Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.2/641
Título: Diálogos informais e interculturais: a Internet no contexto escolar
Autor: Justiça, Maria Paula Oliveira
Orientador: Ribeiro, José da Silva
Palavras-chave: Alunos
Aplicações dos computadores
Centros de recursos
Comunicação multimédia
Educação
Informática
Inquéritos
Interculturalismo
Internet
Utilização da informação
Data de Defesa: 2002
Resumo: Este projecto de investigação, que se situa no domínio das Relações Interculturais, pretendeu responder a duas questões: 1) Será o aspecto lúdico o mais importante para os jovens que acedem à Internet? 2) O uso da Internet pode funcionar como um incentivo para a criação de personagens e corpos fictícios, fomentando uma dissociação entre o corpo real e o corpo virtual? Através da pesquisa bibliográfica aprofundaram-se as temáticas subjacentes às questões propostas, partindo-se da suposição de que, com a utilização da Internet, se diluem as barreiras entre espaços longínquos, fazendo com que cada indivíduo possa viajar, sem ter de se confinar aos condicionalismos físicos e económicos, contactando com culturas diferentes da sua e desfrutando desse diálogo intercultural. A pesquisa etnográfica numa Escola Secundária implicou a recolha de uma série de documentos complementares, agrupados em diferentes categorias: a) inquéritos por questionário; b) diário descritivo; c) transcrição de excertos de conversas e entrevistas; d) fotografias; e) respostas a questões colocadas em fóruns temáticos; f) respostas a e-mails enviados para listas de endereços e páginas pessoais. Sendo a comunicação lúdica a motivar os jovens para usufruírem das possibilidades facultadas pela Internet, e encarando-se o palco da comunicação interpessoal como um jogo, poderia concluir-se que não existe uma verdadeira dissociação entre o mundo real e o mundo virtual. Mas a adopção de uma metodologia qualitativa fez com que as conclusões obtidas não possam ser consideradas como estritamente objectivas, nem generalizáveis
Ce projet d'investigation, qui se place au domaine des Relations Interculturelles, a prétendu répondre à deux questions: 1) Sera t’il l’aspect ludique le plus important pour les jeunes qui accèdent à l’Internet? 2) L’utilisation de l’Internet peut-elle fonctionner comme incitation pour la création des personnages et des corps fictifs, fomentant une dissociation entre le corps réel et le corps virtuel? Par la recherche bibliographique sont devenues plus profondes les thématiques sous-jacentes aux questions proposées, partant de la supposition dont, avec l’utilisation de l’Internet, se diluent les barrières entre les espaces éloignés, faisant que chaque individu puisse voyager, sans être confiné aux conditionnements physiques et économiques, restant en contact avec des cultures différentes en ayant l’usufruit de ce dialogue interculturel. La recherche ethnographique dans une École Intermédiaire a impliqué le recueil d’une série complémentaire de documents, groupée en différentes catégories: a) des enquêtes par questionnaire; b) description quotidienne; c) transcription des extraits d’entretien et d’interview; d) photographies ; e) réponses aux questions posées dans les forums thématiques; f) réponses aux mails envoyés pour les listes d’adresses et de pages personnelles. Étant la communication ludique qui incite les jeunes à l’usufruit des possibilités facultés par l’Internet, et considérant la scène de la communication interpersonnel comme un jeu, on pourrait se conclure qu’il n’existe pas une vraie dissociation entre le monde réel et le monde virtuel. Mais l’adoption d’une méthodologie qualitative fait que les conclusions obtenues ne puissent pas être considérées comme absolument objectives et généralisables
This research study in the area of the Intercultural Relationships is meant to provide answers to the following questions: a) Would the ludic aspect be the most important reason for the youngsters to connect to the Internet? b) Would the use of Internet be able to act as a motivation to create characters and imaginary bodies, encouraging a separation between real and virtual body? Throughout the bibliographic research we could go deep into the thematic context concerning the proposed questions, assuming that by means of Internet, far away worlds get much closer, what gives the users the opportunity of travelling without any physical or economical concerns, and furthermore, they are able to contact different cultures enjoying intercultural conversations around the world. The ethnographic research in a Secondary School included the collecting of a range of complementary documents organized under different categories: a) inquiries by questionnaire; b) descriptive diary; c) transcripts of excerpts of conversations and interviews; d) photographs; e) answers to questions posed in thematic forums; f) answers to e-mails sent to address lists and personal sites. Considering that ludic communication is a motivation for youngsters to enjoy the facilities offered by Internet and taking the interpersonal communication stage as a gambling situation, we could assume that, in fact, it doesn’t exist a real world separated from the virtual one. The option of adopting a qualitative methodology leads us to conclusions that must not be considered as being strictly objective, nor must they be generalized
Descrição: Dissertação de Mestrado em Relações Interculturais apresentada à Universidade Aberta
URI: http://hdl.handle.net/10400.2/641
Aparece nas colecções:Mestrado em Relações Interculturais / Master's Degree in Intercultural Relations - TMRI

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
LC38.pdf4,05 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.