Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.2/652
Título: O clima de escola visto pelos alunos: um estudo numa escola secundária no Concelho de Odivelas
Autor: Dias, Maria de Lurdes Sousa
Orientador: Grave-Resendes, Lídia
Palavras-chave: Alunos
Ambiente educacional
Cultura organizacional
Educação
Escola
Organização escolar
Perceção
Data de Defesa: 2007
Citação: Dias, Maria de Lurdes Sousa - O clima de escola visto pelos alunos [Em linha] : um estudo numa escola secundária no Concelho de Odivelas. Lisboa : [s.n.], 2007. 2 vol.
Resumo: Com este estudo procurou-se conhecer a percepção dos alunos sobre o clima da sua escola, tendo em conta várias dimensões: o clima de escola, em geral; a percepção da escola, comparativamente com outras escolas; participação nos processos de decisão; satisfação e motivação das pessoas na instituição; clima relacional; clima educativo; clima de segurança; e clima de justiça. O estudo teve como finalidade caracterizar o clima de escola, com base no olhar dos seus alunos e, com base nesse olhar, identificar os pontos fortes e os pontos fracos da organização, com vista ao diagnóstico necessário à definição e fundamentação de estratégias conducentes a uma melhoria da qualidade de vida e da educação, na organização em causa. Para a concretização destes objectivos, efectuou-se um estudo de caso, tendo a investigação incidido numa escola secundária, com terceiro ciclo, no Concelho de Odivelas. Para a realização do estudo, optou-se por uma abordagem conjugada dos paradigmas qualitativo e quantitativo, tendo-se procedido à aplicação de entrevistas exploratórias aos presidentes dos dois principais órgãos de gestão da escola – Assembleia de Escola e Conselho Executivo e à aplicação de um inquérito por questionário aos alunos. A análise dos dados, assim obtidos, indicou existir uma percepção global positiva do clima de escola, em quase todos os aspectos considerados. Neste âmbito, concluiu-se que os alunos têm uma imagem positiva dos professores, consideram existir um bom clima relacional entre alunos e professores e entre os seus pares, bem como um bom clima de justiça. Os resultados demonstraram também, existirem pontos fracos na organização percepcionados pelos alunos, nomeadamente no que diz respeito à sua participação nos processos de tomada de decisão
With this study we aimed at learning how students perceive their school climate, taking into account various aspects: school climate, in general; the perception students have of their school, in comparison with other schools; their participation in decision making processes; degrees of satisfaction and motivation of people in the institution; relationship climate; educational climate; security climate and justice climate. The aim of this study was to define the existing school climate, based on the opinions of its students and, from then on, to identify strengths and weaknesses within the organization, in order to get a diagnosis necessary to define and justify strategies leading to a better quality of life and education, in the targeted organization. To achieve these goals, we decided to undergo a case study. Our investigation target was a secondary school located in the Odivelas district, a region in the suburbs of Lisbon. In this study we chose a qualitative and quantitative paradigm approach, thus we interviewed the presidents of the two most important school executive organs – School Assembly and School Executive Board – and developed a questionnaire which the students were requested to fill out. The analysis of the data obtained revealed a globally positive perception of the school climate, in almost every considered aspect. Therefore, we may conclude that students have a positive image of their teachers; they feel there is a good relationship climate between students and teachers and among their peers, as well as a fair justice climate. Results also showed that students perceive some weak points in the organization, namely in what concerns their participation in decision making processes
Descrição: Dissertação de Mestrado em Administração e Gestão Educacional apresentada à Universidade Aberta
URI: http://hdl.handle.net/10400.2/652
Aparece nas colecções:Mestrado em Administração e Gestão Educacional / Master's Degree in Administration and Educational Management - TMAGE

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