Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.2/6618
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Victor Paulo Gomes da-
dc.contributor.authorNegas, Mário-
dc.contributor.authorReis, Felipa-
dc.date.accessioned2017-07-28T15:55:22Z-
dc.date.available2017-07-28T15:55:22Z-
dc.date.issued2010-04-15-
dc.identifier.isbn978-989-96656-3-7-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/6618-
dc.description.abstractO e-Learning utiliza tecnologias avançadas de suporte à formação e desenvolvimento dos estudantes. Com esta finalidade pode perguntar-se se as aplicações de micro-blogging utilizadas nas redes sociais podem desempenhar um papel importante, desde que os professores lhe dêem o melhor uso e estudantes as interpretem como ferramenta didáctica. O The Economist promoveu um debate online sobre o valor da utilização das redes sociais na educação, tendo as opiniões variado de perda de tempo e motivo de distracção das metas académicas a factor valorizador ("Economist debates: Social networking", 2008). O objectivo deste estudo teórico é a análise do possível contributo das redes sociais na aprendizagem em ambiente e-Learning. O estudo também aborda o relativamente recente movimento das instituições de ensino superior presencial na adopção de aplicações como o Facebook e Twitter, ou outros recursos deste tipo, como forma de divulgação de informação institucional e captura de novos alunos. Estas aplicações permitem uma comunicação mais próxima com o aluno. Assim sendo, para Mazer et al. (2007) a utilização das redes sociais por parte do professor pode aumentar a motivação nos estudantes e melhorar o relacionamento entre alunos, contribuindo favoravelmente para o desempenho académico destes.pt_PT
dc.description.abstractE-Learning uses advanced technologies for the development of the students’ knowledge. For this purpose, it should be questioned if the applications that support micro-blogging, used in social networks, can play a positive role, as long as professors give them the optimal use and students interpret them as didactic tools. The Economist promoted an online debate concerning the value of social networks in education, and got diverse opinions, from “loss of time” and “ motive for deflection from the academic goals” to “enabling factor” (“Economist debates: Social networking ", 2008). The main goal of this theoretical study is to analyze the possible contributions of the social networks to the process of teaching/learning in e-Learning environment. Related to this, the present study refers to the relatively recent movement of the traditional institutions of higher education towards the adoption of applications as Facebook and Twitter, or other resources of this type, as a device to spread institutional information and reach potential students. In fact, these applications allow a close communication with the students and, based on this, Mazer et al. (2007) refer that the use of the social networks on the part of the professor can increase the students’ motivation and improve the relationship among them, thus contributing positively for their academic performance.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.subjectPlataformas de redes sociaispt_PT
dc.subjectElearningpt_PT
dc.subjectRedes sociais na educaçãopt_PT
dc.subjectFacebookpt_PT
dc.subjectEnsino universitáriopt_PT
dc.subjectSocial network platformspt_PT
dc.subjectSocial networks in educationpt_PT
dc.subjectFacebookpt_PT
dc.subjectHigher educationpt_PT
dc.titleContributo das redes sociais na aprendizagem em ambiente e-learning: o software socialpt_PT
dc.typeconferenceObjectpt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
degois.publication.firstPage1pt_PT
degois.publication.lastPage14pt_PT
degois.publication.titleI International Conference “Learning and Teaching in Higher Education”pt_PT
degois.publication.locationÉvorapt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
Aparece nas colecções:Gestão e Economia - Comunicações em congressos, conferências e seminários / Communications in congresses, conferences

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Artigo final Mário-Évora.pdf744,6 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.