Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.2/647
Título: Religião, elemento fundamental na identidade do grupo dos alunos do Colégio Islâmico de Palmela: um estudo de caso
Autor: Santos, Maria Emília Baptista dos
Orientador: Miranda, Joana
Palavras-chave: Multiculturalismo
Imigração
Grupos minoritários
Islamismo
Crença religiosa
Identidade pessoal
Portugal
Palmela
Data de Defesa: 2006
Resumo: Resumo - Num mundo globalizado a tarefa da preservação e da transmissão da identidade religiosa revela-se uma tarefa particularmente difícil. Inserida no domínio das Relações Interculturais esta pesquisa centra-se na análise de um grupo de oito alunos muçulmanos que frequentam o Colégio Islâmico de Palmela. Este estudo teve como objectivo principal determinar se a identidade religiosa destes alunos constitui um elemento fundamental da sua vida, tendo em conta que estes jovens vivem na sociedade portuguesa de religião maioritariamente católica. Neste estudo abordámos quatro temáticas principais: religião/ islamismo, perspectiva histórica do Islão, grupo e identidade. Realizámos uma revisão teórica alargada referindo os princípios, as práticas, as grandes divisões do Islão (Sunita e Xiita), a perspectiva histórica e caracterizando de uma forma sucinta a presença muçulmana em Portugal. Abordámos, ainda, a questão dos grupos e da identidade social com destaque para a identidade religiosa. Após o enquadramento teórico, clarificámos as nossas opções metodológicas. Optámos (principalmente) por uma metodologia qualitativa, recorrendo à análise documental e às entrevistas semi-estruturadas como técnica base de pesquisa. Procurámos recolher dados significativos sobre a família, a religião, os amigos, a escola, e os colegas, procurando examinar o impacto destas influências, na identidade destes alunos. As entrevistas foram tratadas mediante análise de conteúdo. Na análise de dados do tema central “Religião, elemento fundamental na identidade do grupo dos alunos do colégio Islâmico de Palmela”obtivemos quatro categorias. A categoria Identidade/Grupo é a mais relevante, e nela são reconhecidos aspectos de unicidade de cada sujeito e ainda uma diversidade de características religiosas, intelectuais, afectivas, de comportamento, valores e ética, destes alunos. Na categoria Atributos relacionais/Vivências dos alunos, surgem aspectos que se relacionam com as actividades lúdicas com a família, amigos e colegas. Envolve ainda aspectos inerentes às relações de amizade que estes indivíduos estabelecem com os seus pares muçulmanos e não muçulmanos, assim como o processo de socialização com os colegas do colégio. Na categoria Imagem do Colégio sobressaem aspectos que são considerados importantes pela sua eficácia na formação religiosa e na formação académica. Os alunos sabem distinguir o papel da escola, assim como a importância da relação com os professores. Na última categoria Projectos profissionais, os alunos revelaram os seus projectos de futuro. Neste trabalho salientamos a importância das testemunhas privilegiadas que nos permitiram fazer a triangulação de dados, contribuindo para uma compreensão mais aprofundada da realidade que nos propusemos estudar
Résumé - Dans un monde de plus en plus globalisé, préserver et transmettre l’identité religieuse s’avère une tâche difficile. Notre recherche s’insère dans le domaine des Relations Interculturelles, ayant comme cible l’analyse d’un groupe de huit étudiants musulmans qui fréquentent le Collège Islamique de Palmela. Cette étude a comme objectif montrer si l’identité religieuse de ces étudiants joue un rôle essentiel dans leurs vies, en constituant un élément fondamental, tout en tenant en compte qu’ils vivent dans la société portugaise où la religion est majoritairement catholique. Dans notre travail, nous avons traité quatre thématiques fondamentales : religion/ islamisme, perspective historique de l’Islam, groupe et identité. Nous avons procédé à une révision théorique élargie, focalisant les principes, les pratiques et les grandes formations de l’Islam (Sunnite et Chiites), et la perspective historique de l’Islam, caractérisant d’une façon concise la présence musulmane au Portugal. Nous avons aussi abordé la question concernant des groupes et de l’identité sociale, tout en mettant l’accent sur l’identité religieuse. Après avoir défini le cadre théorique et spécifié nos options méthodologiques, nous