Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10400.2/6614
Title: Cursos EFA: alternativas curriculares no distrito de Lisboa: percursos de investigação
Author: Silva, Rogério Simões da
Seabra, Filipa
Keywords: Educação e formação de adultos
Competências
Desenvolvimento curricular
Formação docente
Práticas pedagógicas
Adult education and training
Competencies
Curricular development
Teacher training
Pedagogical practices
Issue Date: 2017
Publisher: Galoà
Citation: Silva, Rogério Simões da; Seabra, Filipa - Cursos EFA: alternativas curriculares no distrito de Lisboa: percursos de Investigação. In. A. F. Moreira, [et al.], org. - Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares, 3, Praia, 2017 - "Educação, Formação e Crioulidade [Em linha]: atas". [S.l.]: Goloà, 2017. 11 p.
Abstract: A presente investigação tem como objetivos: a) Analisar criticamente o panorama nacional e internacional ao nível das políticas de educação e formação de adultos; b) Caracterizar perspetivas de professores face aos conteúdos dos cursos EFA de nível secundário, e as suas práticas de gestão curricular dos mesmos; c) Descrever o perfil de formação inicial e contínua dos professores dos cursos EFA de nível secundário, bem como as perspetivas desses professores sobre as suas necessidades de formação, e D) Compreender as práticas docentes levadas a cabo pelos professores dos cursos EFA de nível secundário e a sua relação com os resultados dos formandos; contextualizando-se no Distrito de Lisboa. Propomo-nos apresentar o projeto de investigação em curso, com destaque para o design metodológico e o processo e resultado da elaboração e validação de instrumentos de recolha de dados, concretamente, entrevistas semiestruturadas a diversos atores, e inquérito por questionário a professores de curso
The research we present aims to: a) Analyze critically the national and international panorama in the policies of adult education and training; b) Characterize teachers’ perspectives regarding the contents of secondary level Adult Education and Training (EFA) courses, and their curricular management practices; c) Describe the initial and continuing teacher training profile of the secondary level EFA courses’ teachers, as well as the teachers perspective on their training needs; and d) Understand the teaching practices carried out by the EFA courses teachers and their relation with the results of the trainees; in the context of the District of Lisbon (Portugal). We propose to present the ongoing research project, highlighting the methodological design and the process and result of the elaboration and validation of data collection instruments, namely: semistructured interviews with several actors and questionnaire survey to teachers of secondary level scholar EFA courses.
Description: Colóquio realizado em Cabo Verde, Praia, de 6-7 de julho de 2017
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.2/6614
Publisher Version: https://proceedings.galoa.com.br/coloquio/trabalhos/cursos-efa-alternativas-curriculares-no-distrito-de-lisboa-percursos-de-investigacao
Appears in Collections:Ciências da Educação - Comunicações em congressos, conferências, seminários/Communications in congresses, conferences, seminars

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Silva_Seabra.pdf137,41 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.