Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.2/6128
Título: Será PageRank um algoritmo fidedigno para avaliar a credibilidade de um Website?
Autor: Carreira, Rui Neves
Orientador: Isaías, Pedro
Palavras-chave: Internet
Motores de busca
Google
Páginas Web
Algoritmos
PageRank
Web Development
SEO
Internet marketing
Search engines
Data de Defesa: 16-Jan-2017
Citação: Carreira, Rui Neves - Será PageRank um algoritmo fidedigno para avaliar a credibilidade de um Website?[Em linha]. [S.l.]: [s.n.], 2016. 94 p.
Resumo: O PageRank é um algoritmo criado pelo Google para hierarquizar os websites em termos de credibilidade, ordenando-os assim por ordem do mais credível ao menos credível na sua base de dados e motor de busca da marca. O objectivo da presente investigação foi apurar, através de uma pesquisa profunda, se o PageRank é de facto um algoritmo fidedigno para hierarquizar os sítios web em termos de credibilidade e se, otimizando para este algoritmo, os técnicos e profissionais de SEO estão de facto a melhorar a sua posição no motor de busca do Google. Procurou-se saber também se o PageRank é um algoritmo que ainda tem algum peso ou se está atualmente obsoleto e / ou ultrapassado. A investigação foi levada a cabo por meio de um questionário a vinte e cinco experts de SEO, e os dados recolhidos permitiram que se tirassem algumas conclusões, como o facto de se declarar o PageRank fidedigno, com algumas limitações no que toca a sites novos ou com conteúdo sensível à passagem do tempo, pelo que investigação adicional seria necessária. Continuou assim o estudo por meio de uma entrevista semi-estruturada a três especialistas da área do Marketing Digital, sendo que os dados vieram confirmar que o PageRank é de facto fidedigno para avaliar a credibilidade de um website, com uma pequena limitação, limitação esta a que se suspeitava aquando da análise dos dados do inquérito. Os especialistas confirmaram a posição do algoritmo da MOZ como uma alternativa bastante credível, mas este acaba por ser um segundo lugar honroso pois também tem falhas e, como é aberto ao público, está mais propenso a ser adulterado.
PageRank is a Google created algorithm which allows classifying websites in what relates to credibility, ordering them from the most relevant to the most irrelevant on the tech giant’s database. This investigation aimed to research if PageRank is still a trustworthy algorithm to classify sites in what comes to credibility and if optimizing for that algorithm is the right choice for SEO professionals. It was also vital to uncover whether the algorithm in question still regulates the pages’ credibility or if it is currently obsolete. The research took place by a query to twenty five SEO experts, and the data collected allowed some conclusions to be drawn, like the fact that we concluded PageRank to be a safe option to assess the credibility of a website, with some limitations in what comes to fresh sites or time-sensitive sites, so further research was needed. The study therefore continued by means of a semi-structured interview to three digital marketing experts, and the data confirmed the safety of PageRank’s use to assess the credibility of a website, with the small limitation already suspected above. The specialists also confirmed the position of the MOZ’s algorithm as a pretty credible alternative, but it is placed on a distinguished second place as it also has its flaws and, as it is open to the public, it is more prone to be tampered.
URI: http://hdl.handle.net/10400.2/6128
Designação: Dissertação de Mestrado em Gestão/MBA apresentada à Universidade Aberta
Aparece nas colecções:Mestrado em Gestão/MBA / Master's Degree in Management/MBA - TMG/MBA

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
TMGMBA_RuiCarreira.pdf1,8 MBAdobe PDFVer/Abrir    Acesso Restrito. Solicitar cópia ao autor!


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.