Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.2/4790
Título: Contar histórias de vida: um processo intercultural de conscientização e de aprendizagem ao longo da vida
Outros títulos: Telling life stories: an intercultural process of awareness and learning throughout life.
Autor: Cardoso, Ricardo
Moreira, Darlinda
Palavras-chave: Histórias de vida
Aprendizagem ao longo da vida
Interculturalidade
Conscientização
Life stories
Lifelong learning
Awareness
Data: Nov-2015
Editora: Servizo de Publicacións Universidade da Coruña
Citação: Cardoso, Ricardo; Moreira, Darlinda - Contar histórias de vida : um processo intercultural de conscientização e de aprendizagem ao longo da vida. "Revista de Estudos e Investigação em Psicologia e Educação" [Em linha]. ISSN 2386-7418. Vol. extr., nº 5 (2015), p.69-73
Resumo: Este artigo apresenta resultados preliminares de um estudo que se enquadra numa investigação decorrente no âmbito de um doutoramento onde, através de uma experiência educativa, se aborda a construção da identidade, na sua relação com o mundo, de 6 mulheres socialmente vulneráveis, com idades entre os 53 e os 78 anos, residentes no norte de Portugal. Pretende-se compreender se, ao narrarem as suas histórias de vida, ficam mais ou menos conscientes de si mesmas, numa partilha intercultural das suas experiências com outros sujeitos. Pretende-se igualmente envolver as participantes num processo de conhecimento numa perspetiva de aprendizagem ao longo da vida.
This paper presents preliminary results of a study that forms part of an investigation elapsing within the framework of a PhD where, through an educational experience, it approaches the construction of identity, in its relationship with the world, of 6 women in a precarious social situation, with ages between 53 and 78 years, living in the north of Portugal. The aim is to understand whether these individuals, when they describe their life stories, are more or less aware of themselves, in an intercultural share of their experiences with other elements. It is also intended to involve the individuals in a process of knowledge through a perspective of learning throughout life.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.2/4790
DOI: http://dx.doi.org/10.17979/reipe.2015.2.2
ISSN: e-ISSN: 2386-7418
Versão do Editor: http://revistas.udc.es/index.php/reipe/article/view/229
Aparece nas colecções:Ciências da Educação - Artigos em revistas internacionais / Papers in international journals

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Cardoso, R & Moreira; D. (2015).pdf408,89 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.