Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.2/572
Título: O Pavilhão do Conhecimento : ciência viva como recurso educativo
Autor: Carvalho, António Alexandre Ferreira de
Orientador: Pereira, Alda
Palavras-chave: Ensino das ciências
Museus de ciências
Aprendizagem
Educação não formal
Recursos educacionais
Exposições
Scientific literacy
Scientific dissemination
Museums
Centres of science
Learning
Science teaching
Pavilhão do Conhecimento-Ciência Viva (Lisboa, Portugal)
Educational resources
Data de Defesa: 2006
Citação: Carvalho, António Alexandre Ferreira de - O Pavilhão do Conhecimento [Em linha] : ciência viva como recurso educativo. Lisboa : [s.n.], 2006. 220 p.
Resumo: O presente trabalho pretende traduzir um estudo empírico, relativo à importância dos museus de ciências como espaços de educação informal. O estudo teve como objecto a interacção de estudantes do 7º e 9º ano de escolaridade de uma escola da periferia de Lisboa com as exposições do Pavilhão do Conhecimento-Ciência Viva1, nomeadamente sobre dois módulos experimentais da sala Exploratorium, designados de “Ilha de Luz" e “Sombras Coloridas". As conclusões retiradas da análise dos resultados obtidos é que a visita parece promover a mudança de atitudes para com a ciência, apenas não se registando resultados estatisticamente significativos na dimensão “Natureza Social da Ciência" para os alunos do 9º ano e na dimensão “Aprendizagem da Ciência" para os alunos do 7º ano. Quanto à aprendizagem conceptual que incidiu sobre os dois módulos da exposição atrás referidos, os resultados são bem demonstrativos da promoção de aprendizagens, observando-se resultados estatisticamente significativos para as duas amostras. Assim, e apesar das insuficiências já referidas, o estudo parece indiciar que o Pavilhão do Conhecimento-Ciência Viva como espaço informal de aprendizagem reúne potencialidades que podem ser exploradas, sobretudo pelas escolas, para aumentar a aprendizagem e interesse pela ciência dos seus alunos
Le travail qui suit, se présente comme le compte-rendu d'une étude empirique soulignant l'importance des musées des sciences en tant qu'ils constituent un espace où l'apprentissage peut se réaliser de manière informelle. Cette étude prend appui sur les réactions d'étudiants des 7ème et 9ème années de scolarité, issus d'une école de la banlieue de Lisbonne, face aux expositions du “Pavilhão do Conhecimento-Ciência Viva"1, et plus précisément face à deux modules expérimentaux de la salle Exploratorium, intitulés “Île de Lumière" et “Ombres Colorées". Les conclusions que l'on a pu tirer, après analyse des résultats obtenus, prouvent que la visite semble inciter à un radical changement d'attitude face à la science, bien qu'on n'ait pas enregistré de résultats significatifs d'un point de vue statistique uniquement pour les thèmes de la “Nature Sociale de la Science" (élèves de 9ème année) et de “L'apprentissage de la Science" (élèves de 7ème année). En ce qui concerne l'apprentissage des concepts qui s'est opéré à travers les deux modules de l'expositions mentionnés ci-dessus, les résultats sont clairement révélateurs d'un désir de promouvoir l'acquisition de connaissances, des résultats statistiquement significatifs pouvant être observés dans les deux échantillons. Aussi, et ce malgré les insuffisances déjà évoquées, l'étude semble indiquer que le “Pavilhão do Conhecimento-Ciência Viva", en tant qu'espace informel d'apprentissage, concentre en lui un potentiel qui peut être exploité surtout par l'école, dans le but d'amplifier l'intérêt des élèves pour la science ainsi que leurs connaissances dans ce domaine
The present work intends to translate an empirical study related to the importance of the museums of science as spaces of informal education. The subject of the study is the students interaction with the exhibitions of the “Pavilhão do Conhecimento-Ciência Viva"1, particularly two experimental modules of the Exploratorium room, known as "Island of Light" and "Colourful Shades". These students, in their 7th and 9th degree, attend an Elementary school near Lisbon. The conclusions of the study, obtained through the analysis of the achieved results, shows that the visit seems to promote a changing of attitude towards science. Statistically, we just don't observe significant results in the dimension "Social Nature of Science" namely in what concerns the pupils of the 9th degree, and in the dimension "Learning of Science", for the pupils of the 7th. As far as the conceptual learning is concerned, and keeping in mind the two modules of the above mentioned exhibition, results clearly prove the actual promotion of learning skills, as it fact statistically significant results can be observed in both samples. So, and in spite of the insufficiencies revealed, the study seems to show that the “Pavilhão do Conhecimento-Ciência Viva", while an informal space of learning, really gathers together many potentialities that can be explored by schools, in order to increase the student’s learning skills and the effective interest of the youngsters in science
Descrição: Dissertação de Mestrado em Ensino das Ciências apresentada à Universidade Aberta
URI: http://hdl.handle.net/10400.2/572
Aparece nas colecções:Mestrado em Ensino das Ciências / Master's Degree in Sciences Teaching - TMEC

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