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Título: FAZENDinho : um suplemento de açorianidade e sustentabilidade nas escolas do Ensino Básico da Região Autónoma dos Açores
Autor: Mendes, Rita Susana Diogo Rosa
Orientador: Azeiteiro, Ulisses
Nicolau, Paula Bacelar
Palavras-chave: Educação ambiental
Desenvolvimento sustentável
Literatura infantil
Açorianidade
Publicações periódicas
Educação formal
Educação não formal
Açores
Formal and non formal education
Environmental education
Education for sustainable development
Azorianity
Supplement for children
FAZENDinho
Data de Defesa: 12-Jun-2017
Citação: Mendes, Rita Susana Diogo Rosa - FAZENDinho [Em linha]: um suplemento de açorianidade e sustentabilidade nas escolas do Ensino Básico da Região Autónoma dos Açores. [S.l.]: [s.n.], 2017. 108 p.
Resumo: O “FAZENDinho – o Fazendo dos pequeninos”, publicado desde dezembro de 2014, é o suplemento para crianças da publicação mensal “Fazendo – o boletim do que por cá se faz”, que sai às ruas dos Açores desde 2008. Ambos são gratuitos, comunitários, não lucrativos e politicamente independentes. A missão do FAZENDinho é proporcionar momentos de diversão, sensibilização, cultura e aprendizagem lúdica e criativa, na exploração de temáticas, maioritariamente, relacionadas o património natural e cultural dos Açores, sob uma lente de Sustentabilidade. Em agosto de 2011, a Secretaria e a Direção Regional de Educação e Formação dos Açores publica o Referencial Curricular para a Educação Básica na Região Autónoma dos Açores, cujos temas transversais são o Desenvolvimento Sustentável e a Açorianidade, porque o conhecimento é fator indispensável à preservação do Património. Porém, se por um lado, no papel estão definidas intenções, por outro e muitas vezes, estas são atropeladas pela força da exigência dos conteúdos programáticos, que não deixa aos professores disponibilidade para preparar materiais não obrigatórios com conteúdos não avaliados. Com este estudo, pretendeu-­‐se melhorar a produção do FAZENDinho e, ainda, perceber se fará sentido este material, de comunicação e educação não formal, ser adotado como ferramenta na educação formal e que resultados poderão ser esperados. Para esse efeito, foi aplicada uma metodologia mista quantitativa e qualitativa (questionários e entrevistas). Após a exploração orientada deste suplemento, na disciplina de Desenvolvimento Pessoal e Social em turmas do segundo ciclo, foram aplicados questionários aos alunos e entrevistas aos professores envolvidos. Com a análise dos resultados aspira-­‐se a inovação em termos de conteúdos e respetivas formas de exploração do FAZENDinho, bem como a partilha de saberes e materiais entre a educação formal e não formal, com vista a um melhor desenvolvimento da Educação para o Desenvolvimento Sustentável dos jovens açorianos.
The "FAZENDinho -­ Fazendo of the little ones", published since December of 2014, is the supplement for children of the monthly publication "Fazendo - the bulletin of what is done here", which has been distributed in Azorean streets since 2008. Both are free, Non-profit and politically independent. FAZENDinho's mission is to provide moments of fun, sensitization, culture, playful and creative learning in the exploration of themes, mainly related to the natural and cultural heritage of the Azores, under a lens of Sustainability. In August 2011, the Azorean Regional Education Secretary published the Curricular Framework for Basic Education in the Autonomous Region of the Azores, which cross-­‐cutting themes are Sustainable Development and Azorianity, because knowledge is an indispensable factor for preservation of the Patrimony. However, if on one hand, intentions are defined on the other, and often, these are run over by the force of the program content requirements, which not leave teachers available to prepare non-­‐compulsory materials with unvalued content. With this study, it was intended to improve the production of the FAZENDinho and also to see if this material will make sense, of communication and non-­‐formal education, be adopted as a tool in the formal education and what results can be expected. For this purpose, a mixed quantitative and qualitative methodology was applied (questionnaires and interviews). After the guided exploration of this supplement, in the 5th and 6th grade of Personal and Social Development subject, questionnaires were applied to the students and interviews to the teachers involved. With the analysis of the results, it is hoped to innovate in terms of content and respective forms of exploitation of the FAZENDinho, as well as the sharing of knowledge and materials between formal and non-­‐formal education, with a view to a better development of Education for Sustainable Development of Azorean youth.
URI: http://hdl.handle.net/10400.2/6584
Designação: Dissertação de Mestrado em Cidadania Ambiental e Participação apresentada à Universidade Aberta
Aparece nas colecções:Mestrado em Cidadania Ambiental e Participação / Master's Degree in Environmental Citizenship and Participation - TMCAP

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