Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.2/674
Título: A infância confiscada: contributos para o estudo da educação das crianças em situação de risco de exclusão escolar e social no 1º Ciclo do Ensino Básico: elaboração de um modelo de factores de risco
Autor: Santos, Sandra Marisa da Costa
Orientador: Serra, Fernando
Palavras-chave: Ensino básico
1º Ciclo
Crianças maltratadas
Crianças socialmente desfavorecidas
Desigualdade social
Exclusão social
Igualdade de oportunidades
Problemas de comportamento
Data de Defesa: 2007
Citação: Santos, Sandra Marisa da Costa - A infância confiscada [Em linha] : contributos para o estudo da educação das crianças em situação de risco de exclusão escolar e social no 1º Ciclo do Ensino Básico : elaboração de um modelo de factores de risco. [Lisboa : s.n.], 2007. 229 p.
Resumo: Resumo - Esta investigação resultou da necessidade de reflectir e estabelecer uma compreensão mais esclarecedora sobre a problemática das crianças em situação de risco escolar e social. Assim sendo, sentimos a necessidade de contribuir para a construção de um modelo de factores considerados como geradores das situações de risco de exclusão escolar e social vivenciadas pelas crianças no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Acreditamos que através da realização deste trabalho e com a consequente elaboração de um modelo de factores de risco, possamos ajudar todos os actores educativos no trabalho que diariamente desenvolvem com crianças consideradas em risco de exclusão escolar e social, contribuindo assim para a edificação de uma escola mais sensível e mais preparada para responder a um fenómeno social que está cada vez mais presente nas nossas instituições educativas: as vivências das crianças em situação de risco, vivências essas que exteriorizadas na escola se transformam num desafio constante para o cumprimento da escola na sua missão formativa, educativa e socializadora. As diversas transformações sofridas nas últimas décadas nas sociedades contemporâneas, como as sociais, as económicas, as políticas, e as tecnológicas evidenciam a incerteza e o risco que actualmente nos governam. Muito embora toda a sociedade tenha que conviver com essa incerteza, há grupos mais sensíveis que ficam especialmente susceptíveis a essas alterações na sociedade. As crianças e os jovens constituem um desses agregados, sobretudo quando estão inseridos num contexto social marcado pela alteração do núcleo e das dinâmicas familiares e comunitárias, através do desemprego, do alcoolismo, da toxicodependência, da criminalidade e da falta de serviços de apoio comunitário e social. As práticas educativas defensoras da inclusão, deparam-se não raras vezes com os difíceis contextos familiares e sociais em que algumas crianças vivem e que dificultam a evolução cognitiva, pessoal e social das crianças consideradas em “situação de risco”. No intento de caminhar para a edificação de uma escola de e para todos, que tenha no centro das suas preocupações a procura de respostas às necessidades e às diferenças dos seus alunos, desenvolvemos este estudo, que fundamentalmente pretende contribuir para a promoção, e igualdade da educação das crianças em situação de risco
Résumé - Cette investigation résulte de la nécessité de réfléchir et d´établir une compréhension plus éclaircie sur la problématique des enfants en situation de risque scolaire et social. Ainsi, nous nous sommes sentis dans l´obligation de contribuer à la construction d´un modèle de facteurs considérés comme étant la genèse de situations de risque d´exclusion scolaire et sociale vécues par des enfants à l´école primaire. Nous croyons que grâce à la réalisation de ce travail et avec l´élaboration conséquente d´un modèle de facteurs de risque, nous pourrons aider tous les intervenants éducatifs dans ce travail quotidien auprès des enfants considérés en risque d´exclusion scolaire et sociale, aidant ainsi, à la conception d´une école plus sensible et mieux préparée pour répondre à un phénomène social qui est de plus en plus présent dans nos institutions éducatives: les expériences de vie des enfants en situation de risque, qui extériorisées à l´école se transforment en un défi constant pour l´accomplissement de l´école dans sa mission formative, éducative et socialisante. Les diverses transformations enregistrées par les sociétés contemporaines ces dernières décennies, au niveau social, économique, politique et technologique, mettent en relief l´incertitude et le risque qui nous gouvernent actuellement. Bien que toute la société civile doive vivre avec cette incertitude, il existe certains groupes plus sensibles qui restent spécialement susceptibles à ces altérations de la société. Les enfants et les jeunes constituent un de ces groupes, surtout quand ils se trouvent insérés dans un contexte social marqué par des changements de la cellule parentale, des dynamiques familiales et communautaires, elles-mêmes résultat du chômage, de l´alcoolisme, de la toxicomanie, de la criminalité et du manque de services d´appui communautaire et social. Les pratiques éducatives qui défendent l´inclusion se confrontent souvent avec des contextes familiaux et sociaux difficiles où vivent certains enfants et qui retardent l´évolution cognitive, personnelle et sociale de ces enfants considérés en situation de risque. Dans le but de cheminer vers la conception d´une école de tous et pour tous et qui aurait dans le centre de ses préoccupations le besoin de répondre aux nécessitées et différences de ses élèves, nous avons développé cette étude dans le but essentiel de contribuer à la promotion et à l’égalité éducative des enfants en situation de risque
Descrição: Dissertação de Mestrado em Administração e Gestão Educacional apresentada à Universidade Aberta
URI: http://hdl.handle.net/10400.2/674
Aparece nas colecções:Mestrado em Administração e Gestão Educacional / Master's Degree in Administration and Educational Management - TMAGE

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