Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.2/666
Título: A gestão de conflitos na escola: a mediação como alternativa
Autor: Pacheco, Florinda Maria Coelho
Orientador: Carmo, Hermano
Grave-Resendes, Lídia
Palavras-chave: Educação
Organização escolar
Cultura organizacional
Conflito
Resolução de problemas
Controlo
Mediação
Liderança
Papel do professor
Estudo de casos
Education
School organization
Leadership
Management
Student
Teenager
Conflict
Indiscipline
Success
Mediation
Formation
Data de Defesa: 2006
Citação: Pacheco, Florinda Maria Coelho - A gestão de conflitos na escola [Em linha] : a mediação como alternativa. Lisboa : [s.n.], 2006. 2 vol.
Resumo: Resumo - A gestão de conflitos é tarefa que cada vez mais se tem de actualizar; por forma a responder adequadamente à tipologia de conflitos que surgem na sociedade de hoje. Se isso é válido para a generalidade de organizações, assume um papel preponderante nas instituições escolares, pela função formativa que estas desempenham na vida das crianças e jovens. Verificar a evolução da metodologia de gestão dos conflitos nas escolas e as possibilidades de escolha de processos foi um dos objectivos do presente trabalho. No entanto, o objectivo principal recaiu na apresentação de uma estratégia alternativa para gerir esses conflitos – a mediação. Para que tal se efectivasse, era necessário saber que tipo de liderança e que tipo de cultura organizacional são receptivas, ou melhor, envidam esforços e desencadeiam dinâmicas, que sejam propícias à implementação de outros processos de gestão de conflitos. Importava também ter noção das características dos conflitos que se registam hoje entre os alunos; bem como se tornou útil proceder à distinção entre comportamentos usualmente inseridos no foro da indisciplina e os de carácter mais violento, aparentemente cada vez mais recorrentes. Essa especificação conceptual permitiu-nos gerir perspectivas científicas de um modo mais preciso e congruente. Que deixem de existir conflitos é impossível, visto o conflito ser algo próprio do ser humano e que faz parte integrante do seu crescimento moral e emocional. Mas é necessário aprender a lidar com os conflitos de forma mais ou menos natural. Essa tarefa revelou-se a consequência prática da implementação da estratégia da mediação, que pretende, acima de tudo, um efeito preventivo no surgimento dos conflitos mais agressivos. Assim, foi analisado o contexto de uma escola dos arredores de Lisboa – a Escola Básica 2,3 Pêro de Alenquer – onde realizámos oito entrevistas a outros tantos docentes, a par de variadíssimas visitas informais no sentido de observar o clima escolar aí vivido. Trata-se, portanto, do estudo de caso de uma escola com determinada cultura organizacional; que teve como um dos primeiros objectivos a compreensão do seu clima. Outro dos objectivos foi o levantamento das dinâmicas que originam esse clima. Deste 7 modo foi possível diagnosticar o tipo de liderança exercida e a cultura que aí se observam. Por outro lado, verificámos também que a permanência e estabilidade do corpo docente constituem factores determinantes de toda a dinâmica organizacional dessa escola. A satisfação do corpo docente perpassa para os alunos, exercendo efeitos positivos na aprendizagem; contagiando-os de tal forma que o ambiente vivido é muito agradável, até pela consequente desdramatização da escassa conflitualidade verificada, encarando-a de forma natural. Apesar de não se tratar de uma escola em que se registam conflitos muito graves, houve o desejo, por parte de toda a comunidade escolar, que se desse início à implementação do projecto “Mediação entre pares na escola”, em parceria protocolar com a Universidade Aberta – CEPA (do qual não dispomos ainda de dados conclusivos, por impossibilidade temporal de levantamento de resultados)
Résumé - La gestion de conflits, c’est un travail qu’on doit de plus en plus actualiser; de façon à répondre convenablement à la typologie de conflits qui surviennent dans la société actuelle. Si cela est vraipar la généralité des organisations, il y a aussi un rôle prépondérant aux instituions scolaires, par la fonction formative qu’elles exercent dans la vie des enfantset des adolescents. Vérifier l’évolution de la méthodologie de gestion des conflits dans les écoles et les possibilités de choix de procès a été un des bus de ce travail. Cependant, l’objectif principal est tombé sur la présentation dúne stratégie alternative pour gérer ces conflits – la médiation. Pour que cela fût possible, on aurait besoin de savoir quel genre de lidérance et quel genre de culture organisational est réceptif, ou mieux, font des éfforts et déclanchent des dynamiques qui soient propices à l’implémentation d’autres procésde gestion de conflits. C’était aussi important avoir la notion des caractéristiquesdes conflits qui s’enregistrent actuellement parmis les élèves ; de la même façon, c’est essentiel procéder à la distinction entre les conduites insérés dans le domaine de l’indiscipline et celles de caractère plus violent, apparemment de plus en plus récurrentes. Cette spécification conceptuelle nous a permis de gérer