Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.2/574
Título: Comunicação interna : vector estratégico para a qualidade : um ensaio sobre uma empresa do sector do retalho
Autor: Filipe, Nuno Constantino Cardoso
Orientador: Castro, Isabel Mota
Palavras-chave: Gestão de empresas
Gestão da qualidade
Cultura organizacional
Comunicação
Data de Defesa: 2007
Resumo: Resumo - A comunicação constitui um meio de excelência para que as organizações conheçam e satisfaçam as expectativas dos seus clientes internos e externos. Só através do conhecimento das reais expectativas destes públicos é possível desenvolver processos participativos de melhoria continua com vista à qualidade total. Nesta dissertação procura-se facultar uma compreensão integrada do conceito de qualidade. Desde a sua definição, passando pelas várias fases da evolução da gestão da qualidade ao longo dos tempos, fazendo uma incursão pelos sistemas de normalização e terminando na gestão da qualidade total, pretende-se facultar conceitos e orientações sobre a forma como as organizações buscam a melhoria contínua e caminham na senda da excelência operacional. Numa fase posterior sistematiza-se o conceito de comunicação organizacional numa perspectiva metodológica e associada às diferentes teorias das organizações. A comunicação interna assume um papel fulcral na boa gestão das organizações, não só através do seu contributo para a afirmação da cultura organizacional e veículo de gestão estratégica, como também como ferramenta de gestão que promove a partilha de informação, envolvimento e implicação de equipas e, por fim, na motivação dos colaboradores. Posteriormente procura-se, através da descrição de um caso prático, demonstrar como a comunicação interna pode assumir um papel fundamental na implementação de processos de melhoria operacional e na implicação dos colaboradores nos objectivos estratégicos das organizações
Abstract - Communication is a means of excellence to allow organizations to meet internal and external customer expectations. Only with the knowledge of the real expectactions of these stakeholders it is possible to develop participative processes for continuous improvement aiming at total quality. The purpose of this dissertation is to enhance an integrated understanding of the concept of quality. From its definition, through the different stages of evolution of quality management, refering the standardization systems and reaching total quality management, it is intended to provide concepts and orientations concerning the way organizations aim at reaching continuous improvement and move in the direction of operational excellence. In a second stage the concept of organizational communication in a methodological perspective associated to different organizaton theories is systematized. Internal communication has a main role in good management of organizations, not only through its contribution to the implementation of organizational culture and as a vehicle to strategic management, but also as a management tool which enhances information sharing and the involvement and implication of teams and, last but no least, the motivation of staff. Finally, it is intended through the presentation of a case study, to show that internal communication may achieve a fundamental role in the implementation of operationl process improvement and in the involvement of staff in the strategic objectives of the organization
Descrição: Dissertação de Mestrado em Gestão da Qualidade apresentada à Universidade Aberta
URI: http://hdl.handle.net/10400.2/574
Aparece nas colecções:Mestrado em Gestão da Qualidade / Master's Degree in Quality Management - TMGQ

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
LC397.pdf2,44 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.