Área Metropolitana de Lisboa. Também realizámos a análise dos regulamentos internos de ambas as escolas. Posteriormente, procedemos à triangulação dos resultados das entrevistas, dos questionários e dos regulamentos internos. Os principais resultados, que não podem ser generalizados, apontam para diferenças significativas a nível das perspectivas dos Directores de Turma das duas escolas, relativamente não só ao envolvimento da família na escola, como também a nível de estratégias utilizadas por estes +para promover esse envolvimento, de forma a prevenir e a intervir em situações de indisciplina
Abstract - This work intends to contribute to the analysis of the question related to the relationship between school and family in situations of indiscipline in the 2nd and 3rd cycles while having the classroom teacher as main element, as interface (Diogo, 1998) and mediator of relationships between the different actors, mainly teachers, family and students in cases of indiscipline. The theoretical background is organised in two chapters. The first presents the concept of “classroom teacher” in the performance of his competences, constituted by three dimensions called by Mintzberg (1973), the interpersonal role, the informational role and the decisional role, as well as the concepts that correlate directly with them, mainly “Formação Cívica” and his development as Classroom teacher. The second chapter presents the concepts of Classroom teacher related to the concepts family and indiscipline at preparational and interventional level at school. In this context and with this work we want to contribute for an improved knowledge of a part of school’s reality through the identification and comparison of the classroom teacher’s perspectives on parental involvement at school, as well as the strategies used to promote this involvement in the sense of contributing to the decrease of indiscipline. Our study took place in two schools of the 2nd and 3rd cycles in environments with different characteristics in terms of social-economic background. The first belongs to predominate upper/middle-classes (Alfa) and the second to lower classes (beta). We used two instruments, a interview used to build a questionnaire, further applied to classroom teachers of both schools of the Metropolitan Area of Lisbon. We also made an analysis of the internal regulations from both schools. Then we proceeded to comparison of the results of the interview, questionnaires and internal regulations. The main results that can be generalized, indicate significant differences at the perspectives of classroom teachers between both schools, concerning the involvement of the family in school, as well as at the level of strategies used to promote involvement to prevent and intervene in situations of indiscipline
Descrição: Dissertação de Mestrado em Administração e Gestão Educacional apresentada à Universidade Aberta
URI: http://hdl.handle.net/10400.2/676
Aparece nas colecções:Mestrado em Administração e Gestão Educacional / Master's Degree in Administration and Educational Management - TMAGE

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