Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.2/656
Título: Concepções e lógicas de acção de educadores de infância itinerantes: aposta numa educação pré-escolar de qualidade?
Autor: Louro, Ana Manuela Santos
Orientador: Dias, Mariana da Conceição
Palavras-chave: Educação pré-primária
Projetos de educação
Serviços educativos itinerantes
Professores itinerantes
Programas pré-escolares
Data de Defesa: 2007
Citação: Louro, Ana Manuela Santos - Concepções e lógicas de acção de educadores de infância itinerantes [Em linha] : aposta numa educação pré-escolar de qualidade?. Lisboa : [s.n.], 2007. 2 vol.
Resumo: Resumo - Este estudo tem como objectivo analisar um programa de educação de infância instituído para abranger crianças que vivem em zonas rurais de população dispersa: a Educação Itinerante. Pretendemos, essencialmente, perceber se esta aposta na educação não formal, se traduz numa acção educativa globalizada, localmente contextualizada, susceptível de contribuir para o sucesso educativo. A razão deste trabalho resultou da escassez de estudos organizacionais e publicações nesta área e da nossa preocupação com as questões de equidade social e educativa. Reconhecemos que as comunidades rurais, isoladas e de populações dispersa podem cair constrangimentos ao desenvolvimento e à integração escolar das crianças. Quisemos, por isso, conhecer as dinâmicas pedagógicas e organizacionais promovidas pela educação itinerante para ultrapassar essas dificuldades. Para atingir esse objectivo realizamos um estudo de natureza qualitativa que envolveu a realização de entrevistas a dez educadoras que exercem ou exerceram funções na Educação Itinerante, em quatro concelhos da zona oeste do distrito de Lisboa. Deste estudo conclui-se que a Educação Itinerante possibilita o acesso de um maior número de crianças à Educação Pré-escolar. A interacção com o meio é uma das estratégias, por excelência, a que as docentes recorrem, conseguindo uma grande receptividade e participação. Este processo de colaboração/participação de pais e comunidades tem também impacto positivo na “educação de adultos”, promovendo novas competências e expectativas face à educação. Desta forma, cremos poder afirmar que a Educação Itinerante é uma aposta na Educação Pré-escolar de qualidade
Résumé - Le principal but de cette étude est celui de faire l’analyse d’un programme d’éducation maternelle, établi pour atteindre les enfants qui habitent des régions rurales dans lesquelles la population se trouve dispersée, c’est-à-dire, l’éducation itinérante. Nous essayons essentiellement de comprendre si ce pari dans l’éducation non formelle se traduit dans une action éducative globalisée, qui soie localement focalisée et capable de donner sa contribution au succès éducatif. La raison de ce travail résulte de l’insuffisance d’études et de publications sur ce sujet et de notre préoccupation avec les questions d’équité sociale et éducative. Nous reconnaissons que les communautés rurales et isolées, dont la population soie dispersée, peuvent créer des contraintes au développement et à l’intégration scolaire des enfants. C’est pour ça que nous avons voulu connaître les forces pédagogiques et organisationnelles assurées par l’éducation itinérante pour dépasser ces difficultés. Pour atteindre ce but, nous avons accompli une étude qualitative qui a engagé des interviews à dix maîtresses de la maternelle qui travaillent actuellement ou bien ont déjà travaillé dans l’éducation itinérante, parmi quatre communes de la région ouest de Lisbonne. Avec cette étude, nous pouvons conclure que l’éducation itinérante rend possible l’accès d’un plus grand nombre d’enfants à l’école maternelle. L’interaction avec l’environnement est la principale manoeuvre utilisée par les maîtresses, avec laquelle elles gagnent une grande réceptivité et participation. Ce moyen de collaboration et de participation des parents des enfants et du reste des communautés apporte un impact très positif dans « l’éducation des adultes », car il propose des perspectives et de nouvelles compétences à l’éducation. Donc, nous estimons pouvoir assurer que l’éducation itinérante est une modalité de l’éducation maternelle de qualité
Abstract - The purpose of this study is to analyse a program of childhood education initiated to include children living in rural areas of disseminated population: the Itinerant Education. Essentially, our aim is to understand whether this bet in the non-formal education may be a global educational action, locally contextualised, and which may contribute to the educational success. The reason for this work resulted from the lack of organizational studies and publications in this area and from our concern with the issues regarding social and educational equity. We are aware that the rural isolated communities and with disseminated population may origin constraints to the development and scholar integration of children. Thus, we wanted to know the pedagogic and organizational dynamics promoted by the Itinerant Education in order to overcome those difficulties. To achieve that purpose we carried out a study of qualitative nature which involved the interviews to ten preschool teachers who perform duties in Itinerant Education in four countries of the western area of the Lisbon district. From this study we may conclude that Itinerant Education enables the access of a larger number of children to the Preschool education. Interaction with the milieu is one of the strategies used by teachers and they are attaining a huge receptivity and participation. This process of parents and communities collaboration/participation has also a positive impact on “adult education” promoting new competences and prospects concerning education. In this way we believe we may state that Itinerant Education is a preschool education modality of quality
Descrição: Dissertação de Mestrado em Administração e Gestão Educacional apresentada à Universidade Aberta
URI: http://hdl.handle.net/10400.2/656
Aparece nas colecções:Mestrado em Administração e Gestão Educacional / Master's Degree in Administration and Educational Management - TMAGE

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