des perspectives cientifiques d’une façon plus précise et congruente. Abolir des conflits, cést impossible, vu que le conflit, c’est quelque chose de naturel en ce qui concerne les humains et qui fait partie intégrante de leur croissance morale et émotionele. Mais on a besoin d’apprendre à gérerles conflits d’une façon plus au moins naturelle. Cette tâche a été la conséquence pratique de l’implémentation de la stratégie de la médiation, qui veut, surtout, avoir un effet préventif dans la survenance des conflits plus agressifs. Alors, on a analisé le context d’une école dans la banlieue de Lisbonne – l’ EB 2,3 de Alenquer – où on a réalisé huit interviews à huit professeurs. On a aussi informellement visité cette école plusieurs fois pour observer le climat scolaire vécu. C’est, donc, une étude de case dune école avec une certaine culture organisationnelle; qui 11 a comme objectives la compréhension du climat et l’observation e analyse des dynamiques qui a origine ce climat. De cette façon, on a fait le diagnostique du genre de lidérance exercé et la culture qu’on y peut observer. On a aussi vérifié que la permanance et la stabilité du corps enseignant constituent des éléments décisifs de toute la dynamique organisationale de cette école. La satisfation du corps enseignant touche les élèves, exerçant des effects positifs dans l’apprentissage ; les contagionnant de façon que l’ambiance vécue, ce soit très agréable, surtout à cause de la conséquente dédramatisation de la rare conflitualité, l’envisageant d’une façon naturelle. Bien que ce ne soit pas une école où il y a des conflits très graves, il y a eu le désir, de toute la communauté scolaire, de commence l’implémentationdu project «Médiation entre pairs à l’école», en procès formel avec l’Universidade Aberta – CEPA (duquel on n’a pas encore des donnés conclusives à cause de l’impossibilité temporelle du soulèvement de résultats)
Abstract - Conflict management is a task that urges to be brought up to date, as a way of responding appropriately to each sort of conflicts that are rising among today’s society. If that is valid to most of the organizations it is also essential at the educational institutions, because of the formative role they play in children and teenagers lives. Verifying the evolution of the conflict management methodology in schools and the possibilities of process choosing was one of the goals of the present work. Nevertheless, the main purpose was the presentation of an alternative strategy to manage those conflicts – mediation. In order to make it possible, it was necessary to know the kind of leadership and the kind of organizational culture that allow, or make efforts and activate dynamics, that provide the development of other conflict management procedures. It was also important to be aware of the conflict features that happen among students nowadays. Proceeding to the distinction of behaviours, usually taken as indiscipline and those (that seems to be growing today) which are more violent, became very useful. That conceptual specification led us to manage scientific perspectives in a more precise and congruent manner. Abolish conflicts is impossible since conflicts are something proper of human being – they are part of his moral and emotional growth. But it is necessary to learn how to deal with conflicts in a natural way. That task turned out as a practical consequence of the implementation of mediation strategy, that focus, above all else, on having a preventive effect in the emerging of the most aggressive conflicts. So, a school context, in the outskirts of Lisbon, was analysed – E.B. 2,3 Pêro de Alenquer – where we interviewed eight teachers, and where we went several times to observe its school climate. Therefore, it was a case study of a school with a certain organizational culture; a study that had, as first objectives, the understanding of its climate and the observation of the dynamics that were in its origin. That way it was possible to diagnose the actual type of leadership and culture that can be seen in that school. On the other hand the permanence and stability of teaching staff constitute the decisive elements of all organizational dynamics. The well-being of teaching staff is 9 extended to the pupils, applying positive effects in their learning in such a way that the school environment is very pleasant; even for the dedramatization of the scarce conflictuality we observe there, facing it in a natural mode. Although this is not a school where severe conflicts occur, there was the willingness of the school community to start the “Peer Mediation in the School” project implementation, by a formal partnership with Universidade Aberta – CEPA (from which we do not have already any conclusive data, due to lack of time for collecting results)
Descrição: Dissertação de Mestrado em Administração e Gestão Educacional apresentada à Universidade Aberta
URI: http://hdl.handle.net/10400.2/666
Aparece nas colecções:Mestrado em Administração e Gestão Educacional / Master's Degree in Administration and Educational Management - TMAGE

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