Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.2/569
Título: Relevância da formação profissional no desenvolvimento de competências : uma aplicação ao sector bancário
Autor: Roçadas, Cláudia Vanessa Rosa Leitão de Macedo
Orientador: Oliveira, Teresa
Palavras-chave: Gestão de empresas
Bancos
Recursos humanos
Formação profissional
Desenvolvimento pessoal e social
Competência
Professional training
Individual development
Labour and employment
Human resources
Management
Banks
Data de Defesa: 2006
Citação: Roçadas, Cláudia Vanessa Rosa Leitão de Macedo - Relevância da formação profissional no desenvolvimento de competências [Em linha] : uma aplicação ao sector bancário. Lisboa : [s.n.], 2006. 2 vol.
Resumo: Este trabalho de investigação, desenvolvido no domínio da Educação/Formação de Adultos, centra-se no estudo do impacto da Formação Profissional no Desenvolvimento de Competências junto de uma Instituição Financeira a operar em Portugal. Este estudo, surge numa altura em que o conceito de competência é uma estratégia competitiva clara nas práticas organizacionais da gestão de recursos humanos. O objectivo é contribuir para o aprofundamento e compreensão de uma problemática pertinente – avaliação da eficácia das acções de formação no desenvolvimento de competências profissionais. Considera-se que esta problemática se enquadra no contexto de uma sociedade do conhecimento, da informação e da tecnologia, em que as características da economia global, a concorrência generalizada, os mercados de capitais e os meios de informação dão lugar a empresas sólidas, competitivas, competentes, inovadoras e capazes de enfrentar os fortes obstáculos derivados da globalização de negócios. Mas, para as empresas terem uma visão estratégica, para alcançarem o sucesso e melhorarem continuamente os seus resultados financeiros é fundamental que possuam um capital humano altamente qualificado, motivado e orientado para cumprir os objectivos da instituição financeira. E, para os recursos humanos alcançarem excelentes patamares de qualidade, competência, eficácia e eficiência, tal só é possível com o cumprimento de um plano bem estruturado de formação profissional contínua. A metodologia adoptada baseou-se num estudo de caso. O objecto de estudo foi uma Instituição Financeira, em que foi realizado um inquérito por questionário e entrevistas, para além da análise de documentação disponibilizada, com a finalidade de se efectuar um levantamento de atitudes, metodologias e tipo de formação promovida por esse Departamento de Formação e Desenvolvimento Pessoal. Numa abordagem quantitativa, utilizou-se para a recolha de dados um inquérito por questionário, com uma amostra de 30 colaboradores e recorremos a um ramo de Matemática Aplicada: a Estatística, para efectuar uma análise descritiva dos dados. Numa abordagem qualitativa, utilizou-se para a recolha de dados a entrevista com uma amostra de três colaboradores e respectiva chefia directa. Os dados obtidos foram objecto de análise sobre cada um dos temas, tendo sido a interpretação realizada à luz dos objectivos e do suporte teórico, não havendo neste trabalho a pretensão de generalização de resultados. Como conclusão, verificou-se o reconhecimento geral da importância que as práticas de acções de formação profissional, promovidas pelo Departamento de Formação e de Desenvolvimento Pessoal, assumem no desenvolvimento de competências profissionais e, consequentemente, no aperfeiçoamento do comportamento profissional dos colaboradores
Ce travail de recherche, développé dans le domaine de de l’Education/Formation des Adultes se centre dans l’étude de l’impacte de la Formation Professionnelle dans le développement des compétences auprès d’une Institution Financière opérant au Portugal. Cette étude surgit au moment où la conception des compétences est une stratégie compétitive sûre dans les pratiques organisationnelles de la gestion des ressources humaines. L’objectif est de contribuer pour l’amélioration et compréhension d’une problématique pertinente – évaluation de l’efficacité des actions de la formation dans le développement des compétences professionnelles. Ayant en considération cette problématique encadrée dans le contexte d’une société de la connaissance de l’information et de la technologie, pour lesquels les caractéristiques de l’économie globale, la concurrence généralisée, les marchés des capitaux et les moyens de l’information, donnent place uniquement à des entreprises solides, compétitives, compétentes, innovatrices et capables de faire face aux forts obstacles dus à la globalisation des affaires. Mais pour que les entreprises aient une vision stratégique pour atteindre le succès et améliorer continuellement ses résultats financiers, il est fondamental qu’ils possèdent