Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.2/6363
Título: Marketing digital : relação entre as ações utilizadas pelo Real Madrid para a divulgação da marca e fidelização dos consumidores
Autor: Mota, César Silvério Pereira da
Orientador: Isaías, Pedro
Palavras-chave: Desporto
Futebol
Marketing
Internet
Redes sociais
Gestão de empresas
Digital marketing
Sport
Management
Real Madrid
Data de Defesa: 2-Mar-2017
Citação: Mota, César Silvério Pereira da - Marketing digital [Em linha]: relação entre as ações utilizadas pelo Real Madrid para a divulgação da marca e fidelização dos consumidores. Paris : [s.n.], 2016. 137 p.
Resumo: O futebol, desporto mais adorado mundialmente, encontra-se em fase de nova gestão, a utilizar-se da era digital para abranger e satisfazer consumidores e fãs. O Real Madrid Club de Fútbol é um modelo que se destaca por sua estratégia empresarial, que o transformou em uma moderna organização desportiva-mediática, a despertar interesse por outras equipas e outros setores da economia. Possui mais de 100 anos de história, e já foi considerado pela FIFA como “o melhor clube do século XX”. Esse estudo de investigação buscou observar a relação entre as estratégias de marketing digital adotadas pelo Real Madrid para a divulgação da sua marca e satisfação de seus consumidores em diferentes países. Buscou-se identificar o impacto na divulgação de patrocinadores e conhecer o perfil do adepto através de canais sociais para demonstrar a importância do marketing digital na atualidade. A pesquisa foi de caráter descritivo-exploratório, com revisão de literatura e aplicação de questionário disponibilizado de forma online, com posterior análise de dados através do sistema SPSS e STATA, com testes de frequência e Qui-Quadrado de Pearson. Pode-se constatar estratégias de marketing em website e redes sociais, com destaque para o Facebook - rede mais utilizada. Evidenciou-se superficialidade na fidelização dos consumidores pois apesar de muitas pessoas serem simpatizantes da equipa (61,4% dos respondentes), 63,4% não buscam informações sobre a equipa, não acedem ao website oficial e não possuem produtos oficiais (76,4%). O website oficial do Real Madrid também não é o local principal para compras (28,6%). O que se destaca é um grande número de pessoas (77,6%), mesmo aquelas não simpatizantes da equipa, possuir conhecimento a respeito dos patrocinadores da equipa. A maioria dos adeptos são pessoas jovens, do sexo masculino e de diversos países. Esses jovens, por estarem inseridos no mundo virtual, são os principais utilizadores dos canais e redes sociais da equipa. Conhecem seus jogadores e seus patrocinadores, pesquisam informações e são utilizadores do website da equipa. Em vista disso, a equipa do Real Madrid deve atentar-se a esse perfil de adepto, pois serão e continuarão a ser seus principais fãs, quer seja do futebol como desporto e arte, quer seja dessa grandiosa nação dos adeptos do Real Madrid Club de Fútbol.
Football, the most beloved sport in the world, is going through a new management stage, for use by a digital age to include and satisfy consumers and fans. The Real Madrid Football Club is an outstanding model because of its business strategy, which has made it into a modern sports-media organisation, and arouses interest from other teams and other sectors of the economy. It has a history dating back over 100 years, and was already considered by FIFA as “the best club of the XX century”. The aim of this research study was to look at the relationship between the digital marketing strategies used by Real Madrid to publicise its brand and to satisfy its consumers in different countries. It sought to identify the impact on the publicising of sponsors and to get to know the profile of the fan through social media channels in order to show the importance of digital marketing today. The research study was descriptive and exploratory in nature, with a review of literature and implementation of a questionnaire made available online, with subsequent data analysis via the SSP and STATA system, with frequency and Pearson’s Chi-Squared tests. Marketing strategies can be found on websites and social networks, in particular on Facebook - the most widely-used network. Obtaining consumer loyalty was found to be superficial, because despite many people supporting the team (61.4% of those who replied), 63.4% do not look for information on the team, do not access the official website and do not have official products (76.4%). Also, the official website of Real Madrid is not the main site for purchases (28.6%). What is notable is that a large number of people (77.6%), even those who do not support the team, know about the team’s sponsors. The majority of fans are young people, male and from different countries. These young people, because they are involved in the virtual world, are the main users of the team’s social media channels and networks. They know its players and its sponsors, they search for information and use the team’s website. In view of this, the Real Madrid team must pay attention to this fan profile, because they are and will continue to be its main fans, whether they are fans of football as a sport and an art, or belong to the vast group of fans of Real Madrid Football Club.
URI: http://hdl.handle.net/10400.2/6363
Designação: Dissertação de Mestrado em Gestão/MBA apresentada à Universidade Aberta
Aparece nas colecções:Mestrado em Gestão/MBA / Master's Degree in Management/MBA - TMG/MBA

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