Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.2/6632
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dc.contributor.advisorSimão, João Miguel Neto-
dc.contributor.authorColaço, Rui Manuel de Azevedo Pedrosa de Brito-
dc.date.accessioned2017-09-12T10:20:49Z-
dc.date.available2017-09-12T10:20:49Z-
dc.date.issued2017-07-12-
dc.date.submitted2017-09-12-
dc.identifier.citationColaço, Rui Manuel de Azevedo Pedrosa de Brito - Divulgação da Responsabilidade Social Empresarial no setor florestal da Bacia do Congo [Em linha]. [S.l.]: [s.n.], 2017. 155 p.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/6632-
dc.description.abstractA floresta tropical da Bacia do Congo, de elevada importância ecológica, tem um papel marcante na regulação do clima planetário. Milhões de pessoas dependem dela fortemente para o seu sustento. Apesar de rica em recursos naturais, a região é ainda pouco desenvolvida, com problemas sociais graves. Neste enquadramento, o setor florestal tem um papel crítico no desenvolvimento económico, social e ambiental. Sob escrutínio público intenso, as empresas florestais veem-se pressionadas a gerir interesses de vários grupos de stakeholders, muitas vezes contraditórios, e a repensar as suas estratégias de negócio. A Responsabilidade Social Empresarial (RSE) consiste num modelo geral que estrutura o uso responsável do poder corporativo e o envolvimento social das empresas. As iniciativas de RSE poderão contribuir para o desenvolvimento socioeconómico da região e para a proteção dos ecossistemas explorados. A internet tem-se revelado um veículo de divulgação preferido pelas firmas para comunicar com os stakeholders, gerir as suas perceções e obter legitimidade para as atividades empresariais. Torna-se relevante identificar para quem as empresas comunicam e o que motiva a divulgação, assim como analisar e discutir criticamente o que é transmitido. Analisou-se o conteúdo sobre RSE presente nos websites de 37 empresas do setor florestal com atividades na BC. Os resultados apontam para uma relação entre o discurso e a origem geográfica das empresas. As firmas ocidentais destacam-se sendo mais divulgadoras do que as asiáticas e africanas, pois os seus stakeholders terão exigências sociais e ambientais mais elevadas. É dada maior ênfase à dimensão ambiental em detrimento das dimensões socioeconómicas, o que poderá estar relacionado com a elevada sensibilidade ambiental do setor florestal, que o coloca sob maior escrutínio. Dirigidas principalmente para acionistas, mercados de exportação e organizações não-governamentais, as comunicações procuram construir reputação e sobrepor os interesses corporativos aos daqueles afetados pela exploração florestal. O discurso é construído exaltando aspetos de impacto social e ambiental positivo e ignorando deliberadamente as externalidades negativas. A divulgação é usada como ferramenta para legitimar moralmente as atividades empresariais e a procura de lucro dentro do paradigma económico vigente.pt_PT
dc.description.abstractThe Congo Basin rainforest has a high ecological importance, playing a significant role in the regulation of planetary climate. Millions of people depend heavily on it for their livelihoods. Although rich in natural resources, the region is still underdeveloped, with serious social problems. In this context, the forest sector has a critical role to play in economic, social and environmental development. Operating under intense public scrutiny, forest companies become pressured to manage often contradictory interests of various stakeholder groups and to rethink their business strategies. Corporate Social Responsibility (CSR) is a general model that structures the responsible use of corporate power and social involvement of companies. CSR initiatives could contribute to the socio-economic development of the region and to the protection of the exploited ecosystems. The Internet has become a popular vehicle for companies to communicate with stakeholders, manage their perceptions and to gain legitimacy for corporate activities. It is relevant to identify those for whom the companies communicate and what motivates the disclosure, as well as to analyze and critically discuss it. The CSR content on the websites of 37 forestry companies with activities in the Congo Basin was analyzed. The results suggest a relationship between discourse and the geographical origin of the companies. Western firms stand out as being more outreach than Asian and African firms, because their stakeholders have higher social and environmental demands. Greater emphasis is placed on the environmental dimension than on the socio-economic dimensions, which may be related to the high environmental sensitivity of the forestry sector, placing it under more scrutiny. Directed primarily to shareholders, export markets, and nongovernmental organizations, communications seek to build reputation and to override those affected by logging activities. Disclosures are constructed by exalting aspects of positive social and environmental impact and deliberately ignoring negative externalities. The disclosure becomes a tool to morally legitimize business activities and the search for profit within the current economic paradigm.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.subjectResponsabilidade socialpt_PT
dc.subjectEmpresaspt_PT
dc.subjectDesenvolvimento sustentávelpt_PT
dc.subjectFlorestaspt_PT
dc.subjectIndústria florestalpt_PT
dc.subjectPolítica ambientalpt_PT
dc.subjectAnálise de conteúdopt_PT
dc.subjectBacia do Congopt_PT
dc.subjectCorporate Social Responsibilitypt_PT
dc.subjectCongo Basinpt_PT
dc.subjectForestry sectorpt_PT
dc.subjectContent analysispt_PT
dc.titleDivulgação da Responsabilidade Social Empresarial no setor florestal da Bacia do Congopt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameDissertação de Mestrado em Gestão/MBA apresentada à Universidade Abertapt_PT
Aparece nas colecções:Mestrado em Gestão/MBA / Master's Degree in Management/MBA - TMG/MBA

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