Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.2/616
Título: Um olhar de sofrimento: comportamentos e atitudes de crianças vítimas de maus-tratos residentes num centro de acolhimento: cinco estudos de caso
Autor: Rodrigues, Dora Isabel Roberto
Orientador: Miranda, Joana
Palavras-chave: Ação social
Atitude
Comportamento
Crianças maltratadas
Estudo de casos
Infância
Instituições
Problemas de comportamento
Proteção da infância
Sofrimento
Violência
Data de Defesa: 2006
Resumo: Resumo - Cada vez mais nos apercebemos que, tanto em Portugal como no Mundo, as crianças não estão a ser tratadas com a consideração e o respeito fundamental que merecem. Diariamente, os meios de comunicação social falam da existência de crianças que foram abusadas e/ou maltratadas pelos seus próprios pais ou outros familiares próximos. Todos os dias chegam às pediatrias dos hospitais crianças com lesões corporais. Este facto motivou a escolha do tema do presente estudo: Um Olhar de Sofrimento: Comportamentos e Atitudes de Crianças Vítimas de Maus-Tratos, residentes num Centro de Acolhimento – cinco estudos de caso. Com este trabalho, pretende-se, não só relatar o universo destas crianças abusadas, como também observar o seu dia-a-dia e compreender os comportamentos e as atitudes que essas mesmas crianças adoptam após os abusos sofridos. Num estudo desta natureza, torna-se também importante realçar o facto de que a legislação portuguesa não protege suficientemente as crianças de castigos corporais ou de tratamentos humilhantes. A observação dos cinco casos estudados foi realizada no Centro de Emergência Social de Alverca (CES), que pertence à Fundação Centro de Bem-Estar Infantil dessa mesma localidade (CEBI). A escolha recaiu sobre esta instituição porque ela se destina a acolher crianças dos dois sexos, até aos 12 anos de idade, que se encontram em situação de risco. Desde que entrou em funcionamento, já passaram por esta instituição, mais de 140 crianças, todas vítimas de maus-tratos, de negligência parental, de abandono ou de abuso sexual. Através de uma intervenção multidisciplinar, o CES pretende criar as condições que proporcionem a reabilitação e a recuperação das crianças que ali dão entrada, designadamente nos domínios clínico, psicológico, social e educativo. O CES é um espaço que tenta reproduzir um ambiente familiar, privilegiando espaços acolhedores, onde as crianças sintam que os adultos as respeitam, não só a elas, como também ao seu sofrimento, aos seus silêncios e ao tempo que necessitam para, com amor e carinho, voltarem a sorrir de novo
Résumé - De plus en plus, on s’aperçoit que au Portugal, comme dans le monde, les enfants ne sont pas traités avec autant de respect qu’ils le méritent. Tous les jours, la communication sociale informe de l’existence d’enfants mal traités par ses propres parents et entourages familiaux. Quotidiennement, ils consultent des pédiatres, dans les hôpitaux, à cause des lésions corporelles qu’ils ont subis. C’est celle-ci la principale motivation sur le choix du thème de cette étude: Un regard de souffrance: Comportements et Attitudes d’Enfants Victimes de Maltraitance qui résident dans un Centre d’Accueil – 5 études de cas. Avec ce travail, nous prétendons, non seulement protéger l’univers de ces enfants, mais surtout observer leur quotidien, pour comprendre les comportements que ces mêmes enfants adoptent, après avoir souffert les abus. Dans une étude de cette nature, il est aussi important de souligner que la législation portugaise ne protège suffisamment pas les victimes de punitions corporelles et d’humiliation. L‘observation des cinq cas étudiés a été réalisée dans le Centre d’Émergence d’Alverca, (CES) qui appartient à la Fondation CEBI. Le choix est tombé sur cette institution, car elle se destine à accueillir des enfants des deux sexes, jusqu’à l’âge de douze ans, qui se trouvent en situation de risques. Depuis que l’établissement fonctionne, le nombre d’enfants qui y sont passés s’élève au-delà de 140, tous victimes de maltraitances physiques, de négligence parentale, d’abandon ou d’abus sexuel. A travers d’une intervention multidisciplinaire, le CES prétend créer les conditions capables de proportionner la réhabilitation et la récupération des enfants qui y vivent, dans les domaines cliniques, psychologiques, sociaux et éducatifs. Le CES est un espace qui essaye de reproduire une ambiance familiale, privilégiant des espaces accueillants et agréables, où les enfants sentent que les adultes les respectent, non seulement à eux, mais aussi leur souffrance, leur silence et le temps qu’ils nécessitent pour retrouver le sourire perdu
Abstract - More and more, we realize that children, in Portugal, are not being treated with the consideration and respect they deserve. Media show us, daily, children victims of abuses and/or hurted by their own parents or relatives. Everyday, pediatric urgencies receive children with violence marks all over their bodies. The purpose of the study is to go through this matter and verify which behaviors and attitudes derive from these children’s living conditions. It is also relevant to notice that Portuguese legislation doesn’t protect children from corporal punishment or humiliating treatment. The study “Um Olhar de Sofrimento – O Comportamento e Atitudes de Crianças Institucionalizadas Vítimas de Maus Tratos - Cinco Estudos de Caso", comes from the need to tell about these children’s universe, aiming to verify their behaviors and attitudes, through a short analysis of their trajectory and their day by day lives. The choice fell upon Centro de Emergência Social de Alverca, property of Fundação CEBI, because this centre receives children of both genders, ages up to twelve years old, living risk situations. This institution already took care of over 140 ill-treated children, victims of parental negligence, abandonment, sexual abuse. The multidisciplinary intervention is a reality in each and every situation, with the main goal of recuperating the child, by creating the favorable conditions for rehabilitation and development, as harmonious as possible, namely in the psychological, social and educational fields. CES is a space that tries to recreate a home environment, previlegiating welcoming spaces, where children can feel respect for themselves, for their suffering, for their silences, for the time they need to, with love and care, begin to play again
Descrição: Dissertação de Mestrado em Relações Interculturais apresentada à Universidade Aberta
URI: http://hdl.handle.net/10400.2/616
Aparece nas colecções:Mestrado em Relações Interculturais / Master's Degree in Intercultural Relations - TMRI

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