Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.2/653
Título: Programa integrado de educação e formação (PIEF): um contributo para a (re)integração de jovens no sistema educativo: estudo de caso
Autor: Felício, Luís Fernando Pinto
Orientador: Serra, Fernando
Palavras-chave: Educação
Programas educativos PIEF (Programas)
Igualdade de oportunidades
Estudo de casos
Equality of opportunities
School exclusion
Organizational structure
Participatve management
Change
Data de Defesa: 2007
Citação: Felício, Luís Fernando Pinto - Programa integrado de educação e formação (PIEF) [Em linha] : um contributo para a (re)integração de jovens no sistema educativo : estudo de caso. Lisboa : [s.n.], 2007. 201 p.
Resumo: O Programa Integrado de Educação e Formação (PIEF) é uma medida educativa que actua de forma transversal nas três vertentes de educação, formação e na parte social, permitindo a (re) integração social e escolar de jovens e a consequente igualdade de oportunidades. A estrutura organizacional do PIEF é uma estrutura inovadora onde os valores como a colaboração e a gestão participativa no seio de toda a equipa de trabalho técnico-pedagógica são apanágio de uma organização que funciona em rede através do estabelecimento de parcerias. Propomo-nos, neste trabalho, realizar um estudo de caso de um PIEF na região de Lisboa através da análise do seu funcionamento e divulgar o contributo deste programa para o combate de fenómenos como o abandono escolar e o consequente trabalho infantil. Na parte teórica deste trabalho fazemos alusão à mudança no sistema educativo português nos últimos cinquenta anos, às políticas educativas de combate à exclusão escolar e descrevemos a organização PIEF através das etapas da apresentação, do diagnóstico e da intervenção. No trabalho de campo, procedemos à análise e interpretação dos dados recolhidos através de entrevistas e questionário a fim de responder às perguntas inicialmente formuladas. Como corolário do nosso trabalho, registamos as conclusões finais sobre o nosso estudo para além de algumas recomendações que julgamos pertinentes
Le Programa Integrado de Educação e Formação (PIEF) est une mesure éducative qui actue d’une forme transversale dans les trois variantes d’éducation, de formation et dans la partie sociale, permettant la (ré) intégration sociale et scolaire des jeunes et la conséquente égalité d’opportunités. La structure organisationelle du PIEF est une structure innovatrice où les valeurs commme la collaboration et la gestion participante au sein de toute l’équipe de travail téchnico-pédagogique sont des caractéristiques d’une organisation qui fonctionne comme un réseau par l’intermédiaire de parténariats. Dans ce mémoire, nous nous proposons de réaliser une étude de cas d’un PIEF dans la région de Lisbonne en analysant son fonctionnement et en divulgant la contribution de ce programme pour le combat de phénomènes comme l’exclusion scolaire et le conséquent travail enfantin. Dans la partie théorique, nous faisons allusion au changement dans le système éducatif portugais pendant les dernières cinquante années, aux politiques éducatives de combat à l’exclusion scolaire et nous décrivons l’organisation PIEF faisant recours aux étapes de la présentation, du diagnostic et de l’intervention. Dans la partie pratique, nous procédons à l’analyse et à l’interprétation des données recueillies avec l’aide des interviews et du questionnaire afin de répondre aux questions initialement formulées. À la fin de notre mémoire, nous registons les conclusions finales de notre étude et quelques recommendations que nous jugeons pertinentes
The Programa Integrado de Educação e Formação (PIEF) is an educacional measure which acts in a transversal way in the three slopes of education, training and in the social area allowing the (re) integration of young students into society and the consequent equality of opportunities. The organizacional structure of PIEF is an innovative one, where values as cooperation and participative management in the group work are features of an organization that works as a net through the establishment of partnerships. In this work, we intend to accomplish a case study of a PIEF in the area of Lisbon through the analysis of its operation and reveal the contribution of this programmme to fight against phenomenas as school dropout and the consequent child labour. In the theoretical part of this work, we refer to the change in the portuguese educational system in the last fifty years, to the educational politics of combat against school exclusion and we describe the organization PIEF through the stages of presentation, diagnosis and intervention. In the field work, we proceed to the analysis and interpretation of data, collected through interviews and questionnaire, in order to answer to the questions initially proposed. As a result of our work, we present the final conclusions of our study besides some recommendations that we judge pertinent
Descrição: Dissertação de Mestrado em Administração e Gestão Educacional apresentada à Universidade Aberta
URI: http://hdl.handle.net/10400.2/653
Aparece nas colecções:Mestrado em Administração e Gestão Educacional / Master's Degree in Administration and Educational Management - TMAGE

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