Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.2/627
Título: A educação em meios rurais e a multiculturalidade: o encerramento dos pequenos estabelecimentos de ensino no meio rural: um olhar crítico
Autor: Almeida, Alexandra da Silva
Orientador: Noronha, Maria Teresa de
Palavras-chave: Educação
Áreas rurais
Estabelecimentos de ensino
Educação intercultural
Multiculturalismo
Encerramento de escolas
Portugal
Data de Defesa: 2007
Resumo: O reordenamento do parque escolar originou o encerramento da maioria das escolas do primeiro ciclo com reduzido número de alunos. As zonas rurais foram as mais afectadas pois viram desaparecer a única esperança de sobreviverem à desertificação a que estão votadas. As crianças são consequentemente integradas em escolas maiores, multiculturais, nas quais, não raras vezes, a uniformização educativa teima em persistir por falta de meios. O presente estudo tem como objectivo a análise das consequências do encerramento das pequenas escolas em meio rural: efeitos no espaço rural; resultados no processo educativo; nos valores e nas tradições; consequências para os docentes e, acima de tudo, no desenvolvimento das crianças. A homogeneidade cultural já não existe e a adaptação à nova realidade torna-se imperiosa no ensino. Contudo, verifica-se um enorme desfasamento entre o currículo e os anseios dos alunos, entre os programas lectivos e os objectivos pretendidos; um desencontro entre os currículos e a multiculturalidade
La réorganisation du réseau des écoles élémentaires a provoqué la fermeture de la majorité des écoles primaires comportant un nombre réduit d’élèves. Les régions rurales ont été les plus affectées car elles ont vu, ainsi, disparaître le seul espoir de survivre à la désertification. Les enfants sont conséquemment intégrées dans des écoles plus grandes, multiculturelles, dans lesquelles, pas rarement, l’uniformisation éducative persiste encore faute de moyens. Notre étude a eu comme objectif l’analyse des conséquences de la fermeture des petites écoles primaires rurales : effets sur l’espace rural ; résultats sur le processus éducatif ; sur les valeurs et les traditions; les conséquences sur les professeurs et, principalement, sur le développement des enfants. L’homogénéité culturelle n’existe plus et l’adaptation à la nouvelle réalité devient impérieuse dans l’enseignement. Cependant, on vérifie un énorme déphasage entre le les matières scolaires prévues et les aspirations des élèves, entre les programmes et les objectifs souhaités ; un décalage entre l’enseignement et la Multiculturalité
The rearrangement of the school park caused the closure of most middle schools with short number of students. The rural areas were the most affected because they saw their only hope to survive the desertification they are doomed disappear. Children are consequently integrated in bigger, multicultural schools, in which, often, the educational uniformity persists, due to the lack of means. The current study wishes to analyse the consequences of small rural schools closure: effects in rural environment; results in the educational process; in Portuguese values and traditions; consequences to teachers and, above all, to children development. Cultural homogeneity does not exist anymore and the adaptation to the new reality is crucial in education. However, we are witnessing a huge disarrangement between students’ study course and their wishes, between the curricular programme and the objectives wished; a distance between curriculum and multiculturalism
Descrição: Dissertação de Mestrado em Relações Interculturais apresentada à Universidade Aberta
URI: http://hdl.handle.net/10400.2/627
Aparece nas colecções:Mestrado em Relações Interculturais / Master's Degree in Intercultural Relations - TMRI

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