Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.2/601
Título: Heróis, vilões, vítimas e emoções no discurso jornalístico em relação ao terrorismo : de Nova Iorque a Madrid e Londres : uma abordagem cognitiva
Autor: Land, Ana Isabel Correia Mendes e
Orientador: Batoréo, Hanna
Palavras-chave: Cognição
Emoção
Linguística
Metáforas
Metonímia
Textos
Jornalismo
Terrorismo
Emotion
Basic emotions
Metaphor
Metonymy
Cognitive linguistics
Terrorism
Data de Defesa: 2008
Citação: LAND, Ana Isabel Correia Mendes e - Heróis, vilões, vítimas e emoções no discurso jornalístico em relação ao terrorismo [Em linha] : de Nova Iorque a Madrid e Londres : uma abordagem cognitiva. Lisboa : [s.n.], 2008. 166 p.
Resumo: Em Heróis, vilões, vítimas e emoções… a linguagem-no-uso de um jornal português publicado nos EUA (Portuguese Times) é utilizada para analisar e explicar o modo como compreendemos as emoções primárias presentes em três ataques terroristas: EUA (2001), Madrid (2004) e Londres (2005). Começámos por reflectir sobre o conceito de emoção e sobre as suas implicações. De seguida, apresentámos os fundamentos teóricos capazes de demonstrar o carácter cognitivo das emoções. De acordo com este quadro teórico, as emoções são consideradas objecto de estudo das ciências cognitivas devido ao seu carácter cognitivo. Após precisarmos ser a abordagem seguida a da Linguística Cognitiva – Lakoff e Johnson (1980), Lakoff (1987), Zoltán Kövecses (1986, 1990, 1991, 1998, 2000, 2003[2000]) Kövecses e George Lakoff (1987), Batoréo (2000, 2003a , 2004c), Abrantes (1999, 2001a, 2001b, 2002) e Silva (1997, 1999, 2003) – e os instrumentos utilizados na análise do corpus a metáfora e metonímia, esperámos não só poder demonstrar o carácter conceptual das emoções encontradas, mas também explicar a sua ocorrência e frequência. Com base no contexto geral do terrorismo e especificamente de acordo com a perspectiva da metáfora conceptual do CONTO DE FADAS DA GUERRA JUSTA, antecipámos encontrar um predomínio de emoções negativas e de emoções com fortes motivações físicas. Através de um levantamento exaustivo de segmentos linguísticos foi-nos possível identificar as emoções presentes no corpus em relação a cada um dos ataques e, através dos instrumentos cognitivos seleccionados, determinar o seu conteúdo conceptual. Os resultados confirmaram um predomínio de emoções negativas e o forte conteúdo conceptual das emoções medo e raiva
Dans Héros, vilains, victimes et émotions… le langage courant d’un journal portugais publié aux États-Unis (Portuguese Times) est utilisé pour analyser et expliquer la façon dont nous comprennons les émotions primaires en trois attaques terroristes: États-Unis (2001), Madrid (2004) et Londres (2005). Nous avons commencé par réfléchir sur le concept d’émotion et sur ses implications. Après, nous avons présenté un cadre de théories capables de démontrer le caractère cognitif des émotions. D’après ce cadre, les émotions sont considérées comme objet d’étude des sciences cognitives à cause de leur caractère cognitif. Après avoir déterminé être l’approche suivi celui de la Linguistique Cognitive – Lakoff e Johnson (1980), Lakoff (1987), Zoltán Kövecses (1986, 1990, 1991, 1998, 2000, 2003[2000]) Kövecses e George Lakoff (1987), Batoréo (2000, 2003a , 2004c), Abrantes (1999, 2001a, 2001b, 2002) et Silva (1997, 1999, 2003) – et les instruments utilisés pour l’analyse du corpus la métaphore et la métonymie, nous attendions ne pas seulement être capables de montrer le caractère conceptuel des émotions trouvées, mais aussi expliquer leur occurrence et fréquence. Ayant par base le cadre général du terrorisme et spécifiquement d’après la perspective de la métaphore conceptuelle du COMPTE DE FEES DE LA GUERRE JUSTE, nous avons prévu trouver le plus fréquemment des émotions négatives et des émotions avec des fortes motivations physiques. À travers une sélection exhaustive des segments linguistiques, il nous a été possible d’identifier les émotions trouvées dans le corpus en rapport avec chacun des attaques et, grâce aux instruments cognitifs choisis, il nous a été possible de démontrer le caractère conceptuel de ces émotions. Les résultats ont confirmé la prédominance des émotions négatives et le fort contenu conceptuel des émotions peur et rage
In Heroes, villains, victims and emotions… everyday language of a Portuguese newspaper published in the US (Portuguese Times) is used to study and explain how we understand basic emotions aroused by three terrorist attacks: US (2001), Madrid (2004) and London (2005). At first, the concept of emotion and its implications were discussed. Then, the theoretical framework capable of showing emotions’ cognitive character was introduced. According to such framework, emotions are considered one of cognitive sciences topics of study due to their cognitive content. After asserting Cognitive Linguistics to be the approach followed – Lakoff e Johnson (1980), Lakoff (1987), Zoltán Kövecses (1986, 1990, 1991, 1998, 2000, 2003[2000]) Kövecses e George Lakoff (1987), Batoréo (2000, 2003a, 2004c), Abrantes (1999, 2001a, 2001b, 2002) and Silva (1997, 1999, 2003) – and metaphor and metonym the tools used to perform the data analysis, it was not only expected to reveal basic emotions conceptual content, but also to explain its occurrence and frequency. Within the general context of terrorism and specifically according to the conceptual metaphor of the FAIRY TALE OF THE JUST WAR, the prediction would be to find a predominance of negative emotions and emotions with strong physical motivation. Thorough selection of linguistic data made it possible to identify emotions related to each one of the attacks, while the cognitive tools chosen revealed those same emotions conceptual content. The results confirmed the predominance of negative emotions and the strong conceptual content of fear and anger
Descrição: Dissertação de Mestrado em Estudos Portugueses Interdisciplinares apresentada à Universidade Aberta
URI: http://hdl.handle.net/10400.2/601
Aparece nas colecções:Mestrado em Estudos Portugueses e Interdisciplinares / Master's Degree in Multidisciplinary Portuguese Studies - TMEPI
Linguística - Teses de Mestrado / Master's Degree

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