avons adopté une méthodologie qualitative, recourant à l’analyse de documents et à des entretiens demi-structurés comme technique de base de notre recherche. Nous avons recueilli des données significatives sur la famille, la religion, les amis, l’école, et les collègues, cherchant à examiner l’impact de leur influence sur l’identité de ces étudiants. Quant au traitement des entretiens, nous avons utilisé l’analyse de contenu. Pour l’analyse des données constitutives du thème principal “Religion, élément fondamental de l’identité du groupe des étudiants du collège Islamique de Palmela”, nous avons repéré quatre catégories. La catégorie Identité /Groupe, la plus importante, fait appel à des aspects d’unicité de chaque sujet et encore à une diversité de caractéristiques religieuses, intellectuelles, affectives, de comportements, de valeurs et d’éthique de ces étudiants. En ce qui concerne la catégorie Attributs relationnels /expériences vécues des étudiants, on constate qu’elle fait intervenir des aspects en rapport avec les activités ludiques, la famille, amis et collègues. Elle implique aussi des aspects inhérents aux relations d’amitié que ces sujets créent avec leurs pairs musulmans et non musulmans, et de MARIA EMÍLIA SANTOS même au processus de socialisation avec leurs collègues du collège. La catégorie Image du Collège met en relief des aspects censés être importants, pour son efficacité, dans la formation religieuse et académique. Les étudiants savent distinguer le rôle de l’école, ainsi que l’importance de leur relation avec les enseignants. Finalement, dans la catégorie Projets professionnels, les étudiants ont révélé leurs projets pour l’avenir. Dans ce travail nous faisons saillir l’importance des témoins privilégiés qui nous ont permis de faire la triangulation de données, contribuant à une compréhension plus approfondie de la réalité que nous nous sommes proposés d’étudier
Abstract - In a globalized word, trying to preserve and pass on religious identidy, turns out to be a very dificult task. This research is based on an analysis of eight muslin studens, which attend the Islamic School in Palmela. The study tryed, as its main aim, to determine how deep the students’ religious identidy influences their lives, once that they live in a mainly catholic portuguese society. In this study, we studied four main themes: religion/islamism, islam historical background, group and identity. We made a wide theorical revision touching the principles, the practices, the two main divisions in Islam (Sunitas and Xiitas), the islamic historial background and the muslin presence in Portugal. At last, we worked the groups and social identity issue in what religious identity is concerned. After the teorical frame, we clarified our methodological options. We chose a qualitative method, based on documental analysis and structured interviews. These were the basis for our research. We tried to collect important data on family, religion, friends, school and colleagues, trying to examine the impact of such influences on the student’s identities. The interviews werw treated according to the content’s analysis. After analysing the information of the main theme: “Religion as the main element identifying the group of students at the Islamic School in Palmela”, we got four categories. The most important one is Identity/ Group, in which we can see a wide range of characteristics religious, intelectual, emotional, behaviour, values and etics. On the second topic Relationships/ Experiencies, we can see aspects concerning family, friends and partners.In other words relationships develop with muslin and non- muslin children, the socialization process. The third The school’s profile image, import aspect came out concerning the religious and academical development. The students is their relationsship with teachers. The last group Professional projects, the students revealed their future dreams. With this work, we try to show how important are the interviews we have made. These allowed us to compare the information and to understand deeply the reality we aimed to study
Descrição: Dissertação de Mestrado em Relações Interculturais apresentada à Universidade Aberta
URI: http://hdl.handle.net/10400.2/647
Aparece nas colecções:Mestrado em Relações Interculturais / Master's Degree in Intercultural Relations - TMRI

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