Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.2/4770
Título: A Modalidade Artística de Cordofones nas Escolas do 2º e 3º Ciclos e Secundário da Região Autónoma da Madeira : um contributo para a educação pela arte
Autor: Abrantes, Susana Janice Fernandes Alves
Orientador: Seabra, Filipa
Palavras-chave: Educação artística
Projetos de educação
Educação musical
Cordofone
Madeira
Arts education
Chordophones
Project
Education
Artistic practices
Data de Defesa: 2015
Citação: Abrantes, Susana Janice Fernandes Alves - A Modalidade Artística de Cordofones nas Escolas do 2º e 3º Ciclos e Secundário da Região Autónoma da Madeira [Em linha] : um contributo para a educação pela arte. [S.l.] : [s.n.], 2015. 193 p.
Resumo: A Modalidade Artística de Cordofones nas Escolas Básicas do 2.º, 3.º ciclo e Secundário é um programa de Educação Artística promovido pela Direção de Serviços de Educação Artística e Multimédia - Direção Regional de Educação da Secretaria Regional de Educação da Região Autónoma da Madeira. Este programa foi implementado no ano letivo de 2005/2006 nas escolas básicas dos 2º e 3º ciclos e secundário, tendo como base de apoio o Documento Orientador das Modalidades Artísticas, onde constam as diretrizes para a sua dinamização. Sendo de caráter facultativo e integrado na componente extra curricular, tem como finalidade promover a sensibilização e execução dos cordofones tradicionais do Arquipélago da Madeira, contribuindo para a realização pessoal e comunitária dos alunos através da prática artística, elemento determinante para o sucesso em Educação. Entendendo educação como desenvolvimento geral do corpo e do espírito, o objetivo deste estudo consistiu em determinar a contribuição desta modalidade enquanto prática artística na educação. Pretendemos também aferir as potencialidades da modalidade enquanto projeto, abordando quatro vertentes: enquanto agente integrador e de boas práticas, na formação de músicos na região, na educação e construção de públicos de cultura e na contribuição para a disciplina de educação musical. Como conclusão, baseada em resultados obtidos através de uma abordagem metodológica mista, consideramos que a modalidade artística de cordofones contribui para o enriquecimento musical da Região Autónoma da Madeira através da criação de músicos e de públicos de cultura, sendo uma mais-valia para uma Educação de qualidade e para o desenvolvimento de competências socioculturais e sócioafetivas fundamentais nas sociedades contemporâneas. Conclui-se ainda que coopera na preservação, divulgação e preservação do património musical madeirense.
The Modalidade Artística de Cordofones nas Escolas Básicas do 2.º, 3.º ciclo e Secundário, is a program sponsored by Direção de Serviços de Educação Artística e Multimédia - Direção Regional de Educação da Secretaria Regional de Educação da Região Autónoma da Madeira. This program was implemented in academic year 2005/2006 in primary schools of the 2nd and 3rd cycles and secondary, based on the Documento Orientador das Modalidades Artísticas, which set forth guidelines to galvanize them. Optional character and being integrated in extracurricular component aims to promote awareness and implementation of traditional string instruments in the Archipelago of Madeira, contributing to the personal development of students and community through artistic practice as it is crucial for success in education element. Understanding education and overall development of the body and spirit, the aim of this study was to determine the contribution of this modality as an artistic practice in education. We also aim to assess the potential of this modality as a project by addressing four aspects: as an integrating agent and best practices in the training of musicians in the region, education and construction of public culture and contribution to the subject of Music. In conclusion, based on results obtained from a mixed methodological approach, we consider that the artistic form of musical string instruments contributes to the enrichment of Região Autónoma da Madeira through the creation of musicians and public culture, being an asset for an Education quality and the development of socio-cultural competencies and fundamental socio affective in contemporary societies. We can also conclude that cooperates in the preservation, dissemination and preservation of the musical heritage of Madeira.
Descrição: Dissertação de Mestrado em Arte e Educação apresentada à Universidade Aberta
URI: http://hdl.handle.net/10400.2/4770
Aparece nas colecções:Mestrado em Arte e Educação / Master's Degree in Art and Education - TMAE

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
TMEA_SusanaAbrantes.pdf3,33 MBAdobe PDFVer/Abrir    Acesso Restrito. Solicitar cópia ao autor!


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.