Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.2/6618
Título: Contributo das redes sociais na aprendizagem em ambiente e-learning: o software social
Autor: Silva, Victor Paulo Gomes da
Negas, Mário
Reis, Felipa
Palavras-chave: Plataformas de redes sociais
Elearning
Redes sociais na educação
Facebook
Ensino universitário
Social network platforms
Social networks in education
Facebook
Higher education
Data: 15-Abr-2010
Resumo: O e-Learning utiliza tecnologias avançadas de suporte à formação e desenvolvimento dos estudantes. Com esta finalidade pode perguntar-se se as aplicações de micro-blogging utilizadas nas redes sociais podem desempenhar um papel importante, desde que os professores lhe dêem o melhor uso e estudantes as interpretem como ferramenta didáctica. O The Economist promoveu um debate online sobre o valor da utilização das redes sociais na educação, tendo as opiniões variado de perda de tempo e motivo de distracção das metas académicas a factor valorizador ("Economist debates: Social networking", 2008). O objectivo deste estudo teórico é a análise do possível contributo das redes sociais na aprendizagem em ambiente e-Learning. O estudo também aborda o relativamente recente movimento das instituições de ensino superior presencial na adopção de aplicações como o Facebook e Twitter, ou outros recursos deste tipo, como forma de divulgação de informação institucional e captura de novos alunos. Estas aplicações permitem uma comunicação mais próxima com o aluno. Assim sendo, para Mazer et al. (2007) a utilização das redes sociais por parte do professor pode aumentar a motivação nos estudantes e melhorar o relacionamento entre alunos, contribuindo favoravelmente para o desempenho académico destes.
E-Learning uses advanced technologies for the development of the students’ knowledge. For this purpose, it should be questioned if the applications that support micro-blogging, used in social networks, can play a positive role, as long as professors give them the optimal use and students interpret them as didactic tools. The Economist promoted an online debate concerning the value of social networks in education, and got diverse opinions, from “loss of time” and “ motive for deflection from the academic goals” to “enabling factor” (“Economist debates: Social networking ", 2008). The main goal of this theoretical study is to analyze the possible contributions of the social networks to the process of teaching/learning in e-Learning environment. Related to this, the present study refers to the relatively recent movement of the traditional institutions of higher education towards the adoption of applications as Facebook and Twitter, or other resources of this type, as a device to spread institutional information and reach potential students. In fact, these applications allow a close communication with the students and, based on this, Mazer et al. (2007) refer that the use of the social networks on the part of the professor can increase the students’ motivation and improve the relationship among them, thus contributing positively for their academic performance.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.2/6618
ISBN: 978-989-96656-3-7
Aparece nas colecções:Gestão e Economia - Comunicações em congressos, conferências e seminários / Communications in congresses, conferences

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Artigo final Mário-Évora.pdf744,6 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.