Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.2/577
Título: Biblioteca escolar e sala de aula : intersecção de duas realidades através do trabalho colaborativo : estudo numa escola secundária
Autor: Freire, Adelina da Conceição
Orientador: Bastos, Glória
Palavras-chave: Aprendizagem
Bibliotecas escolares
Cooperação em educação
Educação
Informação/bibliotecas,papel
Salas de aula
Data de Defesa: 2007
Citação: Freire, Adelina da Conceição - Biblioteca escolar e sala de aula [Em linha]: intersecção de duas realidades através do trabalho colaborativo : estudo numa escola secundária. [S.l.] : [s.n.], 2007. 2 vol.
Resumo: O pressuposto distanciamento entre um ideal de biblioteca escolar com funções formativa e educativa e as práticas pedagógicas tendentes a efectivá-las, nomeadamente o trabalho colaborativo entre o professor bibliotecário e os professores disciplinares, está na base do presente estudo. Relacionámos a problemática do trabalho colaborativo com a cultura profissional dos docentes e com a influência que o aprofundamento teórico pode ter na alteração das suas concepções e práticas. Assim, através de uma metodologia eminentemente qualitativa, desenvolvemos um estudo de caso em investigação-acção com professores do departamento de línguas de uma escola secundária. Pretendíamos, por um lado, saber se, e de que modo, os professores da amostra seleccionada integravam, nas suas práticas pedagógicas, a colaboração com a equipa da biblioteca escolar; por outro, conduzi-los a um processo de aprofundamento teórico em torno da problemática da cultura colaborativa entre o professor bibliotecário e os professores disciplinares, para estudar, posteriormente, o impacto dessa reflexão teórica nas suas percepções iniciais e na adopção de práticas de trabalho colaborativo com o professor bibliotecário. Estas são facilitadoras da consecução de objectivos comuns a uma área disciplinar e à biblioteca escolar, tais como a necessidade de desenvolver competências em literacia da informação ou de formar leitores. Utilizámos três tipos de instrumentos de recolha: um inquérito por questionário, uma entrevista semi-directiva e notas de campo resultantes da nossa observação no terreno, transversais às diversas fases do nosso projecto de investigação-acção. Os resultados do questionário inicial mostraram-nos, entre outros dados importantes, a inexistência de um verdadeiro trabalho colaborativo promotor da intersecção dos objectivos da biblioteca escolar com os da área curricular disciplinar. A entrevista individual, efectuada após a fase de aprofundamento teórico, revelou-nos um impacto positivo na evolução das percepções dos professores face ao trabalho colaborativo com o professor bibliotecário, num grau de elevado envolvimento entre os profissionais. Na sequência da reflexão teórica empreendida, um terço dos professores da amostra desenvolveu trabalho colaborativo com a coordenadora da biblioteca (já neste ano lectivo de 2006/2007), num modelo de elevada interdependência. Esta colaboração apenas começou, sendo necessário um aprofundamento que influencie positivamente as aprendizagens dos alunos e contribua para o incremento de uma cultura de colaboração (não balcanizada) na escola em estudo
Le présupposé éloignement entre l’idéal d’un Centre de Documentation et d’Information (CDI) ayant des fonctions formative et éducative, et les pratiques pédagogiques tendant à les rendre effectives, notamment le travail collaboratif entre le professeur-documentaliste et les professeurs de discipline, est à la base de l’étude présente. Nous avons établit une relation entre la problématique du travail collaboratif et la culture professionnelle des enseignants aussi bien qu’avec l’influence qu’un approfondissement théorique peut avoir dans le changement de leurs conceptions et de leurs pratiques. Ainsi, à travers d’une méthodologie éminemment qualitative, nous avons entrepris une étude de cas en investigation-action avec des professeurs du département de langues d’une école secondaire. Nous voulions, d’un coté, savoir si, et de quelle façon, les professeurs de l’échantillon sélectionné intégraient, dans leurs pratiques pédagogiques, la collaboration avec l’équipe du CDI; de l’autre, les conduire à un procès d’approfondissement théorique autour de la problématique de la culture de collaboration entre le professeur-documentaliste et les professeurs de discipline pour étudier, postérieurement, l’impact de cette réflexion théorique dans leurs