Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.2/565
Título: Uma oficina de formação de aprendizagem cooperativa : aspectos da leccionação da matemática
Autor: Serra, Ana Paula Lopes Bernardo Nunes
Orientador: Grave-Resendes, Lídia
Reis, Raquel
Palavras-chave: Ensino das matemáticas
Educação cooperativa
Aprendizagem
Processos de aprendizagem
Resolução de problemas
Acivity investigation
Coopeerative learning
Professional development
Realistic mathematics
Change
Data de Defesa: 2007
Citação: Serra, Ana Paula Lopes Bernardo Nunes - Uma oficina de formação de aprendizagem cooperativa [Em linha] : aspectos da leccionação da matemática. Lisboa : [s.n.], 2007. 243 p.
Resumo: Este estudo de caso analisou as opiniões que as professoras, que leccionavam Matemática e que frequentaram uma Oficina de Formação que decorreu no ano lectivo de 2004/2005 no Colégio de Santa Clara, apresentaram acerca da temática da Aprendizagem Cooperativa. O objectivo principal da investigação foi o de lançar alguma luz sobre a experiência e os processos de aprendizagem que um grupo de professoras que leccionava Matemática, inserido num grupo alargado de outras disciplinas, efectuou numa Oficina de Formação sobre a temática da Aprendizagem Cooperativa. Para aprofundar e contextualizar a problemática em análise, definimos quatro temas de investigação: (1) Em que medida consideraram, os citados professores, pertinente esta Oficina de Formação para planificar e desenvolver aulas utilizando a Aprendizagem Cooperativa; (2) Que dificuldades encontraram na implementação de dinâmicas de Aprendizagem Cooperativa; (3) Em que medida consideraram pertinente a Aprendizagem Cooperativa na promoção da aprendizagem da Matemática; (4) Em que medida esta Oficina de Formação contribuiu para a sua actualização profissional. Privilegiou-se, ao longo do estudo, uma lógica de compreensão dos processos de aprendizagem perspectivadas pelas próprias professoras, pelo que em termos de colheita de informação se optou pela realização de entrevistas semi-estruturadas às professoras que leccionavam Matemática e que frequentaram a Oficina de Formação. Do cruzamento do enquadramento teórico com a análise de conteúdo efectuada aos dados, transparece, por parte das professoras participantes no estudo, que a oportunidade de frequentarem a Oficina de Formação valorizou o Colégio, a classe docente e ainda os alunos. Em relação ao colégio, as professoras defenderam que favoreceu a construção de uma visão partilhada da promoção de novas práticas de aprendizagem, e que pode fazer emergir uma nova cultura de aprendizagem. Em relação à classe docente, promoveu o trabalho inter-pares, e, consequentemente, a interdisciplinaridade nas actividades que desenvolveram. No que respeita aos alunos estes usufruíram de um clima de grande colaboração e estabelecimento de relações interpessoais
This case study analyzed teacher’s opinions, who were teaching Mathematics and who frequented the Workshop, that passed in the academic year of 2004/2005 in the Colégio de Santa Clara, presented about the theme of the Cooperative Learning. The principal aim of the investigation was launching of some light on the experience and the processes of achievement that a group of Mathematics teachers, which was inserted in an extended group of other disciplines, effectuated in a Workshop on the theme of the Cooperative Learning. To contextualize the problems we defined four issues of investigation: (1) In which measure did they consider, those teachers, relevant this Workshop to plan out and to develop classrooms using the Cooperative Learning; (2) Which difficulties did they find in the implementation of this dynamic of Cooperative Learning; (3) In which measure did they find the Cooperative Learning relevant in the promotion of the Learning of the Mathematics; (4) In what measure this Workshop contributed to his professional updating There was privileged, along the study, the of understanding of the learning processes by put in perspective the teachers themselves, because in terms of data collect one opted for the realization of semi-structured interviews to the teachers who were teaching Mathematics and who frequented the Workshop. By crossing the framework with the data analysis of content, is visible, for part of the teachers’ participants in the study, that the opportunity for frequenting the Workshop valued the College, the professional group of teachers, and also the pupils. Regarding the college, teachers said that they developed the construction of a shared vision, and the promotion of new classroom practices, and that can make surface a new culture of learning in the school. Regarding the professional group of teachers, it promoted the work between different areas of the knowledge, in the activities that they developed. In what it respects to these pupils they enjoyed of a climate of great collaboration and establishment of interpersonal relations
Este estudio ha analizado las opiniones que las profesoras, que impartían clases de Matemática y que han asistido al Taller de Formación, han construido sobre el tema del Aprendizaje Cooperativo. Este, que se pasó en el año de 2004/2005. El objetivo principal de la investigación es lanzar alguna luz sobre la experiencia y los procesos de aprendizaje que un grupo de profesoras, que impartía clases de Matemática, integrada en un amplio grupo de otras asignaturas, ha realizado en un Taller de Formación sobre la temática del Aprendizaje Cooperativo. Para profundizar y contextualizar los problemas, hemos definido cuatro preguntas de investigación: (1) En qué medida han considerado importante este Taller de Formación para programar y desarrollar clases, donde predomine el Aprendizaje Cooperativo; (2) Qué dificultades han encontrado en la implementación de dinámicas del Aprendizaje Cooperativo; (3) Cómo han considerado elemental el Aprendizaje Cooperativo en la promoción del aprendizaje de la Matemática; (4) Cómo, este Taller de Formación, ha contribuido para su actualización profesional. Se ha privilegiado, durante el estudio, una lógica de comprensión de los procesos de aprendizaje pensada por las propias profesoras así, con relación a las informaciones acopiadas se ha optado por la realización de entrevistas, medio estructuradas, a las profesoras que impartían la asignatura de Matemática y han frecuentado el Taller de Formación. . Del cruce de los conocimientos teóricos con el análisis del contenido de los datos, parece, de la parte de las profesoras que han participado en el estudio, que la oportunidad de frecuentar el Taller de Formación ha valorado el Colegio, los profesores y, claro, los alumnos. Sobre el Colegio, las profesoras han defendido la ayuda al construir una visión repartida de la promoción de las nuevas prácticas de aprendizaje y que pueden resultar en una nueva cultura de aprendizaje. Sobre los profesores, han defendido la promoción del trabajo ínter parejas y, a su vez, la articulación de contenidos de varias asignaturas en las actividades desarrolladas. Por último, los alumnos han aprovechado un ambiente de gran colaboración y establecimiento de relaciones interpersonales
Descrição: Dissertação de Mestrado em Ensino das Ciências apresentada à Universidade Aberta
URI: http://hdl.handle.net/10400.2/565
Aparece nas colecções:Mestrado em Ensino das Ciências / Master's Degree in Sciences Teaching - TMEC

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