Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.2/659
Título: A gestão de recursos humanos docentes na administração e gestão educacional: marketing interno como modelo de abordagem
Autor: Oliveira, Ana Rita Ferreira de
Orientador: Barreto, Maria Antónia
Palavras-chave: Administração do ensino
Gestão de pessoal
Recursos humanos
Professores
Marketing
Sucesso escolar
Técnicas de gestão
Human resources management
Internal Marketing
Human resources
Teaching Staff
Administration and school management
Data de Defesa: 2007
Citação: Oliveira, Ana Rita Ferreira de - A gestão de recursos humanos docentes na administração e gestão educacional [Em linha] : marketing interno como modelo de abordagem. Lisboa : [s.n.], 2007. VIII, 159 p.
Resumo: Resumo - O tema é inspirado na temática do “Sucesso no Ensino” e do melhoramento efectivo das práticas educativas. Pretende distinguir o valor da força humana docente como um factor crítico de sucesso na educação. Realça o professor como força de trabalho que necessita de ser apoiada por uma Gestão de Recursos Humanos (GRH) estrategicamente pensada na rentabilização do potencial humano, suportada em políticas que acentuem o seu valor e que acrescentem significado às suas acções. Faz-se uma menção sucinta do conceito de GRH no mundo empresarial, pois este meio possui um vasto historial evolutivo e um grande número de processos consagrados nesta área. A parte central do trabalho recai na interpretação cuidada do contexto de Administração e Gestão Escolar e o seu enquadramento nas políticas de GRH – sem que as especificidades das escolas sejam descuradas. O Marketing interno é apresentado como modelo estratégico da GRH. Neste âmbito, é definida a concretização dos objectivos da escola/educação a partir do recurso à força humana docente. Prevê, como ponto de partida, para a aplicação de medidas de motivação e apoio dos docentes, a promoção das relações de trabalho, entre pares e entre os vários níveis de hierarquia. O trabalho de pesquisa de campo utilizou a metodologia de investigação de inquérito por questionário para a recolha dos dados necessários para a exploração do objectivo do trabalho “Analisar o nível de formalidade das políticas de GRH Docentes, numa perspectiva de Marketing Interno”
Résumé - Le sujet est inspire dans la thématique du « Succès dans Enseignement » et de l’amélioration effective des pratiques éducatives. Il prétend distinguer la valeur de la force humaine des professeurs enseignant comme un facteur critique de succès de l’éducation. Il donne de l’importance au enseignant comme une force de travail qui a besoin d’être soutenu para une Gestion de Ressources Humaines (GRH), stratégiquement pensée dans la rentabilisation du potentiel humain, supportée dans des politiques qui accentuent leur valeur et qui ajoutent de la signification à leurs actions. On fait une mention succincte du concept de GRH dans le monde d’entreprise, donc ce moyen possède un vaste historique évolutif et un grand nombre de processus consacrés dans ce secteur. La Partie centrale de ce travail retombe dans l’interprétation soignée du contexte d’Administration et de Gestion Scolaire et son encadrement dans les politiques de GRH – sans que les spécificités des écoles soient négligées. Le Marketing Interne est présenté comme un modèle stratégique de GRH. Dans ce contexte, on défend la concrétisation des objectifs de l’école/éducation à partir du recours à la force humaine enseignante. Il prévoit comme point de départ pour l’application de mesures de motivation et d’aide des professeurs, la promotion des relations de travail, entre des égaux et entre les plusieurs niveaux de hiérarchie. Le travail de recherche de champ a utilisé la méthodologie de recherche d’enquête par questionnaire pour la collecte des données nécessaires pour l’exploration de l’objectif du travail « Analyser le niveau de formalité des politiques de GRH Enseignantes, dans une perspective de Marketing Interne »
Abstract - The theme is inspired by the topic of “Success in Teaching” and effective improvement of the educational practices. It intends to outline the teaching staff’s value as a factor of success in education. It highlights the teacher as a labour force that requires the support of a Human Resources Management (HRM), strategically thought of to maximize the human potential, reinforced by policies that accentuate their worth and add meaning to their actions. A brief of the HRM in the business world is made, since it involves a broader evolutional history and a large number of files established in this area. The central part of the work is focused on the thorough interpretation of the context of the Administration and School Management and how it fits in with HRM policies-without being detrimental to the school’s central policies. The internal Marketing is presented as HRM’s strategic model. Within this context, the school’s education goals are promoted through human labour as a resource. As a starting point to the enforcement of motivational measures and support to the teaching staff, the working relationship amongst peers and the different levels of hierarchy, is encouraged. The field research work used the enquiry through questionnaire as a research method to gather the required data to explore the goal of the work “Analyse the formality level of the Teaching Staff’s HRM politics, within an Internal Marketing perspective”
Descrição: Dissertação de Mestrado em Administração e Gestão Educacional apresentada à Universidade Aberta
URI: http://hdl.handle.net/10400.2/659
Aparece nas colecções:Mestrado em Administração e Gestão Educacional / Master's Degree in Administration and Educational Management - TMAGE

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
LC266.pdf1,32 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.