Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.2/654
Título: Gestão de conflitos: a percepção dos alunos do 1ºCiclo no Concelho do Seixal
Autor: Rosa, Carla Filipa Fernandes
Orientador: Grave-Resendes, Lídia
Palavras-chave: Ensino básico
1º Ciclo
Alunos
Atitude
Conflito
Educação
Mediação
Perceção
Resolução de problemas
Violência
Data de Defesa: 2007
Citação: Rosa, Carla Filipa Fernandes - Gestão de conflitos [Em linha] : a percepção dos alunos do 1º Ciclo no Concelho do Seixal. [Lisboa : s.n., 2007]. 161 p.
Resumo: Um olhar unilateral linear tendo em conta o conflito leva a escola a ser regularmente notícia, não pelo seu papel educativo e formativo mas sim pelos acontecimentos de indisciplina e violência a que todos os intervenientes desta instituição são sujeitos. O conflito é visto como sendo algo que pertence ao ser humano e dele faz parte integrante ao seu crescimento moral e emocional. Assim o presente trabalho pretende abordar e contextualizar o conflito em contexto escolar, saber qual a percepção dos alunos do 1º Ciclo do concelho do Seixal sobre o conflito através da análise dos alunos e apresentar formas e estratégias de resolução dos mesmos. Contudo é preciso saber que o conflito pode ser um processo construtivo para o desenvolvimento do aluno. No entanto é necessário que o aluno saiba identificá-lo e mais importante ainda é que o aluno consiga geri-lo de forma positiva contribuindo assim para o seu desenvolvimento pessoal, moral e social. Em síntese o mais importante desta problemática consiste na construção de projectos de intervenção educativa que, com a participação activa dos alunos e da comunidade escolar, possibilitem um ambiente agradável e que esses conflitos em que são envolvidos proporcionem experiências positivas na sua resolução
En ayant comme regard linéaire et en tenant compte le conflit, emmène l’école à être régulièrement observée, pas uniquement par son rôle éducatif et formatif mais surtout par les événements d’indiscipline et de violence auxquels sont sujets tous les intervenients. Le conflit est vu comme quelque chose qui appartient à l’être humain et faire de lui une partie essentielle de son croissement moral et émotionnel. Ce projet à la intention d’approcher et mettre dans un contexte le conflit dans une question scolaire, de savoir la perception de l’étudiant primaire de la province du Seixal au sujet du conflit par l’intermédiaire de l’analyse étudiants et pour montrer des manières et des stratégies de les résoudre. Ainsi ce travail a comme objectif atteindre et contextualiser le conflit, ainsi que présenter des différentes manières et analyses et proposer des stratégies pour une utilisation constructive. Surtout, il faut savoir que ce conflit peut être un processus constructif pour le développement de l’élève. Cependant, il faut que l’élève le sache identifier et encore plus important c’est que l’élève soit capable de le gérer de façon positive et ayant ainsi une contribution pour son développement personnel, moral et social. Le plus important de ce problème est basée dans la construction des projets éducatifs d’intervention avec les étudiants et la participation de la communauté scolaire qui peut donner un environnement plaisant et qui ces conflits peuvent donnent de bonnes expériences dans sa propre résolution
A linear unilateral look concerning the conflict which puts the school usually in the news, not only for its educative and formative role but also for indiscipline and violence regarding all the agents of this institution. The conflict is known as something which belongs to the human being and it’s an integral part of its moral and emotional growth. Therefore this work intends to approach and contextualize the conflict in a school matter, to know the Seixal Primary student’s perception about conflict through the student’s analysis and to show ways and strategies to solve them. However it’s necessary to know that the conflict could be a constructive process for student’s development. Although it’s important that students can identify it and it’s even more important that they can manage it in a good way for their personal, moral and social development. Hence the most important thing regarding to this problem is based in the construction of educative intervention projects with student’s and school community participation which can give a pleasant environment and these conflicts can give good experiences in its own resolution
URI: http://hdl.handle.net/10400.2/654
Aparece nas colecções:Mestrado em Administração e Gestão Educacional / Master's Degree in Administration and Educational Management - TMAGE

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