Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.2/672
Título: Estilo de liderança e relações interpessoais e intergrupais em contexto escolar: estudo de caso
Autor: Caetano, José Manuel Martins
Orientador: Carmo, Hermano
Palavras-chave: Educação
Organização escolar
Relações intergrupos
Relações interpessoais
Liderança
Scholl/organization
Leadership
Individual and organizational communication
Interpersonal relations
Group behaviour
Attitude
Discrimination/prejudice
Impressions
Data de Defesa: 2005
Citação: Caetano, José Manuel Martins - Estilo de liderança e relações interpessoais e intergrupais em contexto escolar [Em linha] : estudo de caso. Lisboa : [s.n.], 2005. 248 p.
Resumo: Resumo - Este estudo enquadrou-se no paradigma qualitativo, tendo sido utilizado o estudo de caso como estratégia metodológica. Partiu-se para este estudo motivados pela curiosidade em saber algo mais sobre o problema associado às interacções que se desenvolvem entre os professores. A partir da pergunta “Qual a relação entre o estilo de liderança e os padrões de interacção social, no quadro da organização escolar?”, pretendeu-se atingir os seguintes objectivos: identificar o estilo de liderança predominante, as interacções sociais e levantar hipóteses sobre a relação entre o estilo de liderança e o sistema das interacções. O quadro teórico de referência aborda a comunicação organizacional, o processo de tomada de decisão, a liderança e as relações de natureza interpessoal e intergrupal. O quadro metodológico envolve o contexto da acção e os procedimentos metodológicos. Foi utilizada a técnica de amostragem de conveniência não probabilística e a técnica de amostragem de casos típicos (amostra intencional). Para a recolha e análise de elementos, foram utilizadas as técnicas de observação-participante, entrevista semi-estruturada e análise de conteúdo. Foi construído um modelo de investigação, que envolveu as componentes teóricas do quadro de referência, permitindo-nos, assim, identificar o estilo de liderança predominante e as interacções sociais associadas. Concluiu-se que o estilo de liderança que os vários líderes ao longo dos anos foram adoptando resultou de uma influência biunívoca entre o líder e as relações interpessoais e intergrupais dos professores. O estilo de liderança predominante na escola investigada é o autocrático com algumas variantes, porque facilitou interacções que permitiram a formação de grupos de interesse, que sempre dominaram o poder
Résumé - Cette étude a été encadrée en plein dans le paradigme qualitatif, se préconisant l’étude pratique du cas utilisée comme une stratégie méthodologique. On est partis dans cette étude motivés par la volonté d’en savoir un peu plus sur le problème lié aux interactions qui se développent entre les professeurs. A partir de la question «quel est le rapport entre le style de leadership et les paradigmes d’interaction sociale, dans le cadre de l’organisation scolaire?», on a prétendu atteindre les objectifs suivants: identifier le style de leadership prédominant et les interactions sociales et soulever des hypothèses sur la relation entre le style de leadership et le system des interactions. Le cadre théorique de référence aborde la communication organisationnelle, le processus de prise de décision, le leadership et les relations de nature interpersonnelle et intergroupale. Le cadre méthodologique implique le contexte de l’action et les procédés méthodologiques. On a utilisé la technique d’échantillonnage de convenance non probabiliste et la technique d’échantillonnage de cas typiques (échantillon intentionnel). Pour le prélèvement et l’analyse d’éléments, on a utilisé les techniques d’observation participante, entrevue demi-structurée et l’analyse de contenu. Un modèle d’investigation a été construit, qui a engagé les composantes théoriques du cadre de référence, ce qui nous permet, ainsi, d’identifier le style de leadership prédominant et les interactions sociales associées. On a conclu que le style de leadership adopté au long des années par plusieurs leaders est le fruit d’une influence biunivoque entre le leader et les relations interpersonnelles et les rapports interpersonnels des professeurs. Le style de leadership prédominant dans cette école, c’est l’autocratique avec quelques variantes, parce qu’il a facilité des interactions qui ont permi la formation de groupes d’intérêt ayant toujours dominé le pouvoir
Abstract - This study fitted in the qualitative paradigm and a case study was used as a methodological strategy. This study was motivated by the curiosity to know more about the problem connected with the interactions developing among teachers. Starting from the question ‘Which is the connection between the style of leadership and the patterns of social interaction in the context of scholastic organization? ‘we intended to achieve the following aims: to identify the dominant style of leadership and the social interactions and to put forward the hypothesis concerning the relation between the style of leadership and the interaction system. The theoretical frame of reference deals with the organizational communication, the process of taking decisions, the leadership and the interpersonal relations. The methodological frame involves the context of the action and the methodological procedures. The sampling technique of non probabilistic convenience was used as well as the sampling technique of typical cases (intentional sample). Participant techniques, semi structured interview and content analysis were utilized to gather and analyse elements. An investigation model was built, involving the theoretical components of the reference frame, which allowed us to identify the dominant style of leadership and the associated social interactions. In conclusion we should say that the style of leadership adopted by the several leaders year after year was the result of a biunivocal influence between the leader and the teachers’ interpersonal relations. The autocratic style of leadership with some variants is dominant in this school, because it eased the interactions which allowed the formation of groups of interest that always dominated the power
Descrição: Dissertação de Mestrado em Administração e Gestão Educacional apresentada à Universidade Aberta
URI: http://hdl.handle.net/10400.2/672
Aparece nas colecções:Mestrado em Administração e Gestão Educacional / Master's Degree in Administration and Educational Management - TMAGE

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