Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.2/6364
Título: Empreendedorismo, empregabilidade e capital social : um estudo qualitativo aplicado à ilha da Santa Maria, Açores
Autor: Almada, Cristina
Orientador: Carvalho, Luísa
Palavras-chave: Empreendedorismo
Empregabilidade
Desenvolvimento regional
Capital social
Crédito
Açores
Entrepreneurship
Employability
Social capital
Microcredit
Public policies
Data de Defesa: 24-Fev-2017
Citação: Almada, Cristina - Empreendedorismo, empregabilidade e capital social [Em linha]: um estudo qualitativo aplicado à ilha da Santa Maria, Açores. [S.l.]: [s.n.], 2016. 153 p.
Resumo: É inegável a importância que o empreendedorismo tem tido nas sociedades atuais, não só em termos de criação de emprego, como também ao nível da valorização do capital social e do desenvolvimento regional. O modo como os empreendedores enfrentam a crise, vendo no desemprego uma oportunidade e não um indicador de fracasso, assim como o valor que tem o capital social para o desenvolvimento económico local confirmam, que há que valorizar os recursos existentes através da criação do próprio emprego, aplicando e usufruindo das políticas e incentivos públicos disponíveis. Os empreendedores têm, assim, uma função e um impacto na sociedade, não só pelo contributo que dão para a criação de emprego e para o crescimento, mas porque também são as iniciativas empreendedoras que estimulam o desenvolvimento do ponto de vista do potencial pessoal. O empreendedorismo tem uma relação direta com a economia de mercado, pois permite que a sociedade disponha de riquezas e variedades de escolha nas mais diversas áreas para os consumidores em geral e é com base nas expetativas sociais que os empreendedores têm a sua tomada de decisão, por assim dizer, face às necessidades identificadas. A presente dissertação tem como principal objetivo a realização de um estudo que identifique e investigue as medidas e políticas de apoio à criação do próprio emprego nos Açores, particularmente na ilha de Santa Maria (SMA), e, concomitantemente compreender se as mesmas promovem a empregabilidade, através da sua implicação com o capital social local. Para a concretização dos objetivos propostos, desenvolveu-se um estudo exploratório que incorporou a recolha e análise de dados qualitativos, envolvendo a realização de entrevistas e respetiva análise de conteúdo. Os resultados do estudo sugerem existir uma relação positiva entre os programas de incentivo ao empreendedorismo e a criação do próprio emprego, apontam para a influência do valor do capital social no empreendedorismo, remetem para a interferência dos padrões culturais no empreendedorismo local mariense, bem como para o facto dos empreendedores valorizarem os recursos locais existentes e a sua identificação e exploração associado ao desenvolvimento económico local. Porém, também se identificam obstáculos a este processo na região estudada, nomeadamente o desaproveitamento de alguns programas governamentais e sistemas de incentivo criados, sugerindo-se propostas que visem a melhoria e minimizem os fatores negativos identificados.
Entrepreneurship has an undeniable main role in today’s society, not only by creating new jobs but also by adding value to the social capital and regional development. The way the entrepreneurs face the crisis, seeing in their situation of unemployment an opportunity instead of a disadvantage, as well as the value that the social capital has to the local economic development, confirm us that the existent resources must be valued by the creation of self-employment, applying and using the available public policies and government incentives. Entrepreneurs thus have a role and an impact on society, not only because of the contribution they make to job creation and growth, but also because entrepreneurial initiatives that stimulate development from the point of view of personal potential. Entrepreneurship has a direct relationship with the market economy, since it allows society to have riches and varieties of choice in the most diverse areas for consumers in general and it is based on the social expectations that the entrepreneurs have their decision making, So to speak, to the needs identified. This thesis has the main goal of carrying out a study that identifies and investigates the measurements and financial support on the encouragement of self-employment in the Azores, particularly in Santa Maria (SMA) Island, and understanding if those promote the employability and its implication on the local social capital. To achieve these goals, an exploitative study was made; which included data gathering and qualitative analysis, involving the making of interviews and respective content analysis. The results of the study suggest the existence of a positive relation between the incentive programs for the entrepreneurship and the creation of self-employment. They show us the influence of the social capital on the entrepreneurship; lead us towards the interference of cultural patterns on the island local entrepreneurship, as well for the fact that the entrepreneurs add value to the local resources and how its identification and exploitation contributes to the local economic development. Although there were also identified obstacles on this process at the studied area, mainly the wasting of some governmental programs and incentive systems created, suggesting a proposal that focuses on the improvement and minimize the identified negative factors.
URI: http://hdl.handle.net/10400.2/6364
Designação: Dissertação de Mestrado em Gestão/MBA apresentada à Universidade Aberta
Aparece nas colecções:Mestrado em Gestão/MBA / Master's Degree in Management/MBA - TMG/MBA

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