perceptions initiales et dans l’adoption de pratiques de travail collaboratif avec le professeur-documentaliste. Celles-ci sont facilitatrices de la réussite d’objectifs communs aux disciplines et au CDI, tels que la nécessité de développer des compétences en littératie de l’information ou de former des lecteurs. Nous avons utilisé trois types d’instruments de recueille: une enquête par questionnaire, une entrevue semi-directive et des notes de champ résultantes de notre observation sur le terrain, transversales à toutes les phases de notre projet d’investigation-action. Les résultats du questionnaire initial nous montrent, parmi d’autres donnés importants, l’inexistence d’un vrai travail collaboratif qui puisse promouvoir l’intersection des objectifs du CDI avec ceux de l’aire curriculaire disciplinaire. L’entrevue individuelle, effectuée après la phase d’approfondissement théorique, nous a révélé l’impact positif dans l’évolution des perceptions des professeurs vis-à-vis du travail collaboratif avec le professeur-documentaliste, dans un dégrée d’engagement élevé entre les professionnels. A la suite de la réflexion théorique entreprise, un tiers des professeurs de l’échantillon a développé du travail collaboratif avec le professeur-documentaliste (déjà dans cette année scolaire de 2006/2007), dans un modèle d’interdépendance élevée. Cette collaboration ne fait que commencer, étant encore nécessaire un approfondissement qui puisse influencer positivement l’apprentissage des élèves et contribue à un accroissement de la culture de collaboration (non balkanisée) dans l’école en étude
The assumed distance between an ideal of school library with educative and formative functions and the pedagogical practices which take them into action, namely collaborative work between the school librarian and the classroom teachers, constitutes the basis for the present study. We connected the problematic of collaborative work to the professional culture of teachers and to the influence which theoretical analysis can bring to change their conceptions and practices. This way, through an essentially qualitative methodology, we developed an action-research case study with teachers belonging to the languages department of a secondary school. We intended, on the one hand, to know if and how the selected teachers considered in their practices collaboration with the school library staff; and, on the other, to lead them through a broadening theoretical study concerning the problematic of the culture of collaboration between school librarian and classroom teachers, so as to analyse subsequently the impact of such theoretical reflection on their initial perceptions and on the adoption of collaborative work with the school librarian. This favours the attainment of common goals both to a subject area and to the school library, such as the necessity to develop information literacy skills or to form readers. We used three kinds of instruments to collect information: an inquiry by questionnaire, a semi-directive interview and the notes resulting from our observations on the field, throughout all the phases of our research-action project. The results from the initial questionnaire showed, among other important data, the inexistence of a real collaborative work leading to the intersection of the school library objectives and those of the curricular area. The individual interview, taking place after the phase of theoretical broadening, revealed a positive impact upon the evolution of the teachers’ perceptions concerning collaborative work with the school librarian, at a high level of involvement between these professionals. As a result of the theoretical reflection undertaken, a third of the teachers chosen developed collaborative work with the school librarian (already during the current school-year 2006/2007), through a model of high interdependence. Since this collaboration has just started it is necessary to deepen the experience so as to influence positively the way students learn and contribute to the development of a (non balkanized) culture of collaboration inside the school we studied
Descrição: Dissertação de Mestrado em Gestão da Informação e Bibliotecas Escolares apresentada à Universidade Aberta
URI: http://hdl.handle.net/10400.2/577
Aparece nas colecções:Mestrado em Gestão da Informação e Bibliotecas Escolares /Master’s Degree in Information Management and School Libraries – TMGIBE

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