Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.2/639
Título: O contributo da literatura infantil para a educação intercultural: experiência em contexto de sala de aula
Autor: Vieira, Ana Mónica Caldeira
Orientador: Bastos, Glória
Palavras-chave: Educação intercultural
1º Ciclo
Ensino básico
Experiências educacionais
Literatura infantil
Data de Defesa: 2006
Resumo: Resumo - O conteúdo deste trabalho surge como uma tentativa de resposta a uma preocupação pessoal face à crescente diversidade cultural nas nossas escolas e às possíveis formas/estratégias que poderão ser utilizadas no âmbito da literatura infantil de modo a contribuir para uma maior compreensão por parte das crianças em relação a outras, oriundas de diferentes etnias/países e com experiências culturais diversas. Pretendemos abordar questões relacionadas com a educação intercultural, valorizando e dando especial relevo ao papel da literatura infantil como factor importante na educação e como forma de facilitar a integração e a diminuição de atitudes preconceituosas. Neste sentido, a literatura infantil ocupa um lugar significativo na formação integral da criança em idade escolar, em particular, perante grupos heterogéneos e interculturais. A dimensão intercultural dos livros para crianças merece assim um olhar atento, com dimensões de integração e de união entre os povos, já que esses livros podem ser vistos como um veículo de partilha e troca de saberes e valores. O propósito essencial do nosso estudo empírico incidiu na exploração das potencialidades da literatura infantil na construção de atitudes de tolerância e de aceitação em relação ao outro. Partiu-se da inquirição dos preconceitos e atitudes que as crianças poderão, eventualmente, ter em relação a grupos culturalmente diversificados, procurando perceber e caracterizar as suas atitudes face a outras culturas. Posteriormente e, de forma a contribuir para uma mudança de atitudes e práticas por parte destas crianças, recorremos a livros que remetem para aspectos que podemos relacionar com a problemática das relações interculturais, de modo a sensibilizá-las para as questões da interculturalidade
Résumé - Le contenu de ce travail a émergé comme une tentative de donner une réponse a une préoccupation personnelle face à la considérable diversité culturelle dans l’école portugaise et aux stratégies possibles qui pourront être utilisées dans le champ d’action de la littérature pour enfants de façon à contribuer pour une compréhension entre enfants originaires de différentes ethnies/pays et avec expériences culturelles diverses. Nous prétendons aborder les questions rapportées à l’éducation interculturel en valorisant et en donnant spéciale importance au papier de la littérature pour enfants comme un facteur très important dans l’éducation et comme une forme de faciliter l’intégration et les prejugés. Dans ce sens, la littérature pour enfants occupe un rôle significatif dans la formation intégrale de l’enfant en l’age scolaire, en particulier face aux groupes hétérogènes et interculturels. Ainsi, la dimension interculturel des livres pour les enfants est digne d’un regard attentif, avec des dimensions d’intégration et d’union, une fois que ces livres peuvent être envisagés comme un véhicule de partage et d’échange de savoirs et de valeurs. Le propos essentiel de notre étude empirique est tombé sur l’exploration des potentialités de la littérature pour enfants dans la construction d’attitudes de tolérance et d’acceptation en relation à l’autre. Nous sommes partis des idées que les enfants pourront, éventuellement, avoir en relation aux groupes culturellement diversifiés, pour comprendre et caractériser ses attitudes face à d’autres cultures. De façon à contribuer pour un changement d’attitudes et de pratiques, nous avons utilisé des livres qui parlent sur des aspects concernant la problématique des relations interculturelles, de façon à sensibiliser les enfants pour les questions d’inter culturalité
Abstract - The content of this work appears as an attempt to answer to a personal concern face to the increasing cultural diversity in our schools and to the possible form/strategies that may be used in the scope of children’s literature in order to contribute for a greater understanding among children from different races/countries and with diverse cultural experiences. We intend to approach questions related with intercultural education, valuing and giving special relief to the role of children’s literature as an important factor in education and as a way to facilitate the integration and the reduction of prejudiced attitudes. In this sense, children’s literature occupies a significant place in the integral formation of the child in school age, in particular, with heterogeneous and intercultural groups. The intercultural dimension of books for children deserves thus an attentive look, with dimensions of integration and union among people, since these books can be seen as a vehicle of sharing and exchange of knowledge and values. The essential purpose of our empirical study is based on the exploitation of the potentialities of children’s literature in the construction of attitudes of tolerance and acceptance in relation to the other. It started with the inquiry of preconceptions and attitudes that children may, eventually, have, in relation to culturally diversified groups, looking for to understand and to characterize their attitudes face to other cultures. Subsequently, and in a way to contribute for a change of practices and attitudes of these children, we appeal to books that present aspects that can be related with the problematic of intercultural relations, in order to awake them for intercultural issues
Descrição: Dissertação de Mestrado em Relações Interculturais apresentada à Universidade Aberta
URI: http://hdl.handle.net/10400.2/639
Aparece nas colecções:Mestrado em Relações Interculturais / Master's Degree in Intercultural Relations - TMRI

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