Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.2/655
Título: A (in)satisfação dos docentes do 1º Ciclo perante a constituição do agrupamento de escolas: estudo de caso no Concelho de Vila Franca de Xira
Autor: Galhardo, Nuno Miguel de Oliveira
Orientador: Grave-Resendes, Lídia
Palavras-chave: 1º Ciclo
Ensino básico
Agrupamento de escolas
Educação
Inquéritos
Planeamento e administração da educação
Professores
Satisfação
Data de Defesa: 2007
Citação: Galhardo, Nuno Miguel de Oliveira - A (in)satisfação dos docentes do 1º Ciclo perante a constituição do agrupamento de escolas [Em linha] : estudo de caso no Concelho de Vila Franca de Xira. Lisboa : [s.n.], 2007. XIII, 336 p.
Resumo: A presente investigação, tendo como objecto de estudo o 1º ciclo do ensino básico, pretende dar a conhecer até que ponto, os professores deste nível de ensino se encontram satisfeitos com a constituição de agrupamentos de escolas, com a entrada de um novo modelo de gestão, regulamentado pelo Decreto-Lei 115-A/98. Assim, começámos, numa primeira fase, por fazer uma retrospectiva histórica sobre os modelos de gestão do Ensino Primário, actual 1º ciclo do ensino básico, desde a implementação da República até aos nossos dias. Ao longo deste período, assistiu-se a momentos de desconcentração e de descentralização da administração deste nível de ensino, como acontecera no início da República e com o nascimento da democracia, em 1974. Porém, também fruto dos ideais políticos da época, como os do Estado Novo, a administração do Ensino Primário assistiu também a momentos de grande concentração e de grande centralização. Uma vez conhecido o historial da administração e da gestão do Ensino Primário/1º ciclo, debruçámo-nos sobre as principais teorias que estão na base da satisfação/insatisfação profissional. Teorias como as de Maslow, de Herzberg, de McClelland, Vroom e de Locke foram imprescindíveis para se conhecerem os factores que conduzem a sentimentos de satisfação/insatisfação. Retratámos ainda nesta parte teórica, alguns indicadores de insatisfação profissional docente e o seu impacto. Numa segunda fase, na parte empírica da nossa investigação, adoptámos técnicas e modelos qualitativos de investigação. Através da realização de sete entrevistas a docentes de duas escolas do 1º ciclo, pertencentes ao quadro, obtivemos dados que nos levam a tirar várias conclusões, das quais podemos destacar as seguintes: Apesar de encontrar benefícios na constituição do agrupamento de escolas, no que respeita à partilha de recursos educativos, à abertura de mentalidades, instalando-se um espírito de colegialidade entre os docentes das escolas do agrupamento, a maioria dos docentes demonstra insatisfação com outros aspectos. São eles, o aumento da burocracia, a perda de autonomia quer no processo de decisão, quer na resolução de problemas, o excesso de controlo por parte do Conselho Executivo, a baixa representatividade nos órgãos de gestão que faz com que o 1º ciclo esteja sempre em minoria quando comparado com os outros níveis de ensino seguintes, entre outros. A alteração destes factores foi apontada pela maioria das docentes entrevistadas como determinante da sua satisfação
Cette investigation, en ayant le 1er cycle d’études comme object d’étude, prétend montrer, si les professeurs de ce niveau d’enseignement sont satisfaits de la constitution des groupements d’écoles, à l’entrée d’un nouveau modèle de gestion, créé par le décret-loi nº 115-A/98. D’abord, on a dû faire une rétrospective historique des modèles de gestion de l’enseignement primaire, maintenant 1er cycle de l’enseignement basique, depuis l’implantation de la République jusqu’à nos jours. Pendant cette période, on a assisté à des moments de déconcentration et de décentralisation de l’administration de ce niveau d’enseignement, comme il s’est au début de la République et au début de la démocracie, en 1974. Cependant, fruit des idéaux politiques de l'époque, comme ceux de L’État Nouveau, l’administration de l’enseignement primaire a assisté à des moments de grande concentration et de grande centralisation. Après la connaissance de l’histoire de l’administration et de la gestion de l’enseignement primaire/1er cycle, on a étudié les principales théories qui servent de base à l’étude de la satisfaction/insatisfaction professionnelle: Quelques théories comme celles de Maslow, d’Herzberg, de McClelland, de Vroom et de Locke ont été très importantes pour qu’on puisse connaitre les facteurs qui provoquent des sentiments de satisfaction/insatisfaction. Nous avons encore étudié des indicateurs d’insatisfaction professionnelle et leur impact. Dans une seconde phase de notre investigation, en partie empirique, nous avons adopté des techniques et des modèles qualitatifs de recherche. À travers la réalisation de sept interviews avec des professeurs agrégés de deux écoles du 1er cycle, nous avons obtenu des données qui nous amènent à conclure que: Malgré les bénéfices de la constitution du groupement d’écoles, trouvés par les enseignants questionnés, en ce qui concerne le partage de ressources éducatives, à l’ouverture de mentalités, en s’installant un esprit de collégialité entre les professeurs des écoles du groupement, la majorité des enseignants démontre de l’insatisfation avec d’autres aspects: l'augmentation de la bureaucratie, la perte d'autonomie soit dans la procédure de décision, soit dans la résolution de problèmes, de l'excès de contrôle de la part du Conseil Exécutif, et la basse représentativité dans les équipes de gestion. Le 1er cycle est toujours une minorie quand on le compare aux niveaux d’enseignement suivants. La modification de ces facteurs a été indiquée par la majorité des professeurs questionnés comme déterminant de leur satisfaction
This investigation, having as a goal the Primary School study, intends to give to know until point this level teachers are satisfied with the grouping of schools constitution, with the entrance of a new model of management, regulated by the Act 115- A/98. Therefore we started, in a first phase, doing a historical retrospective about the Primary School management models, actual 1st Cycle of Basic Education since the Republic Implementation until our days. Along this period, we watched some moments of distraction and decentralization of the administration of this education level, as it happens at the beginning of the Republic and with the birth of Democracy in 1974. However, also fruit of the politician’s ideals of the time, as of the New State, the primary education administration, it also attended moments of great concentration and centralization. A time known the account of the administration and the management of Primary Education we study the main theories that are in the base of the professional satisfaction/dissatisfaction. Theories as the ones of Maslow, Herzberg, McClelland, Vroom and Locke were essential to know the factors that lend the feelings of satisfaction/dissatisfaction. We still portrayed in this theoretical part, some pointers of teaching professional dissatisfaction and its impact. In one second phase, in the empirical part of our inquiry, we adopted qualitative techniques and models of inquiry. Through the accomplishment of seven interviews to teachers of two schools of the 1st cycle education who belong to the staff, we got a data that take them to take off some conclusions of which we can detach the following ones: Although we find benefits in the grouping of school constitution, in what it respects to the sharing of educative resources, to the opening of mentalities, installing a spirit of partnership between the teachers of the schools grouping, the majority of the teachers demonstrate dissatisfaction with other aspects. Are they, the increase of the bureaucracy, the loss of autonomy whether in the decision process or in the resolution of problems, the excess of control on the part of the executive management, the low representation in the management that it makes that the 1st cycle education is always in minority when compared with the other following levels, among others. The attention of these factors was pointed by the majority of the interviewed teachers as determinative of its satisfaction
Descrição: Tese de Mestrado em Administração e Gestão Educacional apresentada à Universidade Aberta
URI: http://hdl.handle.net/10400.2/655
Aparece nas colecções:Mestrado em Administração e Gestão Educacional / Master's Degree in Administration and Educational Management - TMAGE

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