Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.2/615
Título: A escola e a diversidade étnica e cultural
Autor: Rocha, Catarina Eufémia Ferreira da
Orientador: Neto, Félix
Palavras-chave: Educação intercultural
Papel da escola
Multiculturalidade
Minorias étnicas
Integração escolar
Atitude
Formação de professores
Data de Defesa: 2006
Resumo: Resumo - Vivemos numa época caracterizada pela globalização e pelas migrações internacionais em que as sociedades se caracterizam como multiculturais. Com esta mobilização de diferentes grupos étnico-culturais há relações que se estabelecem entre os autóctones e os migrantes que são factor de enriquecimento mútuo, mas que também podem originar sentimentos de intolerância, discriminação, preconceito, racismo, xenofobia e nacionalismo que fomentam a exclusão social destes indivíduos. Este trabalho de investigação procura evidenciar o papel da escola na promoção de valores de tolerância, solidariedade, cooperação e respeito pela diferença, procurando contribuir para a existência de justiça social. Pretendemos sensibilizar para a promoção da educação inter/multicultural na escola, em que defendemos que o professor necessita de reconhecer e valorizar todas as culturas em presença e dinamizar actividades no âmbito da educação para a cidadania. O trabalho de investigação empírica desenvolvido no presente estudo tem por objectivo verificar se existem diferentes tipos de professor: treinador e instrutor, bem como descrever e analisar se as atitudes destes docentes se diferenciam face à diversidade e à tolerância, tentando averiguar a influência da formação em educação intercultural nestas atitudes. Tendo em conta que a formação de professores é um meio para sensibilizar os docentes para a dinamização de práticas interculturais, propomos uma acção de formação contínua neste âmbito. Consideramos importante a troca de experiências, pelo que descrevemos algumas actividades de intervenção educativa realizadas com uma turma de terceiro ano de escolaridade no âmbito do projecto “Respeitar a diversidade na era da interculturalidade”
Résumé - Nous vivons à une époque caractérisée par la globalisation et par les migrations internacionales où les sociétés se designent multiculturelles. Avec cette molbilisation de différents groupes étnico-culturels des relations s’établissent entre les autoctones et les migrants qui sont facteur d‘enrichissement mutuel, mais qui peuvent aussi originer des sentiments d‘intolérance, discrimination, préconçu, racisme, xénophobie et nacionalisme qui fomentent l’exclusion sociale des ces individus. Ce travail d’ investigation prétend mettre en évidence le rôle de l’école dans la promotion des valeurs de tolérance, solidarité, coopération et respect pour la différence, en contribuant à l’éxistence de justice sociale. Nous prétendons sensibilizer à la promotion de l’éducation inter/multiculturelle à l’école, où nous défendons que le professeur à besoin de reconnaître et valoriser toutes les cultures présentes et dinamiser des activités en vue de l’éducation de la citoyenneté. Le travail d’investigation empirique développé dans cette étude à comme objectif vérifier s’il existe des différents types de professeurs: entraîneur ou instructeur, ainsi que décrire et analiser si les attitudes de ces enseignants se différencient face à la diversité et la tolérance, en essayant de découvrir l’influence de la formation en éducation interculturelle dans ces attitudes. En tenant en compte que la formation des professeurs est un moyen de sensibiliser les enseignants à la dinamisation des pratiques interculturelles, nous proposons une action de formation continue dans cette sphère. Nous considérons important l’échange d’expérience, ainsi nous décrivons quelques activités d’intervention éducative réalisées dans une classe de troisième année de scolarité à l’abri du project "Respecter la diversité dans l’ère de l’interculturalité"
Abstract - We live in a time characterized for globalization and international migrations in wich societies are designed as multicultural. With this mobilization of different ethnic-cultural groups there are relationships settle down bethin the autochthonous and migrants that are factor of mutual enrichment, but it also can originate intolerance feelings, discrimination, prejudice, racism, xenophobia and nationalism that foment social exclusion of these individuals. This investigation work seeks to stand out the school part in the promotion of values of tolerance, solidarity, cooperation and respect for the difference, trying to contribute for the existence of social justice. We wish to sensitize to the promotion of the inter/multicultural education in school, in wich we defend that the teatcher needs to reconize and value all cultures in presence and conduct activities in the bounds of education for citizenship. The work of empiric investigation developed in the present study has for aim to verify if there are different teatcher types: trainer and instructor, as well as describe and analyze if the attitudes of these teatchers differs in view of diversity and tolerance, trying to discover the influence of the formation in intercultural education in these attitudes. Having in account that the teachers’ formation is a middle to sensitize teacher to conduct intercultural practises, we propose an teacher-training programme in this extent. We consider important the change of experiences, and for that we describe some activities of educational intervention accomplished with a group of a third grade in the bounds of the project “Respect the diversity in the era of intercultural”
Descrição: Dissertação de Mestrado em Relações Interculturais apresentada à Universidade Aberta
URI: http://hdl.handle.net/10400.2/615
Aparece nas colecções:Mestrado em Relações Interculturais / Master's Degree in Intercultural Relations - TMRI

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