un capital humain hautement qualifié, motivé et orienté pour atteindre les objectifs de l’institution financière. Et, pour les ressources humaines atteindre d’excellents degrés de qualité, compétence, efficacité et efficience, ce ne sera possible qu’avec un dessein bien structuré de la Formation Professionnelle continue. La méthodologie adoptée s’est basée dans une étude de fait. Une Institution Financière a fait l’objet de l’étude, où nous avons réalisé une enquête faite par questionnaire et par entrevues, mis à part l’analyse de documentation mis à disponibilité, dans le but d’effectuer une levée d’attitudes, méthodologies et type de formation promue par ce Département de Formation et Développement Personnel. Dans un abordage quantitatif, nous avons utilisé pour la rentrée des donnés une enquête faite par questionnaire, avec un échantillon de 30 collaborateurs et avons eu recours à une branche de la Mathématique Appliquée : la Statistique, pour effectuer une analyse numérique des donnés. Dans un abordage qualitatif, nous avons utilisé pour la rentrée des donnés une entrevue avec un échantillon de 3 collaborateurs et respectif chef direct. Les donnés ainsi obtenues ont fait l’objet d’analyse sur chacun des thèmes, l’interprétation ayant ainsi été réalisé à plein des objectifs et du support théorique, n’ayant eu aucune prétention de généralisation des résultats. En conclusion, nous avons vérifié la reconnaissance générale que les pratiques des actions de formation professionnelle promues par le Département de Formation et du Développement Personnel assument dans le développement des compétences professionnelles et, par conséquence, dans l’amélioration du comportement professionnel des collaborateurs
The work that has been researched involving the domain of the area of Education and Formation of Adults is centered in the study of the impact of Professional Formation in the expansion of Competencies united along with a Financial Institution that is operating in Portugal. This study comes in a time when the concept of competence is a competitive strategy clearly shown in the practical organization of the administration of the human resources. The objective is to contribute to profound the comprehension of the problematic pertinent – evaluating the efficiency of the share of formation in developing the professional competency. Considering that this problematic matter conjugates in the context of a society of knowledge, of information and technology, which characteristics of the global economy, and the generalized competition, with its capital markets and their means of information only have room for solid enterprises. Competitive enterprises with competence and innovated people capable of surpassing strong obstacles derived of the globalization of many organizations. However, in order for enterprises to have strategically vision, improving their success and conquering their financial goal, it is fundamental that they have a team player who is qualified, motivated and oriented to fulfill the needs of the Financial Institution. For the Human Resources reach excellent landings of quality, competence, effectiveness and efficiency, it is only possible with an effective plan well developed in continuous professional formation. The method adapted is based on a study case. The object of the study was a Financial Institution, which we accomplished an investigation by questioner and interviews, besides the analysis of the documentation available, with the finality of bringing about the rising of attitudes, methods and type of formation promoted by this Department of Formation and Personal Development. In a quantities approach, we utilized 30 collaborators collecting information to a survey appealing to a field of Applied Mathematics: a Statistic, to bring about a numeric analysis of datum. In a qualities approach, we utilized three collaborators and the respective direct leader collecting datum in interviews which enabled the information gathered to be used as the main object of analysis about each theme, enabling the interpretation to see the light in its objective with theory backed up without any pretension of generalizing results. In conclusion, we noticed the general recognition of the practical actions of the professional formation, promoted by the Department of Formation and Personal Development assume in bringing out the professional competencies and consequently, in perfecting the professional behaviour of the collaborators
Descrição: Dissertação de Mestrado em Ensino das Ciências apresentada à Universidade Aberta
URI: http://hdl.handle.net/10400.2/569
Aparece nas colecções:Mestrado em Ensino das Ciências / Master's Degree in Sciences Teaching - TMEC

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